segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A serpente literal. Parte final.

Percebam que no verso 14 Deus está amaldiçoando a serpente e dizendo literalmente que ela a serpente é um animal. Como se todos os animais fossem amaldiçoados, mas, sobretudo a serpente.


Apesar de não está escrito, mas a julgar pelo diálogo, possivelmente Eva e a serpente mantiveram várias conversas antes do registrado em Gênesis 3. As primeiras palavras gravadas da serpente para Eva são: "Sim, Deus disse. Gn. 3.1 - a palavra "Sim", possivelmente implica que esta era uma continuação de uma conversa anterior que não foi registrada.


O Pentateuco também teve como objetivo em remover das mentes dos judeus as várias lendas e mitos que envolvem a criação, mostrando qual é a verdade. Moisés estava tentando dissuadir Israel de todos os mitos e pontos de vista errados que tinham ouvido no Egito. Por isso ele escreveu Gênesis 1-3 para mostrar a compreensão das origens que Deus desejava que Seu povo tivesse.


A serpente tinha uma grande importância nas culturas vizinhas. Foi vista como uma representante dos deuses, uma espécie de demônio, um gênio. Mas o registro de Gênesis é a dor para mostrar que a serpente no Éden não foi nenhuma dessas coisas, era simplesmente um dos "animais do campo". Nenhuma identidade oculta é sugerida para a serpente no Gênesis. Não há nenhum indício no AT que a serpente do Gênesis 2 e 3 fosse identificada com Satanás ou inspirada por Satanás.


As primeiras referências existentes para qualquer associação é encontrada em Sabedoria de Salomão 2.24 que diz: (É por inveja do demônio que a morte entrou no mundo, e os que pertencem ao demônio prová-la-ão.) Escrito no 1º século AC. a mais antiga referência a Satanás como o tentador por meio da serpente está no Apocalipse de Moisés capítulo 16, contemporâneo ao NT.


O capítulo 16 nos diz algo “interessante”: (E falou o diabo para a serpente dizendo: Levanta-te, vem para mim e eu te direi uma palavra em que tu podes ter lucro. “E ela se levantou e veio até ele. E o diabo disse-lhe: "Ouvi dizer que tu és o mais sábio de todos os animais, e eu vim para te aconselhar. Por que vives tu a 'comer' do joio e não das frutas do paraíso? Levanta-te e vamos fazer com que Adão seja expulso do paraíso, assim como nós fomos expulsos por meio dele. “A serpente lhe respondeu: "temo que o Senhor irar-se-á comigo". O diabo lhe disse: Não temas, eu vou falar através da tua boca para enganá-lo...)


Nos escritos dos Padres da Igreja, um dos primeiros a associar a serpente com Satanás foi Justino Mártir, mesmo dentro do judaísmo, se aceita a idéia de que a serpente foi Satanás, não está no texto em si, e levantou-se apenas dentro de comentários rabínicos mais tarde: a serpente primordial é apenas uma espécie de animal, não há dúvida de que a Bíblia se refere a uma criatura, comum natural, pois é claramente afirmado que ela foi o mais sagaz animal do campo que o Senhor Deus tinha feito.


Em toda a história do pensamento judaico e cristão, Gênesis capítulos 1-3 foram as passagem mais estudadas, os versos mais utilizados para justificar teorias, teologias, dogmas e exigências comportamentais. Há simplesmente uma enorme quantidade de material escrito sobre esses capítulos, e um peso colossal de dogma construído sobre eles.


O resultado é que, psicologicamente, a maioria das pessoas se aproximam desses capítulos com idéias pré-existentes, sendo assim corremos o risco de fazer uma leitura pré concebida do texto, ao invés de uma exegese, ou uma leitura de todo o contexto para ver o que Deus está dizendo.


Agostinho, um dos maiores influenciadores do cristianismo, baseou grande parte de seus ensinamentos sobre Gênesis. Todo o seu ensinamento sobre o sexo, a natureza humana, Satanás, tentação, salvação, julgamento e etc. todos tinham sua base em seu entendimento ou mal-entendido destes capítulos. Não é surpreendente que muitos têm notado que essa passagem é uma das mais mal utilizadas e mal compreendidas em toda a Bíblia.


Mas por quê? Digo que é porque a humanidade e isso incluem os teólogos e os formuladores da doutrina da igreja que querem se eximir do simples registro da culpa humana. E, portanto, a serpente foi transformada em um ser sobre-humano que começou toda a culpa, e o pecado humano foi minimizado, em detrimento do sentido literal do texto.


Toda a estrutura da narrativa bíblica está preocupada com a culpa e o pecado do homem e da mulher, a cobra não é o lugar onde o foco está. Percebam que a bíblia insiste em apontar o homem como o responsável pelo pecado Gn. 3.10-13. “Eu ouvi... eu estava com medo... eu estava nu, eu escondi... eu comi. Ninguém lendo o relato do Gênesis com uma mente aberta, certamente não vê outra coisa, a não ser a culpa sendo colocada sobre a humanidade.


Sendo assim, Satanás, Lúcifer, e a idéia da serpente como um anjo caído simplesmente não são encontradas em Gênesis. Elas devem de ser lidas a partir de pressupostos, que em última análise, têm sua raiz nos mitos pagãos. Quais foram os motivos de Adão e Eva para pecar, para aceitar a sugestão da serpente? Considerando que isso pode ajudar a abrir uma janela para a questão da origem do pecado de Adão.


Eles foram atraídos pela idéia de "conhecer o bem e o mal". Simplesmente isso, não há nenhum indício de que "Satanás tentou eles a transgredirem, ou que eles eram possuídos por algum espírito pecaminoso. Tg. 1.14. (Mas, cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.) Gn 3.15 temos a famosa profecia de que a semente da mulher teria conflito com a semente da serpente. O filho da mulher iria ferir mortalmente a cobra batendo na cabeça, enquanto que a serpente feriria temporariamente o filho da mulher no calcanhar.


O Novo Testamento sugere que devemos entender isso como uma previsão da luta entre o Senhor Jesus, como a semente de Eva, e o poder do pecado. O Senhor Jesus foi temporariamente ferido, morrendo três dias, mas através deste, o poder da morte, isto é, o pecado, foi destruído, Hb 2.14. (Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo.)