Um
conceito teológico completamente estranho as escrituras é a doutrina da
permanência eterna da alma. Tal doutrina sustenta que ao morrer o ser humano
vai através da alma diretamente para o céu a se encontrar com Deus. O termo
alma é encontrado 522 vezes na Almeida revista e corrigida, e 381 vezes na
Almeida revista e atualizada.
A palavra alma no antigo testamento é nephesh e significa: alma, ser, vida, criatura, pessoa, mente, ser vivo, desejo, emoção, paixão,
aquele que respira a substância ou ser que respira, o ser interior do homem,
ser vivo (com vida no sangue) o próprio homem,
ser, indivíduo, lugar das emoções e paixões, atividade da mente.
Já no novo
testamento a palavra é psykhé e tem o mesmo
significado. Em
nenhum lugar os léxicos grego/hebraico destacam que alma é um ser vivente
independente do corpo. Mas, os imortalistas dizem que existem textos bíblicos
que apoiam tal ensinamento. Iremos analizar alguns textos que falam sobre a
alma. Lv. 17.12 (Portanto, tenho dito aos filhos de Israel:
nenhuma alma de entre vós comerá sangue, nem o estrangeiro que peregrina entre
vós o comerá.)
Se admitirmos que a alma é um ser que vive a parte do corpo
logo teremos que acreditar que tal alma se alimenta e sente fome. Lv. 23.27 (Mas, aos dez deste mês sétimo, será o Dia da Expiação; tereis santa
convocação e afligireis a vossa alma; trareis oferta queimada ao Senhor.
Sabemos que o espiritual tem superioridade sobre o físico, em outras palavras o
corpo do homem está subordinado as forças espirituais, Deus, Jesus, os Anjos,
se a alma que diz o verso 27 de levítico fosse do mundo espiritual, como
poderia o corpo subjuga-lo? Vejam que o verso diz: Afligireis a vossa alma.
Nm. 9.13 (Porém, se um homem achar-se limpo, e
não estiver de caminho, e deixar de celebrar a Páscoa, essa alma será eliminada
do seu povo, porquanto não apresentou a oferta do Senhor, a seu tempo; tal homem levará sobre si o seu pecado.) Se acreditarmos que a alma que
o verso está dizendo é um ser independente do corpo, logo teremos que acreditar
que somente a alma seria eliminada, nada diz sobre o corpo. Ez. 18.4 (Eis que todas as almas são minhas; como a
alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá.) O que Deus está dizendo através do profeta é que o homem que
pecar esse morrerá, a alma nada mais é do que a junção corpo + fôlego de vida=
alma vivente.
Isso é comprovado por Gn. 2.7 (Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e
lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.) Reparem que o verso diz que o
homem passou a ser e não a ter uma alma. Dt. 10.22 (Com setenta almas,
teus pais desceram ao Egito; e, agora, o Senhor,
teu Deus, te pôs como as estrelas dos céus em multidão.) Sabemos que Jacó ou Israel desceu para o Egito juntamente
com setenta pessoas o qual a bíblia diz que são almas.
Jó 47.10 (O homem, porém, morre e fica
prostrado; expira o homem e onde está?) Ec. 9.10 (Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o
conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem
projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.) Assim como outros temas
importantes tais como trindade, morada no céu, diabo e etc. a questão da
imortalidade da alma não é tratada no antigo testamento, em outras palavras
esse era um conceito completamente desconhecido.
A questão do diabo só começou
a vir a tona após o cativeiro babilônico e ganhou forças no período
inter-testamentário. O mesmo ocorreu com a crença na imortalidade da alma. Segundo
o profº de filosofia João Francisco P Cabral [Desde Homero, a alma
ganhou contornos de fumaça, sombra, uma aspecto menos denso daquilo que é o
corpo. No entanto, a partir de
concepções místicas e religiosas, tais como o orfismo e o pitagorismo, a noção
de alma foi ganhando contornos mais conceituais, ainda que de forma dialética,
sem pretender formar uma posição absoluta
sobre ela ou demonstrar o que ela seja. Platão foi o responsável por essa
mudança.]
No que
concerne a questão religiosa a alma só é vista como parte importante da
doutrina cristã devido ao fato de estar alicerçada por textos bíblicos isolados, entre os quais são perfeitamente refutáveis, no momento o
objetivo não é refutar tais textos mas, mostrar que o novo testamento emprega
perfeitamente a palavra alma com o mesmo sentido do antigo testamento.
Lc.
12.19 (Então, direi à minha alma:
tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e
regala-te.) Se levarmos em consideração que a alma descrita no verso é uma
entidade imortal, pelo menos podemos dizer que ela sente fome e sede.
At. 2.27 (porque não deixarás
a minha alma na morte, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.) Falando sobre a ressurreição de Jesus nos é dito que Deus não deixou a sua alma na morte, ora não é ensinado que a alma é imortal? Como então ela poderia ficar na morte?
O
que os escritores do novo testamento estão dizendo é que o homem é alma, assim
como é dito em gênesis, corpo + folego de vida = alma vivente. No caso de Jesus
o que podia ver a corrupção era o seu corpo. A alma que estava se regalando não
era nenhum ser imortal mas, o próprio homem rico da parábola. Em outra palavras
a alma como é ensinada no meio cristão é um mito. Assim como a psiquê da
mitologia grega. Seu mito é narrado no livro O
Asno de Ouro de Apuleio.