quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Romanos 14.6 que dia é esse?


Os supostos guardadores do sábado alegam que a passagem bíblica de romanos 14.6 não comprova que o sábado da antiga aliança não é mais necessário para nós que vivemos na nova aliança. O fato das palavras não mencionarem o dia da semana alegam eles que não existe como provar que o texto se refira ao sábado do 4º mandamento da antiga aliança. 

Rm 14.6 diz: (Quem distingue entre dia e dia para o Senhor o faz; e quem come para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e quem não come para o Senhor não come e dá graças a Deus.) Percebam que o verso não define que dia o apostolo está mencionando, para algumas corrente do sabatismo Paulo está dizendo sobre o jejum, em outras palavras segundo eles, nós os cristãos não temos que nos preocupar com dias estabelecidos para jejuar. 

Mas convenhamos, se não podemos provar que o dia mencionado seja o sábado, eles também não podem afirmar que o apostolo esteja falando sobre o jejum. Alegam isso baseado no contexto do capítulo e no restante do verso seis que diz: quem come para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e quem não come para o Senhor não come e dá graças a Deus. 

Se somos considerados como nos baseando em uma exegese pobre com o intuito de reforçar o que cremos o mesmo devemos dizer para os opositores. Se analisarmos o contexto do capítulo o fato do verso dois dizer sobre alimento nada diz sobre jejum, se prestarmos bastante atenção veremos que o capítulo está tratando da tolerância entre os irmãos o que Paulo está dizendo é que nós, os que estamos em Cristo, devemos ter uma boa consciência e praticar o certo, e não impor algo desnecessário que não serve para a edificação. 

 Se romanos 14 não serve para dizer que o sábado como ordenança foi abolido o que dizer de Colossenses 2.16?  que diz: (Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados.) Se a questão é encontrar no verso a palavra que define o dia, ai está! 

Mas, para saírem pela tangente os supostos guardadores do sábado alegam que o texto está se referindo aos por eles chamados "dias de festa" ou "sábados cerimoniais ou anuais”. Porém, se eles aceitassem que a palavra sábados do texto de Colossenses se aplica corretamente ao sábado semanal, não haveria prova bíblica para sustentar a guarda do sábado no Novo Testamento. 

Explicam que a palavra sábados de Cl 2.16 se aplica aos por eles intitulados sábados cerimoniais ou anuais de Levítico 23. Dizem eles: existem dois sábados na escritura. O sábado semanal, que é de caráter moral, e o sábado cerimonial ou anual.  Este sim foi abolido na cruz, mas o sábado semanal continua obrigatório. Será isso mesmo, que Paulo está dizendo? Vamos ler o verso novamente. 

Cl. 2.16. Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados. As palavras de Colossenses 2.16 "dias de festa' se relaciona com os feriados anuais ou sábados cerimoniais denominados dias de festa" de Lv. 23.37 que diz: (São estas as festas fixas do Senhor, que proclamareis para santas convocações, para oferecer ao Senhor oferta queimada, holocausto e oferta de manjares, sacrifício e libações, cada qual em seu dia próprio.) 

Naturalmente os sábados cerimoniais ou anuais, já estão incluídos nessa frase, pois eram dias de festas. As festas em Israel eram as seguintes: festa da páscoa, festa dos pães ázimos, festa de pentecostes, festas das trombetas, festa da expiação e festa dos tabernáculos, ou das cabanas.  As palavras dias de festa, luas novas e sábados' é a fórmula consagrada para indicar os dias sagrados anuais, mensais e semanais ou inversamente, semanais, mensais e anuais. 

Eis alguns versos: Nm. 28.9-10 (No dia de sábado, oferecerás dois cordeiros de um ano, sem defeito, e duas décimas de um efa de flor de farinha, amassada com azeite, em oferta de manjares, e a sua libação; é holocausto de cada sábado, além do holocausto contínuo e a sua libação.) No sábado semanal era oferecido holocaustos ver o verso 14 As suas libações serão a metade de um him de vinho para um novilho, e a terça parte de um him para um carneiro, e a quarta parte de um him para um cordeiro; este é o holocausto da lua nova de cada mês, por todos os meses do ano. Reparem que o holocausto da lua nova era para ser feito todos os meses do ano. 

1ª Cr. 23.31 (E para cada oferecimento dos holocaustos do Senhor, nos sábados, nas Festas da Lua Nova e nas festas fixas, perante o Senhor, segundo o número determinado. Reparem sábados semanais, luas novas mensais, e festas fixas anuais. 

Ez. 45.17 (Estarão a cargo do príncipe os holocaustos, e as ofertas de manjares, e as libações, nas Festas da Lua Nova e nos sábados, em todas as festas fixas da casa de Israel; ele mesmo proverá a oferta pelo pecado, e a oferta de manjares, e o holocausto, e os sacrifícios pacíficos, para fazer expiação pela casa de Israel.) 

Percebemos aqui o seguinte: dias se referindo ao sábado, meses, luas novas, e ano, festas fixas, páscoa, tabernáculo e etc. Como se isso não bastasse os supostos guardadores do sábado dizem que apesar das palavras sábado e sábados aparecerem sessenta vezes no novo testamento somente o sábado de Colossenses 2.16 não se refere ao sétimo dia da semana. Pode uma coisa dessas? 

Alegam ainda que no texto de Colossenses 2.16 a palavra "sábados" aparece no plural e que essa palavra no Velho Testamento não é aplicada ao sétimo dia, mas a todos os outros dias de repouso sagrado que eram observados pelos hebreus, e particularmente ao começo e encerramento de suas grandes festividades. E dizem mais: “Se houvesse usado a palavra no singular, ‘o sábado’, teria ficado claro. Naturalmente, que ele pretendia ensinar que esse mandamento havia deixado de ser obrigatório, e que o sábado não mais devia ser observado.” Se a questão é essa então observem. 

Mt. 12.5 Ou não lestes na Lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado e ficam sem culpa?) Que sábados Jesus estava se referindo? Ao sétimo dia é claro! Lc. 6.2 (E alguns dos fariseus lhes disseram: Por que fazeis o que não é lícito aos sábado?) 

O fato é que Paulo não estava dizendo sobre os sábados ditos cerimoniais, pois eles já estavam inseridos nas festas, Ele disse: Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados. Dias de festas, anuais, lua nova, mensal, e sábados, semanal.