domingo, 21 de outubro de 2012

Objeções lógicas a trindade.


Todos os que creem na doutrina da Trindade afirmam ser monoteístas, ou seja, que adoram a um só Deus, o Deus da bíblia. Porém, isto se mostra bastante confuso, pois todo trinitariano adora não só ao “Deus-Pai”, mas também ao “Deus-Filho” e ao “Deus Espírito Santo”.

Quantos Deuses estão adorando os que creem nesta doutrina? Se prestarmos atenção veremos que eles, os trinitarianos crêem que Deus é: o pai, o filho e o espírito santo. Não há nenhuma dúvida na pluralidade de pessoas, e se cada uma pessoa é Deus, logo teremos um politeísmo.

Sem dúvida, chamá-los “Deuses” indicaria que são politeístas, e “politeísmo” é uma palavra que não faz parte da teologia cristã tradicional. Não obstante, certamente é uma palavra que está sempre presente na prática religiosa.

Por isso, os teólogos católicos e protestantes tratam de chamá-los de “Pessoas” e não “Deuses”. Quanta diferença pode existir entre ambas as expressões? Na realidade, nenhuma! Quantas Pessoas adoram os trinitarianos? Esta pergunta sim é admissível aos teólogos; e a resposta é: a três pessoas.

Pode alguém que se considera cristão ser monoteísta se está adorando a Três Pessoas? Agora se torna mais compreensível o porquê de se ter cunhado frases como “adoramos a um só Deus em Trindade”. Contudo, este é um subterfúgio que oculta o caráter politeísta do dogma trinitariano.

Além disso, o dogma trinitariano é sustentado por termos técnicos, tais como: (funcionalidade, termo atribuído a Jesus como filho de Deus no âmbito terrestre) deus triúno, trindade, deus filho, deus espírito santo. Termos estes que não são encontrados na bíblia.

Por outro lado a bíblia usa as expressões, filho de Deus, e espírito de Deus, não o inverso disso. A trindade não é uma doutrina bíblica, a própria palavra trindade nos diz isso, na verdade é uma adoração a três pessoas, e consequentemente três deuses, pois “trindade” significa três deidades.

A Trindade é absolutamente contrária à doutrina da Bíblia. Desqualifica Deus como o Soberano do Universo. Se acredito na trindade logo terei que acreditar que Jesus não morreu. Outra palavra usada para os membros da trindade e principalmente para Jesus é co-eterno. (Um homem não pode ser co-eterno e nem pode morrer). 1ª Tm. 1.17 (Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!)

Percebam que Deus é único, não de unidade composta. Eterno, e imortal, atributo pertencente somente a Deus. Para poderem conformar as incoerências encontradas no credo trinitariano, adicionaram no concílio de Calcedônia em 451 dC. O diofisismo  credo das duas naturezas de Jesus.

Se Jesus é co-eterno então Ele não pode ser um advogado entre Deus e os homens. Somente alguém que experimentou a natureza humana ou foi completamente como um de nós pode ser um intercessor.  Hb. 2.14 (Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo.) Hb. 4.15 (Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado.)

Reparem que 1º Jesus participou da nossa natureza, não é dito que Ele tinha uma natureza divina. 2º é dito também que Ele, igualmente como acontece conosco foi tentado em todas as coisas. Ao passo que a bíblia diz que Deus não pode ser tentado pelo mal. Tg. 1.13 (Ninguém, ao ser tentado diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta.)



O Credo (trinitário) de Atanásio. Eis um trecho do credo: “Adoramos um só Deus em trindade... O Pai é Deus, o Filho é Deus, e o espírito Santo é Deus; e, contudo eles não são três deuses, mas um só Deus.”

Sendo assim, Cristo, de acordo com o credo de Atanásio, é a segunda pessoa da Santíssima Trindade, com o Pai sendo a primeira e o Espírito Santo a terceira. Cada uma dessas pessoas é Deus. Deste modo, se afirma que o Pai é Deus, que o Filho é Deus e que o Espírito Santo é Deus e que esses três deuses fazem um só deus.

