quarta-feira, 1 de agosto de 2012


INCOERÊNCIAS DOS DEFENSORES DA LEI

1 – Alegam que em Mateus 5:17, Jesus se referia aos dez mandamentos quando disse que não veio ab-rogar, mas cumprir a LEI.

INCOERÊNCIA

No mesmo capitulo Jesus cita mandamentos que não fazem parte das “duas tábuas”, por exemplo: 

"Também foi dito: Aquele que repudiar sua mulher dê-lhe carta de divórcio" (vers. 31; Citado em Deuteronômio, 24: 1-4); "olho por olho, dente por dente" (vers. 38; Citado em Êxodo 21: 24). 

Assim não podemos dizer que a lei aqui referida se constitua apenas dos dez mandamentos, mas de toda a Lei.

2 - Alegam ser a lei dos "dez mandamentos" que Tiago se refere quando diz: "qualquer que guarda toda lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos" (Tiago 2: 10).

INCOERÊNCIA

Está claro que esses mandamentos fazem parte da lei referida, como vemos no versículo 11: "Não adulterarás....Não matarás". 
No entanto, a lei não se limita a apenas aqueles dez mandamentos nas duas tábuas de pedra, porque ele citou também "amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Vers. 8; Citado em Levíticos 19: 18), a qual Tiago chama de LEI REAL e afirma ser pecado fazer “acepção de pessoas” (v. 9), as quais também são condenadas pela Lei como transgressão. 
A lei aqui referida é a LEI TODA e não as duas tábuas somente.


3 – Alegam que “os sábados” de Col.2:16,17 não se referem ao “sábado do 4º mandamento” porque eles são os chamados “sábados cerimoniais”.

Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados, que são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de Cristo.

INCOERÊNCIA

Talvez seja este o texto mais importante de toda esta discussão, porque ele claramente menciona o dia do sábado como parte da sombra que foi substituída por Cristo.

Os defensores dos 10 mandamentos se esquecem de que neste célebre texto de Colossenses há um “agrupamento de termos” que não pode ser interrompido, sob pena de interpretar mal o versículo. A única festa anual, para a qual a palavra sábado foi aplicada é o Dia da Expiação (Levítico 16:31-32; 23:32).

Olhem cuidadosamente a lista dos tipos de "sombra" em Colossenses 2:16: "comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados". 

Depois de mencionar comida e bebida, Paulo também menciona festas (celebrações anuais), ou dia de festa, lua nova (celebrações mensais) e sábados (celebrações semanais).  

Este “agrupamento de termos” - anual, mensal e semanal é feito na Bíblia, mesmo não estando necessariamente nesta ordem: Veja os exemplos:

1 Crônicas 23:30 -  E para oferecerem os holocaustos do SENHOR, aos sábados, nas luas novas, e nas solenidades, segundo o seu número e costume, continuamente perante o SENHOR; 


2 Crônicas 2:4 - Eis que estou para edificar uma casa ao nome do SENHOR meu Deus, para lhe consagrar, para queimar perante ele incenso aromático, e para a apresentação contínua do pão da proposição, para os holocaustos da manhã e da tarde, nos sábados e nas luas novas, e nas festividades do SENHOR nosso Deus; o que é obrigação perpétua de Israel. 

2 Crônicas 8:13 - ­  E isto segundo a ordem de cada dia, fazendo ofertas conforme o mandamento de Moisés, nos sábados e nas luas novas, e nas solenidades, três vezes no ano; na festa dos pães ázimos, na festa das semanas, e na festa das tendas. 


2 Crônicas 31:3 -  A contribuição da fazenda do rei foi designada para os holocaustos: os holocaustos da manhã e da tarde, e os holocaustos dos sábados, das luas novas e das festas fixas, como está escrito na lei do Senhor



Neemias 10:33­  - Para os pães da proposição, para a contínua oferta de alimentos, e para o contínuo holocausto dos sábados, das luas novas, para as festas solenes, para as coisas sagradas, e para os sacrifícios pelo pecado, para expiação de Israel, e para toda a obra da casa do nosso Deus



Ezequiel 45:17­  - E estarão a cargo do príncipe os holocaustos, e as ofertas de alimentos, e as libações, nas festas, e nas luas novas, e nos sábados, em todas as solenidades da casa de Israel.... 
Oséias 2:11­ -   E farei cessar todo o seu gozo, as suas festas, as suas luas novas, e os seus sábados, e todas as suas festividades. 

Paulo usa o mesmo agrupamento em Colossenses 2:16,17, talvez mais precisamente se referindo a Oséias 2:11.  Por que haveria alguém de torcer suas palavras para fazer com que os sábados mencionados significassem festas anuais?

Colossenses 2:16,17 mostra claramente que não devemos nos ocupar com as prescrições alimentares e o calendário religioso de Israel. O Calendário Judaico envolviafestas anuais – dias de festafestas mensais – lua nova e festas semanais – sábados, rejeitando dessa forma todo o sistema de culto judaico.

Há mais um texto que complementa Colossenses 2:16,17 desmentindo a falácia adventista:

Isaías 66:23 - E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o SENHOR

Curioso é que neste texto de Isaías, o sábado é um princípio moral para ser guardado na nova terra, mas em Colossenses 2: 16 são princípios cerimoniais, sem mais validade. Em Isaías aceitam que é o sábado do sétimo dia, mas em Colossenses dizem ser ossábados cerimoniais

Se o texto de Isaías justifica a guarda do sábado do 4º mandamento na Nova Terra, também aprova a da lua nova, o que os sabatistas não guardam. 

Marcelo Valle.