terça-feira, 2 de julho de 2013

Diabo evangelista, o que é isso?

O ensinamento popular acerca do diabo é que ele é um ser perverso. Tal ensinamento também afirma que este ser está preocupado em trazer o mal para a humanidade. O cristianismo popular seguindo uma tradição judaica tardia, oriunda do dualismo persa crê e ensina nos púlpitos denominacionais que, Deus opera o bem, ao passo que o diabo opera o mal.

Segundo o ensinamento cristão popular, acreditar que o diabo possa fazer algo de bom é uma contradição. Mas, o que dizer de um diabo evangelista? Mt. 8.28-29 (Tendo ele chegado à outra margem, à terra dos gadarenos, vieram-lhe ao encontro dois endemoninhados, saindo dentre os sepulcros, e a tal ponto furiosos, que ninguém podia passar por aquele caminho. E eis que gritaram: Que temos nós contigo, ó Filho de Deus! Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo?)

Lc. 8.28 (E, quando viu a Jesus, prostrou-se diante dele, exclamando e dizendo em alta voz: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Rogo-te que não me atormentes.)

Os versos nos mostram que o trabalho de “evangelista” o qual cabe ao homem de Deus foi também realizado pelo diabo, o mais interessante foi que naqueles dias nos primórdios do cristianismo, quando muitos não visavam em Jesus o messias, quando muitos judeus o rejeitavam, o diabo fez o trabalho de evangelista.

Não tem cabimento que o demônio se converta em apóstolo, o menos que se pode esperar é que o diabo de testemunho da messianidade de Jesus. O cristianismo popular jamais aceitaria que o diabo confessasse a Cristo, mas foi o que aconteceu. Outro fato interessante aconteceu nos dias de Paulo está registrado em Atos 16.16-17.

Aconteceu que, indo nós para o lugar de oração, nos saiu ao encontro uma jovem possessa de espírito adivinhador, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores. Seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens são servos do Deus Altíssimo e vos anunciam o caminho da salvação.”

Aqui literalmente o “demônio” torna-se um grande evangelista. Ora, dizer que o demônio fez isso é contradizer o argumento popular sobre o diabo, pois se espera que o diabo negue a Deus e tudo aquilo que está relacionado com a bíblia. O verso nos diz que a jovem estava possuída por um espírito adivinhador, ou espírito de pitão, na mitologia grega, nome da serpente ou dragão Pitiã que habitava na região de Pito, junto ao Parnasso em Focis. Diz-se ter ela guardado o oráculo de Delfos. Foi eliminada por Apolo.

Naturalmente não nego o acontecimento registrado em atos, nego, no entanto que a jovem estivesse realmente possuída. A grande maioria das pessoas em todas as épocas, quando não podem detectar um acontecimento físico atribuem então a forças espirituais, no primeiro século não foi diferente, as pessoas apesar de serem santas não estavam obrigadas a compreender tudo, Paulo foi um evangelista, falou a linguagem da sua época, associou o acontecimento ao ensinamento popular da época.

Até mesmo a medicina desconhecia (e desconhece) casos complexos e atribuía tais acontecimentos a questões espirituais. O mesmo acontece atualmente, os líderes religiosos, muitos na ignorância e outros com “esperteza” acrescentam na mente do povo que o inimigo é espiritual e maligno, e o povo pessimista e envolvido com superstição, aceita tal ensinamento e acabam sendo vitimas do sistema. Uma questão muito simples de se entender, quando um “possuído” nas ditas denominações torna-se “liberto das garras do diabo” qual a sua reação fisiológica? O que ele (a) quer de imediato? Descansar, e se refazer fisicamente, o esgotamento foi severo, então o organismo precisa se recuperar. Bem, caso fosse um ser espiritual que estivesse operado toda aquela contorção, toda aquela “ginástica” porque estaria o pobre oprimido cansado?

Ora, devemos saber definir o que é espiritual do físico, devemos saber definir o que é milagre daquilo que é meramente humano. A realidade humana é uma só, aquilo que não se consegue explicar atribui ao espiritual. Evidencias bíblicas que os textos que foram citados não podem ser entendidos ao “pé da letra”.

Pelo simples fato de que segundo a teologia e ensinamento popular diz sobre o verdadeiro papel do diabo, em outras palavras nunca, o diabo pode fazer uma propaganda em favor de Cristo e da bíblia. O mais lógico era que os personagens “endemoninhados” dissessem ao contrário, ou seja, certo seria “eles” terem dito: o que eles irão dizer (sobre o evangelho) não deem ouvidos. 

Naturalmente acredito piamente nos acontecimentos tanto dos evangelhos quanto no que está em atos 16.16-17 só discordo da interpretação do fenômeno que acometeu aquelas pessoas, e baseado no ensinamento sobre a malignidade do diabo tenho apoio para não acreditar que o "diabo" daqueles episódios tenham se tornado evangelistas. Nos versos bíblicos citados todos foram curados, isto é, eram doentes, precisavam de cura física, e foi isso mesmo que aconteceu. Reparem que o verso não cita uma cura espiritual, apenas uma cura física.

Alguns parapsicólogos (ciência) acreditam que o caso desses personagens bíblicos se deu pela HIP hiperestesia Indireta do Pensamento. Hiperestesia HIPER vem do grego (HYPÉR), que significa super posição, superior. ESTESIA é derivado de ESTESE, uma palavra de origem grega; (AISTHESIS), que significa sensibilidade. Sim, é um assunto cientifico, não estou trocando o espiritual pelo cientifico, não mesmo. Porém, os personagens bíblicos que foram citados não estavam possuídos, visto o caso de que todos eles “trabalharam” para a pregação do evangelho, contrariando assim o ensinamento popular acerca do trabalho do diabo que é o impedimento da pregação do reino de Deus.