As
denominações sabatistas enfatizam veementemente que existe uma separação de
leis, ensinam eles que a bíblia divide as leis em duas porções, para eles uma
parte da lei é a lei moral ensinada como sendo a imutável lei de Deus. A outra
parte como sendo a lei de Moisés, essa já ab-rogada. Leiam com atenção.
Será que este ensino
suporta a um estudo mais aprofundado das escrituras? Em assuntos anteriores
vimos que as leis citadas como a lei de Moisés e a lei de Deus são termos
semelhantes. E que na verdade Moisés não foi legislador, mas sim mediador, o
que a bíblia realmente nos diz? Naturalmente será necessário investigarmos
alguns textos que outrora já foi visto.
Lc.
2.22 (Passados os dias da purificação deles segundo
a Lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém para o apresentarem ao Senhor.) Neste verso
vimos claramente que a dedicação do primogênito é chamada de lei de Moisés, verso 24 (E para oferecer um sacrifício, segundo o
que está escrito na referida Lei: Um par de rolas ou dois pombinhos.)
E naquele contexto de
apresentar o menino e dedicá-lo a Deus, o evangelista diz que os seus pais
cumpriram tudo que a lei exigia, mas lei de quem mesmo? Lc. 2.39 (Cumpridas todas as
ordenanças segundo a Lei do Senhor, voltaram para a Galiléia, para a sua cidade
de Nazaré.) Errou quem pensou ser a
lei de Moisés.
Veremos também que a bíblia é enfática em dizer de quem é a lei,
e por quem ela foi transmitida. 2ª Cr.
34.14 (Quando se tirava o dinheiro que se
havia trazido à Casa do Senhor,
Hilquias, o sacerdote, achou o Livro da Lei do Senhor, dada por intermédio de Moisés.) Ed. 7.6 (Ele era escriba versado na Lei de Moisés,
dada pelo Senhor, Deus de Israel;
e, segundo a boa mão do Senhor,
seu Deus, que estava sobre ele, o rei lhe concedeu tudo quanto lhe pedira.)
Verso 10 (Porque Esdras tinha disposto o coração para buscar a Lei do Senhor, e para a cumprir, e para ensinar
em Israel os seus estatutos e os seus juízos.)
Percebemos claramente a
semelhança; e os versos continuam. Ed.
7.12 e 21 (Artaxerxes, rei dos reis,
ao sacerdote Esdras, escriba da Lei do Deus do céu: Paz perfeita!) Verso 21 (Eu
mesmo, o rei Artaxerxes, decreto a todos os tesoureiros que estão dalém do
Eufrates: tudo quanto vos pedir o sacerdote Esdras, escriba da Lei do Deus do
céu, pontualmente se lhe faça.)
Ainda falando sobre Esdras, o livro de
Neemias declara também a singularidade entre a lei de Deus e a lei de Moisés.
Ne. 8.1 (Em chegando o sétimo mês, e
estando os filhos de Israel nas suas cidades, todo o povo se ajuntou como um só
homem, na praça, diante da Porta das Águas; e disseram a Esdras, o escriba, que
trouxesse o Livro da Lei de Moisés, que o Senhor
tinha prescrito a Israel.) Ne. 8.8 (Leram no livro, na Lei de Deus, claramente, dando explicações, de maneira
que entendessem o que se lia.)
Aqui o livro é chamado de lei de Deus, Ne. 13.1 e 3 (Naquele dia, se leu para o povo no Livro de Moisés; achou-se escrito
que os amonitas e os moabitas não entrassem jamais na congregação de Deus.)
Neste verso nos é dito que o livro ou a lei é de Moisés. Quando ouviram sobre o
livro entenderam que se referia a lei. Verso 3 (Ouvindo eles, o povo,
esta lei, apartaram de Israel todo elemento misto.) Ne. 8.14 (Acharam escrito na
Lei que o Senhor ordenara por
intermédio de Moisés que os filhos de Israel habitassem em cabanas, durante a
festa do sétimo mês.)
