Todos os
que creem na doutrina da Trindade afirmam ser monoteístas, ou seja, que adoram
a um só Deus, o Deus da bíblia. Porém, isto se mostra bastante confuso, pois
todo trinitariano adora não só ao “Deus-Pai”, mas também ao “Deus-Filho” e ao
“Deus Espírito Santo”.
Quantos
Deuses estão adorando os que creem nesta doutrina? Se prestarmos atenção
veremos que eles, os trinitarianos crêem que Deus é: o pai, o filho e o
espírito santo. Não há nenhuma dúvida na pluralidade de pessoas, e se cada uma
pessoa é Deus, logo teremos um politeísmo.
Sem
dúvida, chamá-los “Deuses” indicaria que são politeístas, e “politeísmo” é uma
palavra que não faz parte da teologia cristã tradicional. Não obstante,
certamente é uma palavra que está sempre presente na prática religiosa.
Por
isso, os teólogos católicos e protestantes tratam de chamá-los de “Pessoas” e
não “Deuses”. Quanta diferença pode existir entre ambas as expressões? Na
realidade, nenhuma! Quantas Pessoas adoram os trinitarianos? Esta pergunta sim
é admissível aos teólogos; e a resposta é: a três pessoas.
Pode
alguém que se considera cristão ser monoteísta se está adorando a Três Pessoas?
Agora se torna mais compreensível o porquê de se ter cunhado frases como
“adoramos a um só Deus em Trindade”. Contudo, este é um subterfúgio que oculta
o caráter politeísta do dogma trinitariano.
Além
disso, o dogma trinitariano é sustentado por termos técnicos, tais como:
(funcionalidade, termo atribuído a Jesus como filho de Deus no âmbito
terrestre) deus triúno, trindade, deus filho, deus espírito santo. Termos estes
que não são encontrados na bíblia.
Por
outro lado a bíblia usa as expressões, filho de Deus, e espírito de Deus, não o
inverso disso. A trindade não é uma doutrina bíblica, a própria palavra
trindade nos diz isso, na verdade é uma adoração a três pessoas, e
consequentemente três deuses, pois “trindade” significa três deidades.
A
Trindade é absolutamente contrária à doutrina da Bíblia. Desqualifica Deus como
o Soberano do Universo. Se acredito na trindade logo terei que acreditar que Jesus
não morreu. Outra palavra usada para os membros da trindade e principalmente
para Jesus é co-eterno. (Um homem não pode ser co-eterno e nem pode morrer). 1ª Tm. 1.17 (Assim, ao Rei eterno, imortal,
invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!)
Percebam
que Deus é único, não de unidade composta. Eterno, e imortal, atributo
pertencente somente a Deus. Para poderem conformar as incoerências encontradas
no credo trinitariano, adicionaram no concílio de Calcedônia em 451 dC. O
diofisismo credo das duas naturezas de
Jesus.
Se Jesus
é co-eterno então Ele não pode ser um advogado entre Deus e os homens. Somente
alguém que experimentou a natureza humana ou foi completamente como um de nós
pode ser um intercessor. Hb. 2.14 (Visto, pois, que
os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele,
igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o
poder da morte, a saber, o diabo.) Hb. 4.15 (Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas
fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas
sem pecado.)
Reparem que 1º Jesus participou da nossa natureza, não é
dito que Ele tinha uma natureza divina. 2º é dito também que Ele, igualmente
como acontece conosco foi tentado em todas as coisas. Ao passo que a bíblia diz
que Deus não pode ser tentado pelo mal. Tg.
1.13 (Ninguém, ao ser tentado diga:
Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a
ninguém tenta.)
O Credo
(trinitário) de Atanásio. Eis um trecho do credo: “Adoramos um só Deus em
trindade... O Pai é Deus, o Filho é Deus, e o espírito Santo é Deus; e, contudo
eles não são três deuses, mas um só Deus.”
Sendo
assim, Cristo, de acordo com o credo de Atanásio, é a segunda pessoa da
Santíssima Trindade, com o Pai sendo a primeira e o Espírito Santo a terceira.
Cada uma dessas pessoas é Deus. Deste modo, se afirma que o Pai é Deus, que o
Filho é Deus e que o Espírito Santo é Deus e que esses três deuses fazem um só
deus.
