Os
legalistas e consequentemente os sabatistas, apesar de sua constante
reivindicação e dedicação sobre o assunto que tenho proposto, quer queiram quer
não se encontram em uma “encruzilhada”. O assunto proposto é analisarmos alguns
versos bíblicos que comprovadamente demonstrará que os legalistas e os
sabatistas estão equivocados quanto a afirmação da perpetuidade da lei como
necessário a salvação.
E nesta
explanação pretendo demonstrar que nós os gentios que agora cremos, estamos
salvos pelo simples fato de que Deus em Cristo nos salvou, isto é, nós não
seremos salvos, mas somos salvos pelo fato de ter Deus cancelado o escrito de
divido que era contra nós. A demonstração da salvação em nossa vida começa com
as seguintes palavras de Paulo, Cl. 2.6
- (Ora, como
recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele.) Isto significa que aqueles que
nasceram de novo apesar de serem pecadores, não vivem na prática do pecado.
Este verso não nos dá margem para dizermos qual era o
público alvo de Paulo, naturalmente tanto judeu quanto gentio podem receber a
Cristo, porém, o verso 11 claramente nos mostra que Paulo está dirigindo as
suas palavras para os cristão gentios Cl.
2.11 – (Nele, também fostes
circuncidados, não por intermédio de mãos, mas no despojamento do corpo da
carne, que é a circuncisão de Cristo.) Somente os gentios não foram
literalmente circuncidados, foram somente no coração, isto é, figuradamente.
E falando para os gentios o verso 13 confirma a
declaração do verso 11 o apostolo nos diz que estávamos condenados ou em uma
tremenda dívida para com Deus, Cl. 2.13
– (E a vós outros, que estáveis mortos
pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida
juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos.) dentro da ótica
judaica os “incircuncisos’ de coração são os não judeus (gentios) portanto,
Paulo está falando primeiramente para os gentios convertidos de Colossos, e
naturalmente as suas palavras são estendidas para nós através dos séculos.
A pedra de tropeço para os legalistas e sabatistas é
justamente a palavra que utilizam para tentarem torcer os ensinamentos de Paulo
quanto ao cancelamento de dívida efetuado por Deus, mediante Cristo ter
encravado-o na cruz. A palavra encontrada no verso 14 é: ORDENANÇA. Esta
palavra é utilizada por eles com o objetivo de tentarem sair pela “tangente”,
ensinam que a palavra ordenança de colossenses 2.14 está se referindo ao
sistema cerimonial judaico, em outras palavras os legalistas entendem e ensinam
que o fato da palavra dizer “ordenança” significa ritos, costumes, cerimônias,
lei do sacerdócio levítico, ou lei “cerimonial”.
A palavra original para ordenanças em Cl. 2.14 é DOGMA e significa: lei, doutrina ou
mesmo decreto. O verso por si só não quer dizer lei cerimonial isso pelo fato
de não ser uma pratica comum no judaísmo, ou seja, não existia a prática de
separar as leis no regime judaico. O verso por um todo confirma que a lei que
Cristo cravou-a na cruz não foi a dita lei cerimonial, vários fatos confirmam
isso, vamos as questões.
“Tendo cancelado
o escrito de dívida”... Atentemos para a seguinte questão, caso o escrito de dívida fosse as
ofertas e os sacrifícios e todas as atividades exercidas pelo sacerdócio
aarônico, poderíamos dizer sem medo de errar que estamos isentos da lei no que
tange a salvação, em outras palavras não somos mais devedores a lei para sermos
salvos. Isso pelo fato de que toda a liturgia do antigo testamento ser uma
sombra (representação) daquilo que Cristo seria, em outras palavras se Cristo
excluiu tais cerimônias é porque eles não são mais necessárias, ou sem
utilidades.
Se os sacrifícios de animais no antigo testamento foram
postos por causa dos pecados e se eles foram por Cristo removidos, significa
que Cristo pagou a nossa dívida, em outras palavras cancelou os escritos de
dívidas os quais eramos devedores. E se os escritos foram cancelados logo não
há nada nem ninguém que possa nos cobrar, não existe mais dívidas! Vejam bem,
isso põe em xeque a visão adventista da guarda da lei, pois tentam estabelecer
a lei como um todo, ou melhor parte dela, mas, não se tocam que a abolição da
lei cerimonial dá fim a obediência cega a lei para salvação. Acredito que o
apostolo não está descrevendo para os seus leitores que a lei a qual Ele
menciona possa ser a lei de sacrifícios, mas sim a lei que nos tornava
devedores.
Os sacrifícios nos faziam devedores? Em outras palavras,
eramos obrigados a sacrificar algum animal para agradar a Deus? Lógico que não.
O que nos tornava devedores era a lei que nos acusava de falta para com Deus,
ao contrário os sacrifícios foram estabelecidos como um meio para quitar tal
dívida, então o que nos fazia devedores era aquilo que contrastava a nossa
natureza. O que contrastava a nossa natureza é a lei como um todo, exceto a de
sacrifícios e de ofertas e dádivas e etc. Estas foram usadas como pagamento
provisório até que Cristo viesse.
Como vimos acima, Paulo escreveu a carta aos crentes
gentios de Colossos, ora aos gentios não foi exigido sacrifícios, em outras
palavras a lei de ofertas não nos era contrária, ou não nos era prejudicial, em
que sentido ela seria prejudicial? Em nenhum sentido, ela não foi exigida para
nós. Cl. 2.13 (E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela
incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos
os nossos delitos.) O verso 13 nos esclarece amplamente, reparem que Paulo
está se referindo a lei que condenava, não a lei dos sacrifícios, “E a vós outros, que estáveis mortos pelas
vossas transgressões”... A transgressão só pode ser”detectada” caso haja
uma lei para isso, no caso a lei de Deus.
Os sabatistas no entanto, tentarão sair pela “tangente”,
alegando que estou sendo anomista, ou contrário a lei. Se o que falo for
contra a bíblia, então estão dizendo que Paulo foi contra bíblia e a lei, logo
o que estou fazendo é tentar refutar um erro teológico, mas se estou errado no meu
argumento e antes de me criticarem me respondam por favor algumas perguntas:
qual lei nos fazia devedores? Qual lei apontava os nossos delitos? A lei dita
cerimonial apontava o delito, ou foi posta para que se pagasse o delito? A
palavra ordenança é dogma, e, significa somente os ritos ditos cerimoniais, ou
aquilo que era ordenado como lei em todo Israel ? Em qual parte da bíblia é ensinado
que em Israel existia uma lei cerimonial e uma lei moral?
O que nos era prejudicial? a acusação da lei, pois pelas
obras da lei ninguém será justificado, ou a lei de ordenanças, a qual não
tínhamos obrigação em cumpri-lá? Se não
era a nossa obrigação participar dos ritos cerimoniais, qual dívida Jesus
cancelou então? O verso 13 diz que Ele nos deu vida perdoando todos os nossos
delitos. Fez isso removendo apenas o cerimonialismo? O que nos fazia devedores
era a sistemática “cerimonial” de Israel?