domingo, 1 de julho de 2012

O Selo de Deus na bíblia.


A bíblia menciona os sinais, sempre que existe uma permuta entre os homens, Js. 2.12 ou quando Deus exigia, ou mesmo atribuía algo aos homens. Na maioria das vezes ela descreve que Deus a fim de demonstrar a sua autoridade utilizou dos sinais para estabelecer ou comprovar um concerto, pacto, sinal, com o homem. 

Deus fez uma aliança com Noé. Gn 9. 8-13. Para demonstrar e dar certeza a sua promessa de que não mais existiria o dilúvio, Deus tornou manifesto a sua aliança com Noé, através do arco.  Uma aliança com Abraão. Gn. 17. 9-11. O Sinal da aliança foi a exigência da prática da circuncisão. Duas questões que encontramos nesta aliança que são importantes. (1) No verso sete é nos dito que tal aliança entre Deus, Abraão e a sua descendência era perpétua. Porém não para os cristãos ou mesmo para os judeus cristãos. Paulo esclarece essa questão em Gl. 5.2-3; (2) Ela foi estabelecida primeira do que a aliança mosaica, e nem por isso é exigida para os nossos dias, portanto, nem tudo que é dito como sendo perpétuo na bíblia, deve ser entendido como eterno. 

O Sinal de sangue nos umbrais e verga das portas. Ex. 11. 4 – 7. Ex. 12. 3-9, 12-14. O sangue nas vergas era um sinal visível de que Israel havia aceitado e estava obedecendo a Deus, além disso, foi dito que tais festas seriam por estatuto perpetuo, mas nem por isso as praticamos atualmente. Sinais nos dias de Ezequiel. Ez. 8.9-18. Por causa das transgressões e rebeldia do povo, haveria um extermínio dos moradores e somente os que estivessem marcados não seriam exterminados, tudo indica que tal marca foi espiritual. 

O sinal na testa, para livrar da espada. Ez. 9. 1 – 6. Israel ficou no Egito por 430 anos, Ex. 12.40. E por muitos destes anos eles foram escravizados, naturalmente que após a libertação caso Deus não houvesse estipulado uma lei de descanso igual para todos os israelitas a opressão haveria de existir entre o povo, possivelmente os senhores de terra iriam sobrecarregar os seus escravos. Por isso o sábado foi uma necessidade para os judeus. Dt. 5.12-15

O que mais o sábado seria? Um sinal entre Deus e os Israelitas. Deus retirou Israel do Egito, e por causa desse feito deu o sábado como sinal entre Deus e o povo. Ex. 34.27-28. O verso 28 nos diz que as dez palavras ou os dez mandamentos faziam parte da aliança. Nesta aliança o sábado estava inserido, Ex. 34.21; Dt. 29.1; Dt. 5.1-3; Ex. 31.12-17. Percebemos claramente nestes versos que o sábado era entre Deus e Israel.

O sábado para Israel era para que Eles se lembrassem de Deus e assim evitassem a idolatria. Ez. 20.1-20. Naturalmente o sábado seria um selo físico e visível apenas, e não os transformaria de suas obras más. O Selo de Deus no Novo Testamento. Selo na Fronte. O selo dos 144.000 (Israelitas de linhagem) Ap. 7.1 – 4. E Ap. 14.1-3. Na realidade estes versos aludem aos judeus que aceitaram a Cristo nos dias apostólicos, e também os gentios foram selados. At. 10.45. Se observarmos atentamente percebemos ao menos duas coisas, (1) os gentios que receberam o espírito santo naturalmente não eram pessoas incrédulas, pois ouviam a palavra. (2) apesar disso não nos é dito que tais pessoas “guardavam” como os judeus os mandamentos de Deus, alias vemos nos capítulos posteriores do livro de Atos que até aquele momento não havia sido estipulado nenhuma norma de conduta para os gentios. 

At. 15.1-5 A lei de Moisés que o verso se refere representa toda a lei. At. 15.6-11. At. 15.13-14 e 19-21. A bíblia nos mostra que foi nesta ocasião que os gentios receberam pela primeira vez instruções acerca dos seus procedimentos. Reparem também que o verso 21 confirma tal compreensão, pois para os judeus não haveria necessidade de tal norma de conduta visto que eles já liam a lei por muito tempo. Sendo assim os apóstolos logo enviaram a Judas e Silas os quais relataram a igreja o que foi discutido e definido no concílio. 

At. 15.27.29. O verso 29 claramente nos prova que os gentios não praticavam nenhum ensinamento dos quais foi dado aos judeus. “... Não vos impor maior encargo além dessas coisas essenciais...”  A palavra encargo deste verso é baros  é significa: “opressão, peso, carga, preocupação”. Ao chegar a Jerusalém Paulo se encontrou com os irmãos e a conversa tomou o seguinte rumo: At. 21.17-25. (ARC) Para os judeus convertidos Paulo deveria guardar a lei e todos os cristão se circuncidar isso pelo fato de não terem entendido na totalidade aquilo que Paulo entendeu. Percebemos então que o sábado não foi um sinal entre Deus e os gentios. 

Mas Deus não tomou os gentios para fazer deles um povo? At. 15.14. Não seria o caso de terem os gentios o mesmo sinal de distinção entre eles e Deus? Rm. 4.7-11. Realmente, assim como em toda a bíblia existe um sinal entre Deus e os que o aceitam, no novo testamento tal sinal deve ter as mesmas características da aceitação, que é algo espiritual. Segundo Paulo, o que temos que fazer para tal aceitação? Rm. 4.1-6. Percebemos aqui que ao contrário da antiga aliança não é preciso fazer obras para ser aceito por Deus é algo espiritual é crer, é ser transformado não viver tentando operar a salvação. Assim sendo o sinal entre Deus e os gentios convertidos também deve ser espiritual. 

Rm 15.8-9. Fl. 3.3; Cl. 2.11. Qual foi o selo que esteve sobre os cristãos, tanto judeus como gentios do 1º século? A circuncisão do coração. Não houve um sinal visível. Veja o que Paulo diz do selo no período da nova aliança e como eles foram e nós somos selados. 2ª Co. 1.21-22; Ef. 1.12-14; Ef. 4.30; 

Para que Deus tivesse exigido a guarda do sábado para os gentios seria necessário ao menos duas coisas: (1) que o novo testamento trouxesse tal informação, algo que não é encontrado. (2) o governo das nações deveria ser teocrático. Ne. 13.19. Jr. 17.21. Percebe-se claramente que o sábado foi instituído para o povo de Israel, visto que tal ordenança deveria ser praticada dentro das portas da cidade de Jerusalém, naturalmente todo povo deveria obedecer tal ordenança, tanto o rico quanto o pobre, o rei e súditos, até mesmo os animais. 

Deste modo ninguém ficaria em prejuízo e ou com medo de perder o seu trabalho. Israel passou a cumprir as ordenanças quando passaram a possuir a terra. Dt. 4.14; Dt. 5.14. Mesmo o estrangeiro que estivesse dentro de Jerusalém deveria guardar o sábado. Quanto aos gentios, não possuímos ainda a terra, portanto, Deus foi coerente em não exigir tal ordenança.