De
acordo com a tabela de multiplicação trinitária, três vezes um é um, e de
acordo com a regra de subtração segundo os trinitarianos, se diminuirmos dois
de três sobram três, a regra de adição também é estranha. Se somarmos dois mais
um teremos apenas um, pois cada um é igual a si mesmo e aos outros dois.
Complicado não?
Como
podemos conciliar o pensamento de Atanásio com os seguintes versos bíblicos? Ex. 20.3 (Não terás outros deuses diante de mim.) O que significa o pronome mim? Seriam
três pessoas? Não, não é assim que nos fala o profeta Daniel. Dn. 2.28. (Mas há um Deus no
céu, o qual revela os mistérios, pois fez saber ao rei Nabucodonosor o que há
de ser nos últimos dias. O teu sonho e as visões da tua cabeça, quando estavas
no teu leito, são estas.) Reparem, há um Deus no céu.
A
cristandade como um todo asseguram o seguinte: [Com certa freqüência, os cristãos foram e, às vezes, ainda são
acusados de serem politeístas - adoradores de mais de um Deus. Essa é uma
acusação compreensível, mas falsa. Como cristãos, admitimos que existam três
Pessoas na Divindade: "são um em desígnio, mente, em caráter, mas não em
pessoa". A religião cristã não é uma crença em três deuses separados; ao
contrário, é uma crença em um Deus que Se manifesta em três pessoas que
trabalham em perfeita harmonia uma com a outra.]
O
difícil mesmo é entender essa questão, como pode ser um só Deus sendo três
pessoas, se a própria doutrina ensina que cada uma das pessoas é deus? O que o
próprio Jesus falou sobre esta questão? Mt.
19.17 (Respondeu-lhe Jesus: Por que me
perguntas acerca do que é bom? Bom só existe um...)
Mc. 12.32 (Disse-lhe o escriba: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que ele é o
único, e não há outro senão Ele.) Jo. 17.3. (E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a
Jesus Cristo, a quem enviaste.)
Os
defensores da doutrina da trindade afirmam que tal doutrina é um mistério,
pergunto: se é um mistério como puderam formulá-la? O mistério aconteceu pelo
simples fato de recusarem seguir somente o que está escrito na bíblia, Por
exemplo: o que disse o apóstolo Paulo? Rm.
16.27 (ao Deus único e sábio seja dada glória,
por meio de Jesus Cristo, pelos séculos dos séculos. Amém!)
1ª Co. 8.4-6
(No tocante à
comida sacrificada a ídolos, sabemos que o ídolo, de si mesmo, nada é no mundo
e que não há senão um só Deus. Porque, ainda que há também alguns que se
chamem deuses, quer no céu ou sobre a terra, como há muitos deuses e muitos
senhores, todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as
coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas
as coisas, e nós também, por ele.) Ef.
4.6 (um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e
está em todos.)
Se esses versos bíblicos não estiverem literalmente
dizendo que Deus é um no verdadeiro sentido da palavra, troco o meu nome.
Em meio a vários versos bíblicos que nos falam de um
só Deus, ou que Deus é único; o que fazer mais para mostrar que a doutrina da
trindade não tem apoio bíblico?
Dentro
da visão trinitariana, os três seres da trindade, formam um único Deus, ou
seja, partilham da mesma essência divina. Se seguirmos este pensamento nós
incorreremos em pelo menos dois problemas. Problema (1) Se este for o caso,
nenhuma das três pessoas é deus no verdadeiro sentido da palavra.
Necessário
seria então um quarto “ser ou elemento” esse sim seria o deus dos trinitarianos
e então compartilharia os seus atributos para as três pessoas, pois como a
própria doutrina ensina os três seres compartilham de uma só natureza e
atributos. Se não for assim cabe uma pergunta: compartilham a natureza e
essência de quem? Do pai? Ou o pai compartilha a do filho? Ou ambos compartilham
a natureza do espírito?
Entra
então o problema (2) se a natureza e a essência são comuns aos três,
invariavelmente quer aceitam ou não, os três seres da trindade são três deuses,
deixa de ser trindade para se tornar triteísmo. Desculpem-me os trinitarianos,
na verdade é a mesma coisa, a doutrina da trindade é só uma camuflagem do
triteísmo. Logo a trindade não pode em hipótese alguma ser um só deus, reparem
na palavra trindade, o mesmo que três divindades.