O
ensinamento popular acerca do diabo é que ele é um ser perverso. Tal
ensinamento também afirma que este ser está preocupado em trazer o mal para a
humanidade. O cristianismo popular seguindo uma tradição judaica tardia,
oriunda do dualismo persa crê e ensina nos púlpitos denominacionais que, Deus
opera o bem, ao passo que o diabo opera o mal.
Segundo
o ensinamento cristão popular, acreditar que o diabo possa fazer algo de bom é
uma contradição. Mas, o que dizer de um diabo evangelista? Mt. 8.28-29 (Tendo ele chegado à outra
margem, à terra dos gadarenos, vieram-lhe ao encontro dois endemoninhados,
saindo dentre os sepulcros, e a tal ponto furiosos, que ninguém podia passar
por aquele caminho. E eis que gritaram: Que temos nós contigo, ó Filho de Deus!
Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo?)
Lc. 8.28 (E, quando viu a Jesus, prostrou-se diante dele, exclamando e dizendo em
alta voz: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Rogo-te que não
me atormentes.)
Os
versos nos mostram que o trabalho de “evangelista” o qual cabe ao homem de Deus
foi também realizado pelo diabo, o mais interessante foi que naqueles dias nos
primórdios do cristianismo, quando muitos não visavam em Jesus o messias,
quando muitos judeus o rejeitavam, o diabo fez o trabalho de evangelista.
Não tem
cabimento que o demônio se converta em apóstolo, o menos que se pode esperar é
que o diabo de testemunho da messianidade de Jesus. O cristianismo popular
jamais aceitaria que o diabo confessasse a Cristo, mas foi o que aconteceu.
Outro fato interessante aconteceu nos dias de Paulo está registrado em Atos 16.16-17.
“Aconteceu que, indo nós para o lugar de oração, nos saiu ao encontro uma
jovem possessa de espírito adivinhador, a qual, adivinhando, dava grande lucro
aos seus senhores. Seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes
homens são servos do Deus Altíssimo e vos anunciam o caminho da salvação.”
Aqui
literalmente o “demônio” torna-se um grande evangelista. Ora, dizer que o
demônio fez isso é contradizer o argumento popular sobre o diabo, pois se
espera que o diabo negue a Deus e tudo aquilo que está relacionado com a
bíblia. O verso nos diz que a jovem estava possuída por um espírito
adivinhador, ou espírito de pitão, na mitologia grega, nome da serpente ou dragão Pitiã que
habitava na região de Pito, junto ao Parnasso em Focis. Diz-se ter
ela guardado o oráculo de Delfos. Foi eliminada por Apolo.
Naturalmente
não nego o acontecimento registrado em atos, nego, no entanto que a jovem
estivesse realmente possuída. A grande maioria das pessoas em todas as épocas,
quando não podem detectar um acontecimento físico atribuem então a forças
espirituais, no primeiro século não foi diferente, as pessoas apesar de serem
santas não estavam obrigadas a compreender tudo, Paulo foi um evangelista,
falou a linguagem da sua época, associou o acontecimento ao ensinamento popular da época.
Até
mesmo a medicina desconhecia (e desconhece) casos complexos e atribuía tais
acontecimentos a questões espirituais. O mesmo acontece atualmente, os líderes
religiosos, muitos na ignorância e outros com “esperteza” acrescentam na mente
do povo que o inimigo é espiritual e maligno, e o povo pessimista e envolvido
com superstição, aceita tal ensinamento e acabam sendo vitimas do sistema. Uma
questão muito simples de se entender, quando um “possuído” nas ditas
denominações torna-se “liberto das garras do diabo” qual a sua reação
fisiológica? O que ele (a) quer de imediato? Descansar, e se refazer
fisicamente, o esgotamento foi severo, então o organismo precisa se recuperar.
Bem, caso fosse um ser espiritual que estivesse operado toda aquela contorção,
toda aquela “ginástica” porque estaria o pobre oprimido cansado?
Ora,
devemos saber definir o que é espiritual do físico, devemos saber definir o que
é milagre daquilo que é meramente humano. A realidade humana é uma só, aquilo
que não se consegue explicar atribui ao espiritual. Evidencias bíblicas que os
textos que foram citados não podem ser entendidos ao “pé da letra”.
Pelo
simples fato de que segundo a teologia e ensinamento popular diz sobre o
verdadeiro papel do diabo, em outras palavras nunca, o diabo pode fazer uma
propaganda em favor de Cristo e da bíblia. O mais lógico era que os personagens
“endemoninhados” dissessem ao contrário, ou seja, certo seria “eles” terem
dito: o que eles irão dizer (sobre o evangelho) não deem ouvidos.
Naturalmente
acredito piamente nos acontecimentos tanto dos evangelhos quanto no que está em
atos 16.16-17 só discordo da interpretação do fenômeno que acometeu aquelas
pessoas, e baseado no ensinamento sobre a malignidade do diabo tenho apoio para
não acreditar que o "diabo" daqueles episódios tenham se tornado evangelistas.
Nos versos bíblicos citados todos foram curados, isto é, eram doentes,
precisavam de cura física, e foi isso mesmo que aconteceu. Reparem que o verso
não cita uma cura espiritual, apenas uma cura física.
Alguns
parapsicólogos (ciência) acreditam que o caso desses personagens bíblicos se
deu pela HIP hiperestesia Indireta do Pensamento. Hiperestesia HIPER vem
do grego (HYPÉR), que significa super posição, superior. ESTESIA é
derivado de ESTESE, uma palavra de origem grega; (AISTHESIS), que significa sensibilidade.
Sim, é um assunto cientifico, não estou trocando o espiritual pelo cientifico,
não mesmo. Porém, os personagens bíblicos que foram citados não estavam
possuídos, visto o caso de que todos eles “trabalharam” para a pregação do
evangelho, contrariando assim o ensinamento popular acerca do trabalho do diabo
que é o impedimento da pregação do reino de Deus.