Não ensinam que as festas pertencem a lei de Moisés e
por isso não mais existe a obrigatoriedade em observá-las? Mas vejam que o
verso enfaticamente diz que o cerimonial dos tabernáculos é uma lei de Deus. E
o novo testamento, será que faz alguma distinção entre as leis? Mc. 7.10 (Pois Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem
maldisser a seu pai ou a sua mãe seja punido de morte.)
Ora, não é assim que os sabatistas ensinam, até pelo fato
por este mandamento pertencer ao rol do decálogo, no caso este é o 5º
mandamento. Porém outro evangelista cita o mesmo mandamento dizendo que Deus
ordenou isso, só confirma que não existe distinção de leis. Mt. 15.4 (Porque Deus
ordenou: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser a seu
pai ou a sua mãe seja punido de morte.)
Argumentam também que o fato dos dez
mandamentos terem sido colocados dentro da arca e o rolo do livro fora da arca
faz com que as tábuas de pedra tenham maior valor do que os livros. Ex. 25.22 (Ali, virei a ti e, de cima do propiciatório, do meio dos dois
querubins que estão sobre a arca do Testemunho, falarei contigo acerca de tudo
o que eu te ordenar para os filhos de Israel.)
A arca era chamada de arca
do testemunho, ela era a prova legal que Deus havia feito aliança com Israel.
Além das tábuas de pedra foram depositadas na arca o bordão que pertencia a
Arão que floresceu, e o maná. Ex.
16.33-34 (Disse também Moisés a Arão:
Toma um vaso, mete nele um gômer cheio de maná e coloca-o diante do Senhor, para guardar-se às vossas
gerações. Como o Senhor
ordenara a Moisés, assim Arão o colocou diante do Testemunho para o guardar.)
Nm. 17.10 (Disse o Senhor a Moisés:
Torna a pôr o bordão de Arão perante o Testemunho, para que se guarde por sinal
para filhos rebeldes; assim farás acabar as suas murmurações contra mim, para
que não morram.) Hb. 9.4 (ao qual pertencia um altar de ouro para o
incenso e a arca da aliança totalmente coberta de ouro, na qual estava uma urna
de ouro contendo o maná, o bordão de Arão, que floresceu, e as tábuas da
aliança.)
Por que então os livros ficaram fora da arca? Dt. 31.24-26 (Tendo Moisés acabado de escrever, integralmente, as palavras desta lei
num livro, deu ordem aos levitas que levavam a arca da Aliança do Senhor, dizendo: Tomai este Livro
da Lei e ponde-o ao lado da arca da Aliança do Senhor,
vosso Deus, para que ali esteja por testemunha contra ti.) O rolo do livro
deveria ser consultado, enquanto que a arca ficaria fechada.
O fato de terem
ficadas na arca não quer dizer que as pedras eram eternas ou mais importantes
do que o livro, pois se caso fosse assim o maná e o bordão de Arão teriam que
perdurar até hoje, 1ª Rs. 8.9 (Nada havia na arca senão as duas tábuas de
pedra, que Moisés ali pusera junto a Horebe, quando o Senhor fez aliança com os filhos de Israel, ao saírem da
terra do Egito.)
Os sabatistas destacam também que por ter sido escrito por
Deus os dez mandamentos, escrito em pedras tem maior autoridade do que a lei
escrita por Moisés, e portanto deve ser eterna, mas o que vemos é que a mesma
lei escrita nas pedras são tratadas como abolidas em 2ª Co. 3.7 (E, se o
ministério da morte, gravado com letras em pedras, se revestiu de glória, a
ponto de os filhos de Israel não poderem fitar a face de Moisés, por causa da
glória do seu rosto, ainda que desvanecente.)
Ministério da morte escrito
em tábuas de pedra, o que será isso? Versos 14 a 16 (Mas os sentidos deles se embotaram. Pois até ao dia de hoje, quando
fazem a leitura da antiga aliança, o mesmo véu permanece, não lhes sendo
revelado que, em Cristo, é removido. Mas até hoje,
quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles. Quando,
porém, algum deles se converte ao Senhor, o véu lhe é retirado.)
Todas as leis que Deus
estabeleceu no monte sinai com Israel fazia parte da antiga aliança e são
exatamente essas que não servem mais como aliança, neste sentido não existe uma
separação entre lei de Deus e lei de Moisés.