terça-feira, 1 de outubro de 2013

Deus tem um lugar exclusivo de culto?

Os cristãos da atualidade e acredito que de todas as épocas tem e tiveram a mesma preocupação da mulher samaritana, que estando com Jesus fez a seguinte pergunta: Jo. 4. 20. (Nossos pais adoravam neste monte vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar.) Qual foi a resposta de Jesus? Jo. 4.21 (Disse-lhe Jesus: Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai.)

É significativa então a preocupação, pensamos que às vezes Deus requer de nós um lugar exclusivo, tanto é assim que as denominações cristãs gastam grande parte dos seus fartos recursos financeiros embelezando os seus suntuosos templos. E esse pensamento errôneo faz com que nós tenhamos uma visão errada da presença de Deus, ou seja, muita das vezes pensamos que Deus está presente em nossas vidas só quando estamos em um templo feito de tijolos.

Em outras palavras muitos aceitam a idéias de que Deus só está dentro de templos. Na grande maioria das vezes perdemos a noção de que Deus está em todos os lugares e não só dentro de um templo feito de tijolo. Na verdade a bíblia nos mostra o contrário disso; 2ª Sm. 7.7 (Em todo lugar em que andei com todos os filhos de Israel, falei, acaso, alguma palavra com qualquer das suas tribos, a quem mandei apascentar o meu povo de Israel, dizendo: Por que não me edificais uma casa de cedro?)
                
At.7.49 (O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés; que casa me edificareis, diz o Senhor, ou qual é o lugar do meu repouso?) Deus não requer de nós uma casa exclusiva para culto, não é o local que determina o culto mais sim a espiritualidade e a própria noção da presença de Deus. Jo. 4.23 (Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.)
  
Não devemos nos preocupar com templos, devemos nos preocupar se estamos na presença de Deus. Mt. 6. 6 (Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.)
         
O templo feito de tijolos tem objetivos positivos para a adoração, entre eles é reunir em um lugar físico os membros que tem em comum uma crença estabelecida, porém para ter um encontro com Deus o templo de tijolos é desnecessário. Alguém poderá dizer, - na igreja somos mais reverentes... O problema não está no lugar, mas sim na pessoa, o que falta na realidade é a noção do que estamos fazendo, e em se tratando de horário de culto não podemos perder a noção pelo fato de não estarmos em um aglomerado de gente dentro de um templo.

O fato é que após aquela declaração de Jesus para a mulher samaritana, Deus continua contando com os verdadeiros adoradores. Quem são os verdadeiros adoradores? (1) OS VERDADEIROS ADORADORES SÃO AQUELES QUE CONHECEM A DEUS E SÃO CONHECIDOS POR DEUS. Deus não vive numa busca desenfreada por qualquer tipo de adorador que o adore de qualquer maneira. Ele é e sempre será adorado de verdade por aqueles que verdadeiramente lhe pertencem.

O verbo grego zhte/w (procurar, buscar) sugere exatamente isso. O Pai busca seus eleitos com o intuito de torná-los seus adoradores. Lembremos da história do profeta Elias e de seu lamento. Por duas vezes ele se queixou a Deus. I Rs. 19.14.  (Ele respondeu: Tenho sido em extremo zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida.)
               
É como se Elias dissesse assim para Deus: "Senhor, está um caos tremendo em Israel, e eu mesmo não vejo solução para esse país. E tem mais, o Senhor também está com um problemão porque ninguém mais pensa em te adorar, a não ser eu é claro". Qual foi a resposta de Deus ao profeta? I Rs. 19.18. (Também conservei em Israel sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que o não beijou.)
            
Mais tarde o apóstolo Paulo utiliza esse episódio para falar do futuro de Israel: Rm 11.1-6. Ainda hoje o Senhor conta com o remanescente fiel, não só de judeus, mas também de gentios que formam juntos, a verdadeira igreja do Deus vivo. Portanto, não se iluda o Senhor conhece os que lhe pertencem. 2 Tm 2.19 (Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem.)

Não se esqueça: É importante e fundamental conhecer a Deus para que ele seja verdadeiramente adorado, porém, mais importante do que conhecer a Deus é ser conhecido por Deus. Tito 1.16 (No tocante a Deus, professam conhecê-lo; entretanto, o negam por suas obras; é por isso que são abomináveis desobedientes e reprovados para toda boa obra.)


Portanto, não se ufane dizendo que pertence a “igreja” antes veja se és a verdadeira. A palavra adorar em João 4.23 é Proskuneo e significa expressão de profunda reverência, ajoelhar-se ou prostrar-se, prestar homenagem ou reverência a alguém, seja para expressar respeito ou para suplicar, usado para reverência a pessoas e seres de posição superior.