segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

A falida analogia do ovo para ilustrar a trindade.

Dias atrás ao entrar em uma loja de materiais para construção me deparei com um pastor evangélico discursando para o proprietário da loja. Ele fazia uma analogia entre o ovo e a trindade, fique ouvindo, e visto que o assunto não me era direcionado nada falei. Lembro-me das palavras do pastor, Ele disse:

- “Podemos utilizar o ovo para fazer uma ilustração da Santíssima Trindade, assim como um ovo é formado por casca, clara e gema e continua sendo apenas UM ovo (e não três ovos), Deus é apenas um, mas formado por três pessoas”. Duas hipóteses que posso levantar com relação a intenção do pastor: (1) ou Ele realmente está equivocado ou (2) Ele está aproveitando da ignorância religiosa das pessoas. 

O credo trinitário diz que apesar de existirem três pessoas na divindade eles são da mesma substância (E a fé universal consiste em venerar um só Deus na Trindade e a Trindade na unidade, sem confundir as pessoas e sem dividir a substância.)

Este ensinamento não vem da bíblia, mas dos padres da igreja, em outras palavras não há apoio bíblico que confirme três pessoas em uma essência, ao contrário nos é dito que existe só uma pessoa que é Deus. (ITm. 2.5)  Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem. Paulo parece está citando um fragmento de um antigo credo ou mais precisamente o shema Israel.

O fato é que o Deus que a bíblia cita é o pai, ao passo que Jesus não é reconhecido como Deus mas como mediador entre Deus e os homens. (I Co. 8.6) Todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ele. Novamente Paulo confirmando que Deus é o pai.

Vimos então que a bíblia nos diz que o pai é Deus, ao passo que a doutrina estabelecida e ratificada  nos concílios de Nicéia e Constantinopla nos diz que a trindade é Deus. Quem está com a razão? Quanto a teoria utilizada por muitos trinitarianos de que podemos usar o exemplo do ovo para provar a trindade não faz sentido.

Acima vimos que o credo trinitario diz que apesar de existirem três pessoas na divindade eles são da mesma substância, ao passo que o ovo não. A casca do ovo é formada fundamentalmente por carbonato de cálcio, já a gema constitui-se  de 49% de água, 65 calorias, mais proteínas, gorduras e outros valores.já a clara é formada predominantemente por água e pela proteína albumina.

Sendo assim, apesar de ser um (ovo) a casca a clara e a gema não são da mesma substancia, portanto o jargão sustentado pelos teólogos trinitarianos serve somente para ludibriar os incautos, contrariando a própria doutrina sustentada por eles.

O mesmo ocorre com a teoria falida a respeito dos três estados da água, liquido sólido e gasoso, naturalmente este ensinamento também não encontra resistência por parte dos fieis trinitários, pelo fato de acreditarem piamente nos seus líderes e professores. A teoria diz o seguinte: “assim como a água pode assumir três aspectos distintos sem, contudo deixar de ser água, assim também Deus pode assumir papeis e funções diferentes, tais como o Pai, o Filho e o Espírito Santo sem deixar de ser Deus.”

A objeção a este ensinamento se dá pelo fato que os estados da água são apenas formas em que a água pode se apresentar e não componentes da água. Assim sendo o que é gelo agora pode ser vapor daqui a pouco, e o que é vapor pode se tornar liquido em breve e vice versa. Essa teoria está mais perto do modalismo do que do trinitarismo onde é ensinado que Deus é apenas uma pessoa (e não três) que se manifestou no Antigo Testamento como o pai, depois como o filho e na era cristã como o Espírito Santo. O mesmo se dá com os três estados da água, liquido vapor e sólido. Acredito que os líderes e teólogos trinitarianos deveriam ser mais prudentes quanto ao ensinamento de certos dogmas.