Enoque,
Moisés e Elias, onde estão? Para a maioria das denominações cristãs, estes e
outros personagens bíblicos estão no céu; acreditam que ao menos existe suporte
bíblico para confirmar que esses três personagens estão no céu. Rm. 5.12. "Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e
pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque
todos pecaram."
Algumas
questões interessantes: segundo a bíblia a morte existe por causa do pecado, o
próprio verso bíblico nos confirma isso. Apesar de terem sido homens santos
(separados,) heróis da fé, mesmo assim, será que estes três personagens
bíblicos viveram sem pecado? Não! Não viveram sem pecado. E se não viveram sem
pecado logo foram alvos da morte é a bíblia quem diz.
A bíblia
diz que todos pecaram. Rm. 3.23. “pois todos
pecaram e carecem da glória de Deus.” É válido lembrar também que nós somos
pecadores não porque pecamos, mas pecamos porque somos pecadores. I Co. 15.22. “Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão
vivificados em
Cristo.” Novamente a bíblia nos confirma
que em Adão todos morrem.
Outro
texto que nos fala que todos morrem se encontra em Hb. 9.27. “E, assim como aos homens está
ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo.” (Ordenado apokeimai)
é o mesmo que está reservado a espera
de. O interessante é que em nenhum lugar da bíblia está dizendo que todos com
exceção de Enoque, Moisés e Elias morreram, pelo contrário, diz que todos
experimentarão a morte, com exceção daqueles que são de Cristo na sua vinda. I Ts. 4.17. “Depois, nós, os vivos, os que ficarmos,
seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do
Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.”
Muito
dirão: mas o próprio Jesus não ressuscitou os mortos, outros profetas e
apóstolos não fizeram o mesmo? é uma realidade, só que nós devemos de responder
esta pergunta com outra pergunta: todos que foram ressuscitados estão vivos
hoje? claro que não. O que ocorreu foi uma demonstração do poder de Deus sobre
a morte, e uma representação do reino de Cristo que será implantado.
Isso
quer nos dizer que o único que ressurgiu para a verdadeira vida, ou seja, onde
a morte não mais domina, foi Jesus Cristo. I
Co. 15.20. “Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre
os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem.” At. 26.23. “Isto é, que o Cristo devia padecer e, sendo o primeiro da ressurreição dos
mortos, anunciaria a luz ao povo e aos gentios.”
Co. 1.18. “Ele é a cabeça do
corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em
todas as coisas ter a primazia.” Ap. 1.5. “E da parte de
Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis
da terra...”
Então como dizer que Cristo fez-se primícia dentre
os mortos se admitirmos que outros já ressurgiram para a eternidade antes mesmo
de Cristo?
Mt. 17. 1-3. “Seis dias depois,
tomou Jesus consigo a Pedro e aos irmãos Tiago e João e os levou, em
particular, a um alto monte. E foi transfigurado diante
deles; o seu rosto resplandecia como o sol, e as suas vestes tornaram-se
brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias,
falando com ele.”
Para
tentarem provar que Moisés, e Elias estão no céu os textos lidos acima são
utilizados. Devemos entender que a transfiguração ocorrida nada mais foi do que
uma representação da glória do Messias no seu reino, onde naturalmente não só
Moisés e Elias como muitos outros estarão participando como súditos, no reino
milenar de Cristo.
Mateus
17.9 nos declara que o que os discípulos viram no monte da transfiguração não
foi uma realidade literal, mas sim uma visão do Cristo glorificado no seu
reino. Mt.17. 9. “E, descendo eles
do monte, ordenou-lhes Jesus: A ninguém conteis a visão, até que o Filho do
Homem ressuscite dentre os mortos.”
O próprio Cristo disse para os discípulos que
eles tiveram uma visão. Como disse anteriormente o contexto do capítulo nos
mostra uma visão do Cristo glorificado no seu reino. Dt. 34.5-6. “Assim, morreu ali Moisés, servo do Senhor,
na terra de Moabe, segundo a palavra do Senhor.
Este o sepultou num vale, na terra de Moabe, defronte de Bete-Peor; e ninguém
sabe, até hoje, o lugar da sua sepultura.”
A bíblia
diz que Moisés foi sepultado, nada mais. O mesmo ocorre no episódio de Enoque, Gn. 5.24. “Andou Enoque com
Deus e já não era, porque Deus o tomou para si.” Neste verso nada revela
sobre o paradeiro de Enoque, só nos é dito que Deus o tomou, pergunto: o fato
de estar escrito: e Deus o tomou me dá o direito de dizer que Deus o levou para
o céu? Não. Hb. 11.5 “Pela fé, Enoque
foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara.
Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus.”