De acordo com a tabela de multiplicação trinitária, três vezes um é um, e de acordo com a regra de subtração segundo os trinitarianos, se diminuirmos dois de três sobram três, a regra de adição também é estranha. Se somarmos dois mais um teremos apenas um, pois cada um é igual a si mesmo e aos outros dois. Complicado não?

Como podemos conciliar o pensamento de Atanásio com os seguintes versos bíblicos? Ex. 20.3 (Não terás outros deuses diante de mim.) O que significa o pronome mim? Seriam três pessoas? Não, não é assim que nos fala o profeta Daniel. Dn. 2.28. (Mas há um Deus no céu, o qual revela os mistérios, pois fez saber ao rei Nabucodonosor o que há de ser nos últimos dias. O teu sonho e as visões da tua cabeça, quando estavas no teu leito, são estas.) Reparem, há um Deus no céu.
                         
A cristandade como um todo asseguram o seguinte: [Com certa freqüência, os cristãos foram e, às vezes, ainda são acusados de serem politeístas - adoradores de mais de um Deus. Essa é uma acusação compreensível, mas falsa. Como cristãos, admitimos que existam três Pessoas na Divindade: "são um em desígnio, mente, em caráter, mas não em pessoa". A religião cristã não é uma crença em três deuses separados; ao contrário, é uma crença em um Deus que Se manifesta em três pessoas que trabalham em perfeita harmonia uma com a outra.]

O difícil mesmo é entender essa questão, como pode ser um só Deus sendo três pessoas, se a própria doutrina ensina que cada uma das pessoas é deus? O que o próprio Jesus falou sobre esta questão? Mt. 19.17 (Respondeu-lhe Jesus: Por que me perguntas acerca do que é bom? Bom só existe um...)
     

Mc. 12.32 (Disse-lhe o escriba: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que ele é o único, e não há outro senão Ele.) Jo. 17.3. (E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.)


Os defensores da doutrina da trindade afirmam que tal doutrina é um mistério, pergunto: se é um mistério como puderam formulá-la? O mistério aconteceu pelo simples fato de recusarem seguir somente o que está escrito na bíblia, Por exemplo: o que disse o apóstolo Paulo? Rm. 16.27 (ao Deus único e sábio seja dada glória, por meio de Jesus Cristo, pelos séculos dos séculos. Amém!)
     

 1ª Co. 8.4-6 (No tocante à comida sacrificada a ídolos, sabemos que o ídolo, de si mesmo, nada é no mundo e que não há senão um só Deus. Porque, ainda que há também alguns que se chamem deuses, quer no céu ou sobre a terra, como há muitos deuses e muitos senhores, todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ele.) Ef. 4.6 (um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos.)

Se esses versos bíblicos não estiverem literalmente dizendo que Deus é um no verdadeiro sentido da palavra, troco o meu nome. Em meio a vários versos bíblicos que nos falam de um só Deus, ou que Deus é único; o que fazer mais para mostrar que a doutrina da trindade não tem apoio bíblico?

Dentro da visão trinitariana, os três seres da trindade, formam um único Deus, ou seja, partilham da mesma essência divina. Se seguirmos este pensamento nós incorreremos em pelo menos dois problemas. Problema (1) Se este for o caso, nenhuma das três pessoas é deus no verdadeiro sentido da palavra.

Necessário seria então um quarto “ser ou elemento” esse sim seria o deus dos trinitarianos e então compartilharia os seus atributos para as três pessoas, pois como a própria doutrina ensina os três seres compartilham de uma só natureza e atributos. Se não for assim cabe uma pergunta: compartilham a natureza e essência de quem? Do pai? Ou o pai compartilha a do filho? Ou ambos compartilham a natureza do espírito?

Entra então o problema (2) se a natureza e a essência são comuns aos três, invariavelmente quer aceitam ou não, os três seres da trindade são três deuses, deixa de ser trindade para se tornar triteísmo. Desculpem-me os trinitarianos, na verdade é a mesma coisa, a doutrina da trindade é só uma camuflagem do triteísmo. Logo a trindade não pode em hipótese alguma ser um só deus, reparem na palavra trindade, o mesmo que três divindades.