segunda-feira, 21 de outubro de 2013

O materialismo e suas limitações.

O conceito filosófico acerca do materialismo onde é dito que as pessoas são influenciadas e moldadas segundo os ditames regentes da época é uma realidade inconfundível, vivemos em um período da história onde a espiritualidade tem cada vez mais perdendo espaço para o materialismo, e essa “opção” se dá devido ao vazio existente instalado na mente de bilhões de pessoas. Lamentavelmente Deus não faz parte da grande maioria que habita sobre a terra, outros “tratam” a Deus como se ao invés dEle ser o Senhor como sendo Ele um servo, uma espécie de salvo conduto nas horas de angustia.

Segundo a bíblia, exceto em caso de conversão quando um materialista cético clamar na sua angustia o que irá acontecer? Tirando do seu contexto e utilizando para esses dias Jr. 11.14 (Tu, pois, não ores por este povo, nem levantes por eles clamor nem oração; porque não os ouvirei quando eles clamarem a mim, por causa do seu mal.) fica claro que Deus não é uma espécie de gênio da lâmpada que vem realizar os mais variados desejos.

Percebe-se claramente que o deus que está sendo cultuado na era materialista e pelos materialistas é o deus ego. Muitos dirão: - Ele é o tal, “não se preocupa com o material”, vive sem querer prosperar... Lógico que não, tenho os meus defeitos, e também preciso do material para sobreviver; igual a todos busco prosperidade, mas só não cultuo o deus ego, busco ao Deus da bíblia em toas as circunstancias, não espero os momentos críticos.

Outro problema sério é que mesmo entre os professos cristãos existe a conformação ao materialismo. Fato também é que os materialistas escarnecem dos cristãos dizendo que eles os cristãos precisam da religião como ópio a fim de amenizar as suas desilusões, mas cabe então uma pergunta: por que não são todos os cristãos que são desiludidos? Porque muitos cristãos apesar de poderem não se iludam com o materialismo, quer em pequena ou larga escala, mesmo que utilizem do material não faz dele um fim para si.

O grande problema não é buscar os objetivos materiais, mas sim negar a existência do espiritual. Para os materialistas que só enxergam o material que é completamente corruptível na sua essência  fica difícil compreender além dessa perspectiva, para eles não existe o espiritual que é eterno II Co. 4.18 (Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.)

Não se pode de forma nenhuma fazer uma acusação contra a espiritualidade de quem quer que seja, haja vista que este é um problema estritamente espiritual, não se pode exigir de alguém aquilo que ela não possui, isso é bem definido na bíblia, I Co. 2.14 (Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.)

Nem mesmo o ateu na sua “fúria” desembestada pode ser coagido a aceitar aquilo que ele não consegue ver, o homem (termo genérico) na sua existência natural estão biologicamente vivos, ao passo que espiritualmente estão mortos, as “coisas” de Deus lhes causam repulsa não são atraídos por nada que seja de ordem espiritual (bíblica). Falando para pecadores os quais foram espiritualmente ressuscitados Paulo diz,  Ef. 2.1   (Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados.) 

O verso dois e três continua dizendo quem e como se encontra nesta morte espiritual, rejeitando a palavra De Deus, até mesmo com ira, e blasfêmias   Ef. 2. 2-3 (Nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.)

O príncipe deste mundo não é o diabo popular que o povo acredita ser, mas sim todo aquele que na esfera de “poder” seja ele qual for, contribui, permite, incita e aprova as obras da carne, a qual o homem natural, materialista está ligado, em outras palavras é chamado de curso deste mundo onde impera é a inclinação da carne, vale salientar que todos éramos assim, resistentes a vontade de Deus, descrentes ao apelo do evangelho.

Qualquer pessoa que olha para os bens e valores deste mundo almeja para si, todos indistintamente. Aqueles que possuem os recursos materiais que lhes proporciona uma vida prospera são tidos como os bem aventurados, os “iluminados” deste mundo. Que o dinheiro trás conforto e na maioria das vezes proporciona um bem estar eficaz não resta a menor dúvida, mas fazer apologia para isso é sem dúvida uma falta de espiritualidade pertencente aos materialistas; não, não é recalque. Como disse nas linhas acima, o homem natural materialista não possui nenhuma visão do espiritual, sendo assim o prazer e a sua ambição só pode está embasada naquilo que lhe é próprio, o que é espiritual lhe causa repulsa.

Atente agora para o seguinte fato descrito na parábola de um homem rico encontrado no evangelho de Lucas, Lc. 12.16-20 (O campo de um homem rico produziu com abundância. E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos? E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens. Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?)

O que Jesus disse além de outras coisa foi que o material não vai além túmulo, essa é a realidade, não importa quanto a pessoa possua. Lhes digo sem medo de errar, se os materialistas aqueles que são bem sucedidos são tidos como bem aventurados, como os privilegiados, o que dizer daqueles que naturalmente nascem mortos para Deus, mas que pela sua misericórdia são chamados para o reino eterno? O verso diz: Ele vos deu vida...

Digo com toda a certeza que os chamados para ver o mundo espiritual são tidos não pelos materialistas, nem mesmo pelos ateus, (eles não compreendem isso) mas pelos que conhecem Cristo, como sendo a elite, escolhidos por Deus antes da fundação do mundo Ef. 1.4 (Assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor.) Hb. 9.15 (Por isso mesmo, ele é o Mediador da nova aliança, a fim de que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia sob a primeira aliança, recebam a promessa da eterna herança aqueles que têm sido chamados.)


A “elite” do material irão todos passar, inclusive eles mesmo estão percebendo isso, a degradação material é patente para todos, nada além túmulo. A eleição de Deus para a elite que Ele Deus escolheu, não é percebida, e nem mesmo almejada, mas não faz diferença, como disse o próprio Jesus, quem tem olhos para ver e ouvidos para ouvir assim seja.