O autor
de hebreus confirma que Deus o trasladou, a pergunta continua: trasladou para
onde? a bíblia diz? não podemos trabalhar com o texto bíblico em cima de
suposições, se entendermos que Enoque está no céu baseado nesta declaração de
hebreus nós iremos encontrar algumas contradições no próprio capítulo onze de
hebreus. Vejamos:
Quando o
autor descreve a trajetória e a importância dos heróis da fé como testemunho
para nós ele começa citando o primeiro herói da fé, Abel; e daí sucessivamente
passa por vários outros, cita também Enoque, o interessante é que o verso treze
do capítulo onze diz que todos estes morreram, sem terem recebido as promessas.
Hb. 11.13 “Todos estes morreram na fé, sem ter obtido as promessas; vendo-as, porém,
de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre
a terra.
Que
promessas? A imortalidade, o novo reino onde habitará a justiça e a paz. Outro
fato interessante é que o autor disse que todos estes morreram, sem exceções, continua
dizendo que todos estes, apesar de terem tido testemunho pela fé, não
alcançaram a promessa.
Existe
uma questão interessante sobre o relato da trasladação de Elias. II Rs. 3.7-11. “Mandou dizer a Josafá, rei de Judá: O rei de Moabe se revoltou contra mim;
irás tu comigo à guerra contra Moabe? Respondeu ele: Subirei; serei como tu és
o meu povo, como o teu povo, os meus cavalos, como os teus cavalos. Então,
perguntou Jorão: Por que caminho subiremos? Respondeu ele: Pelo caminho do
deserto de Edom. Partiram o rei de Israel, o rei de Judá e o rei de Edom; após sete dias de
marcha, não havia água para o exército e para o gado que os seguiam. Então,
disse o rei de Israel: Ai! O Senhor
chamou a estes três reis para os entregar nas mãos de Moabe. Perguntou,
porém, Josafá: Não há, aqui, algum profeta do Senhor,
para que consultemos o Senhor por
ele? Respondeu um dos servos do rei de Israel: Aqui está Eliseu, filho de
Safate, que deitava água sobre as mãos de Elias.” Este verso nos mostra que Eliseu esteve presente com Josafá,
rei de Judá e com Jorão filho de Acabe rei de Israel. E neste episódio os
servos do rei de Israel disseram para Josafá que Eliseu derramava água nas mãos
de Elias, isso significa que nesta época Eliseu não era mais servo do profeta
Elias, mais sim o próprio profeta substituto de Elias.
II Rs. 8. 16 e 17 “No ano quinto do reinado de
Jorão, filho de Acabe, rei de Israel, reinando ainda Josafá em Judá, começou a
reinar Jeorão, filho de Josafá, rei de Judá. Era ele da idade
de trinta e dois anos quando começou a reinar e reinou oito anos em Jerusalém.”
Estes
versos nos mostram que reinando Jorão filho de Acabe rei de Israel, Josafá e
Jeorão seu filho reinavam em
Judá. O que temos visto é que nesta época o profeta já era
Eliseu, pois Elias já deixara de atuar. II
Cr. 21. 1. “Descansou Josafá com seus pais e foi
sepultado com eles na Cidade de Davi; e Jeorão, seu filho, reinou em seu
lugar.”
Nesta
época Elias, já havia deixado o seu ministério, II Rs. 3.14. “Disse Eliseu: Tão certo como
vive o Senhor dos Exércitos, em
cuja presença estou, se eu não respeitasse a presença de Josafá, rei de Judá,
não te daria atenção, nem te contemplaria. O verso nos mostra que Josafá ainda em vida, o profeta já
era Eliseu.
Após a
morte de Josafá o reino de Judá continuou com seu filho Jeorão, o capítulo 21
de segunda crônicas diz que Jeorão foi um péssimo rei, e não andou nos caminhos
de seu pai Josafá; o que nos surpreende é que após o arrebatamento de Elias, e
Eliseu ficar no seu lugar, depois mesmo de Josafá reinar e por fim morrer,
Jeorão da sequência as abominações e impiedades de seu sogro Acabe, Jeorão se
surpreende pois recebe uma carta do profeta Elias.
II Cr. 21.12-13 “Então, lhe chegou às mãos uma carta do profeta Elias, em que estava
escrito: Assim diz o Senhor, Deus
de Davi, teu pai: Porquanto não andaste nos caminhos de Josafá, teu pai, e nos
caminhos de Asa, rei de Judá, mas andaste nos caminhos dos reis de Israel, e
induziste à idolatria a Judá e os moradores de Jerusalém, segundo a idolatria
da casa de Acabe, e também mataste a teus irmãos, da casa de teu pai, melhores
do que tu.”
Resta
uma pergunta: onde estava Elias, esta carta terá vindo do céu? Naturalmente
não. O que temos visto pelos relatos bíblicos é que com exceção de Jesus
ninguém subiu ao céu, nem Enoque nem Moisés, nem Elias e nem Maria.