sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Circuncisão, uma necessidade para os legalistas.


A mentalidade dos sabatistas é a mesma dos judeus que se converteram a Cristo nos dias dos apóstolos  insistiam eles que os cristãos deveriam se circuncidar conforme registrado em Atos 15. 1 - Alguns indivíduos que desceram da Judeia ensinavam aos irmãos Se não vos circuncidardes segundo o costume de Moisés, não podeis ser salvos. Caso eles viessem a se circuncidar o que mais deveriam fazer? At. 15.6 - Insurgiram-se, entretanto, alguns da seita dos fariseus que haviam crido, dizendo: É necessário circuncidá-los e determinar-lhes que observem a lei de Moisés. Como sabemos a lei de Moisés são todas as leis contidas na bíblia, não se restringe as ditas leis cerimoniais como ensinam os modernos sabatistas.

Repare que o problema em si não era só fazer a circuncisão, o fato de fazer um corte no órgão sexual masculino provavelmente era doloroso, mas as exigências que advinham de tal prática eram insuportáveis. Tanto é assim que os próprios apóstolos disseram ser um jugo. Gl. 5.1 - Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão. Que servidão seria essa, a prática da circuncisão? Não! A circuncisão era só a chave que ligava o jugo. Gl. 5.2-3 - Eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. De novo, testifico a todo homem que se deixa circuncidar que está obrigado a guardar toda a lei.

Muitos sabatistas argumentam que determinados grupos de pessoas ao longo das épocas guardaram o sábado, para eles isso significa que a verdade bíblica está com os seus seguidores. Não se exclui de nenhuma forma o fato de que ao longo da história houvesse realmente determinados grupos que mantiveram o sábado como sendo obrigatório para os cristãos, porém isso não significa que estão com a verdade. Em um concílio conhecido como o concílio de Jamnia  realizado no final do século I d.C um dos objetivos para a realização desse concílio foi combater a Cristandade e de uma vez por todas se apartarem-se dos cristãos. Por que isso? Pelo fato dos cristãos não estarem em conformidade com os ensinos da liderança dos fariseus convertidos.

Vimos na carta aos gálatas que os cristãos não estavam por lei obrigada a práticas judaizantes e se não estavam não seguiram tal ensinamento e isso naturalmente contribuiu para que houvesse não só uma cisão como uma repudia por parte dos judeus aos cristãos e vive versa. E isso atualmente é confirmado pela repulsa a qual os judeus têm por ao menos dois destacados membros do cristianismo, o apostolo Paulo e o Próprio Jesus.

Mesmo assim, deve ficar claro que o fato de Paulo ter orientado aos cristãos que eles não estavam obrigados a observar as leis de Moisés, isso não coibiu as pessoas de seguirem o pensamento farisaico Gl. 5.3 - De novo, testifico a todo homem que se deixa circuncidar que está obrigado a guardar toda a lei. Se Paulo estava preocupado com isso, naturalmente deveria ser por motivos aparentes, ou seja, os crentes estavam seguindo os conselhos dos líderes judaicos “convertidos” ao cristianismo conforme lemos em atos 15.6.

Naturalmente Paulo aconselhou aos cristãos a não se meterem debaixo de jugo, mas não obrigou os mesmos a repudiarem tal ensinamento. Porém, isso não quer dizer que os cristãos fariseus estavam com a razão, simplesmente os seus discípulos conseguiram manter vivo o ensinamento de que não era somente crer em Jesus para serem salvos, deveriam cooperar com a salvação guardando a lei de Moisés. Em outras palavras não é a época longínqua de um ensinamento que o torna verdadeiro, se fosse assim deveríamos ter o dia de domingo como sendo o dia do Senhor, como é ensinado pela maioria da cristandade. Por que não estamos sujeitos ao sábado? (1) a aliança do Sinai não foi feita com cristão. (2) Deus ao fazer a aliança com os Judeus criou meios para que eles pudessem observá-los (a) um povo e uma teocracia (b) uma terra e uma cidade comum ao povo (c) uma mesma lei para os governantes e para o povo. (3) E também pelo fato de que ninguém sem hipocrisia observa o sábado segundo a prescrição da lei. (4) A lei não se resume nos dez mandamentos, se os cristãos do primeiro século deveriam se circuncidar para guardar a lei por que os cristãos da atualidade não têm que se circuncidar? Vejam Atos 15.6 - Insurgiram-se, entretanto, alguns da seita dos fariseus que haviam crido, dizendo: É necessário circuncidá-los e determinar-lhes que observem a lei de Moisés.

Surge então a pergunta: se não se circuncidassem, estavam desobrigados de observar a lei? Se não, porque era necessário circuncidá-los antes de determinar a observância da lei? Se sim, por que os cristãos sabatistas não se circuncidam atualmente? Surge então um texto do apostolo Paulo que nos obriga a fazer mais uma pergunta: Gl. 5.4 - De novo, testifico a todo homem que se deixa circuncidar que está obrigado a guardar toda a lei.

Continuo perguntando  E os que não se deixaram circuncidar, estão obrigados a guardar a lei? Se a questão do sábado envolve salvação porque os apóstolos de Jesus Cristo não delineou bem essa questão? A resposta costumeira para esta pergunta é que não precisamos ouvir dos apóstolos algo que está escrito no antigo testamento, mas uma resposta invalida pois, outros mandamentos que haviam sido ordenados em Israel foi repetido no novo testamento, Rm. 13.9 - Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não cobiçarás, e, se há qualquer outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

Os crentes da nova aliança conheciam esses mandamentos? Não roubar, não matar, não cobiçar e etc. Se sim por que foi repetido? Realmente sempre existiram grupos de sabatistas, assim como sempre existiu outros grupos que defendiam outras doutrinas que lhes foram peculiares. Mas, nem por isso significa que tais grupos detiveram a verdade única. Em particular a guarda do sábado só passou a ser ponto doutrinário em meados do século 16. (Francis David (1510 – 1579) Viu no unitarismo a forma ideal de se conceber a Deus, com isso desenvolveu um monoteísmo semelhante a dos judeus e muçulmanos, foi condenado por heresia, morreu em virtude de uma doença enquanto era julgado.

Depois da morte de Davis os unitarianos se dividiram em dois grupos, os guardadores do domingo e os observadores do sábado. Na sua primeira geração, os observadores do sábado viam-se a si mesmos como cristãos com significativos pontos em comum com os judeus. (1) Criam no mesmo Deus dos judeus; (2) que a salvação viera dos judeus; (3) que os cristãos deveriam observar o sábado, como os judeus. Liechty. Pág. 55)