sábado, 21 de dezembro de 2013

Quem é o "deus" deste século?

2 Coríntios 4.4 diz assim: (Nos quais o deus deste mundo cegou os entendimentos dos incrédulos, para mantê-los de ver a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.) No mundo cristão quando se houve este texto logo vem em mente a idéia do diabo. Porém, o texto original (aramaico) diz assim: "Para aqueles deste mundo cujas mentes foram cegadas por Deus, porque eles não acreditaram." O texto em grego é theos ou Deus, sabe-se também que o minúsculo foi uma convenção adotada no XI século, portanto não existia tal distinção.

Dentro do contexto humano são as trevas que cegam os olhos dos homens, e essa realidade pode ser emprestada para o mundo espiritual e vice e versa. 1 Jo. 2.11. (Aquele, porém, que odeia a seu irmão está nas trevas, e anda nas trevas, e não sabe para onde vai, porque as trevas lhe cegaram os olhos.) Ou seja, não andam segundo a luz da Palavra de Deus. O diabo mítico não pode cegar ninguém, pois há apenas um Deus, não existe “espaço” para dois, portanto o diabo não pode ser deus.

A visão judaica da bíblia e consequentemente de Deus é que não há espaço para um rival, em outras palavras Deus opera todas as coisas. E também vale a pena mencionar que Isaías 6.10 diz que Deus tem o poder de cegar Israel. (Torna insensível o coração deste povo, endurece-lhe os ouvidos e fecha-lhe os olhos, para que não venha ele a ver com os olhos, a ouvir com os ouvidos e a entender com o coração, e se converta, e seja salvo.)
                                              
O Novo Testamento repete isso. Rm. 11.8 diz que Deus (não Satanás) cegou Israel sobre o evangelho (Como está escrito: Deus lhes deu espírito de entorpecimento, olhos para não ver e ouvidos para não ouvir, até ao dia de hoje.) 2 Co. 3.14 (Mas os sentidos deles se embotaram. Pois até ao dia de hoje, quando fazem a leitura da antiga aliança, o mesmo véu permanece, não lhes sendo revelado que, em Cristo, é removido.)
                        
Por estes versos, podemos ver que o deus deste século como sendo o nosso Deus, Ele é Deus e que faz todas as coisas, Ele mesmo envia um erro afim de que as pessoas passem a acreditar em falsidades, esta é a realidade bíblica. 2 Ts. 2.11 (É por este motivo, pois, que Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira.)

Não conhecemos os designos de Deus, naturalmente existem motivos que estão ocultos com e Ele utiliza o que quiser para cumprir os seus propósitos, afinal de contas Deus é Deus, portanto é soberano em suas decisões. Jó. 42.2 (Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.)

A partir do cativeiro babilônico e posteriormente com a influência da cultura grega, Deus passou a ter um rival, “quase à altura”, temido por demais. Esse ser mitológico passou a ser encarregado em operar tudo o que é contrário ao que é bom e reto. No cristianismo popular quando se diz o deus desse mundo ou deste século as mentes são reportadas para Satanás.

Percebe-se em Efésios 4.18 Paulo atribuindo a obscuridade da mente daqueles que não conhecem a Deus, devido à própria natureza pecaminosa não a algum ser do mal. Mesmo se alguém insiste que Satanás existe como um ser pessoal tem de enfrentar a pergunta: Quem criou Satã? Está o seu poder sob o controle de Deus, ou não?

Lc. 11.14 (De outra feita, estava Jesus expelindo um demônio que era mudo. E aconteceu que, ao sair o demônio, o mudo passou a falar; e as multidões se admiravam.) A narrativa em Lucas diz que o demonio era mudo, bem ao menos o menino passou a falar quando ficou curado, já em êxodo nos é dito que não é o diabo quem causa a surdez. Ex. 4.11 (Respondeu-lhe o Senhor: Quem fez a boca do homem? Ou quem faz o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor?)

Não só a bíblia, mas a própria lógica da criação nos demonstra que Deus está no controle. Este mundo, com toda a experiência do mal que ele contém, não é regido por alguém ou algum mal incontrolável. Com isto em mente, deveria ser evidente que "o deus deste mundo" não pode significar que o mundo está sob o controle final de Satanás e não de Deus. Pelo contrário, "o deus deste mundo ou século" [aion] "pode ser entendido como meramente uma personificação de todas as forças deste “século” para frustrar o sucesso da mensagem cristã.

Assim como nos dias atuais a sociedade do primeiro século também era regida pelo princípio do pecado. Além disso, os cientistas os sociólogos e psicólogos confirmaram mais uma vez o ensino bíblico de que a motivação fundamental dos seres humanos é o ego o auto-interesse, o que a Bíblia chama de "Satanás".

O ego é o que motiva as pessoas a nível individual, e, assim, motiva as sociedades. Portanto, é conveniente dizer que "Satanás" é a personificação do pecado humano e também é um termo aplicado para os governos e sociedades como um todo. Certamente, nesse sentido, o Satanás da Bíblia pode ser entendido como "o deus deste mundo". 

Infelizmente muitos mesmo entre os judeus “contaminados” pela influencia pagã atribuíram o inimigo do homem a um ser espiritual, ao passo que o maior inimigo do homem é ele mesmo, ou sua natureza pecaminosa a qual rejeita a Deus e sua instrução.  

No contexto, Paulo vem dizendo em 2 Coríntios 3, que a glória que brilhou no rosto de Moisés, cegou os israelitas para que eles não pudessem ver o verdadeiro espírito da lei que apontavam para Cristo. Da mesma forma, ele argumenta, no capítulo 4, que os judeus do primeiro século não podiam ver "a luz do evangelho de Cristo, comparado a glória da face de Moisés, porque eles ainda estavam cegados pelo deus "deste mundo.

Dentro do contexto do primeiro século e para os judeus, quem era o deus desse século? O príncipe governador o sistema da era judaica, era o "deus" do "mundo”. Note-se que os judeus são descritos gabando-se da lei ...e desonra a Deus... (Romanos 2:17, 24). Para eles, a lei tornou-se o deus de seu mundo. É evidente a partir de como “satã” se “manifestou” At. 9.23 (Decorridos muitos dias, os judeus deliberaram entre si tirar-lhe a vida.)
   
Percebe-se claramente que os judeus do primeiro século eram o principal "Satã" ou literalmente adversário para os primeiros cristãos, especialmente para Paulo. Não houve nenhum ser sobrenatural, tudo foi uma questão de se manter no poder, “eliminaram” por meio dos romanos o Cristo, agora era hora de fazer calar as suas testemunhas, se o povo todo desse ouvido a Paulo e sua pregação, quem nos servirá?


O “deus deste século” pode ser tudo aquilo que nos impossibilita de ver a luz do evangelho de Cristo. Para os judeus do primeiro século vários “deuses” se apresentaram Caifás, o líder judeu daqueles dias, o apego exacerbado a lei, as tradições, tudo cooperou para que a luz não brilhasse nas suas mentes, de uma forma ou de outra isso lhes tornou em satã ou adversário, literalmente alguém que se opõe.