segunda-feira, 6 de junho de 2016

Antropomorfismo, literalismo e a trindade.

O cristianismo ortodoxo oriundo do 4º século tem feito um malabarismo muito grande para sustentar a doutrina de Deus a qual é ensinado por eles. É ensinado que Deus se tornou homem, a fim de partilhar dos sofrimentos da humanidade e assim usar de misericórdia com os mesmos. No entanto a bíblia rechaça este ensinamento, não nos é dito em parte alguma que Deus tenha se tornado carne.

Encontramos na Bíblia vários textos falando a respeito de Deus. É interessante que alguns textos descrevem atitudes e particularidades a respeito Dele que se parecem muito com as particularidades do ser humano, mas nada que afirme que ele tenha se tornado homem, o dogma do Deus homem, do Deus que diminuiu que tomou a natureza humana é extra bíblico, portanto não tem apoio bíblico. Contudo a bíblia usa de uma linguagem figurada para representar Deus, no entanto é apenas uma representação. Vejamos alguns exemplos:

Gn. 6. 6 “Então, se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração.” Deus é descrito aqui se arrependendo, como se tivesse cometido um erro. Ex. 33. 20 “Não me poderás ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá.” Neste verso Deus fala de si mesmo como se tivesse rosto. Sl. 17. 6 “Eu te invoco, ó Deus, pois tu me respondes; inclina-me os ouvidos e acode às minhas palavras.” Já o salmista diz que Deus tem ouvidos.

Mq. 4. 4 “Mas assentar-se-á cada um debaixo da sua videira e debaixo da sua figueira, e não haverá quem os espante, porque a boca do SENHOR dos Exércitos o disse.” Aqui o profeta descreve Deus tendo boca e falando através dela. Estaria a bíblia descrevendo uma literalidade a respeito de Deus? Ou seria uma forma figurada para representar a Deus em que o gênero humano poderia mais facilmente compreende-lo?

Sim, todos os textos descritos acima apresentam o antropomorfismo. Essa expressão significa uma figura de linguagem que apresenta Deus como se Ele tivesse formas humanas, como membros e órgãos. Há também a descrição de Deus como se tivesse sentimentos e emoções como as nossas. Como disse anteriormente esse tipo de descrição é usado para facilitar a nossa compreensão, já que temos um conhecimento apurado do nosso mundo e suas particularidades, e um conhecimento pouco apurado das realidades das coisas de Deus.

Assim, os autores bíblicos utilizaram expressões que facilmente compreendemos para descrever Deus e suas ações na história. Não há meios humanos para descrever Deus pelo fato de a Bíblia deixa claro que Deus é Espírito e, sendo assim, não tem formas humanas. Jo. 4. 24, “Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.”  1ª Rs. 8. 27 Mas, de fato, habitaria Deus na terra? Eis que os céus e até o céu dos céus não te podem conter, quanto menos esta casa que eu edifiquei.”

Sl. 139. 7-10 Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá.” Estes versos descrevem a onipresença de Deus, sendo Deus onipresente e se ele tivesse membros como os seres humanos, qual seria o tamanho da mão de Deus?

Naturalmente seria muito gigantesco pelo fato da bíblia também ensinar que nem mesmo o próprio céu pode contê-lo. Assim sendo a bíblia também ensina que Deus não é ser humano e nem erra para depois se arrepender Nm. 23. 19, “Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?” Qual a relação do antropoformismo e a doutrina de Deus ensinada pelo cristianismo ortodoxo?

O Antropomorfismo ajuda o cristianismo ortodoxo, já à literalidade prejudica-o. Sim, se aceitarmos o ensinamento bíblico a respeito de Deus de uma forma figurada existiria a possibilidade de Deus se tornar homem, mas por outro lado se nem mesmo o céu pode contê-lo como poderia Deus ter se tornado homem? A resposta do cristianismo ortodoxo oriundo do 4º século é: “a bíblia diz que Ele Deus esvaziou-se”. Pode ser, mas será que esse era realmente o ensinamento de Paulo aos Filipenses, quando diz que Jesus se esvaziou?

Em outra postagem tratei este assunto e bem como o entendo. Mas suponhamos que o cristianismo ortodoxo esteja certo sobre aquilo que Paulo estava expressando, podemos afirmar que encontraríamos então a primeira contradição em sua teologia, pois ele Paulo foi enfático em dizer que há um só Deus, a segunda contradição seria ao lermos o verso 9 de Filipenses capítulo 2 o qual diz: “Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome.”

Ora, se Deus exaltou Deus, então não há dúvidas de que existem dois deuses, esta é a conclusão lógica, óbvia e inequívoca. Como não acredito que ele Paulo se contradisse em sua teologia sigo interpretando Filipenses 2.5-11 segundo o modelo que postei anteriormente de que o esvaziamento proferido por Paulo por parte de Jesus foi um aniquilamento de sua própria natureza e vontade.

Mas voltando a questão do antropomorfismo e a improbabilidade de Deus se tornar homem lemos acima o próprio Jesus assegurando que Deus é espírito, seria mais natural Jesus ter dito, “olha Deus é espírito sim, mas também se tornou um ser humano,” por que Jesus não disse isso? Pelo fato dele ler e compreender as escrituras, a qual disse que de fato Deus não habitaria na terra, Jesus não seria contraditório. A bíblia não apresenta a forma de Deus, não existe um meio pelo qual poderia representá-lo.

Percebemos no entanto que mesmo nos dias em que Jesus esteve nesta terra a bíblia representava a Deus como alguém extra físico, por exemplo, o próprio Jesus dizendo que Deus é espírito, João dizendo que Deus é luz, ou seja, ele usa uma linguagem que diferencia Deus dos seres humanos,  1ª Jo. 1. 5Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma.”  

Esta luz está em conformidade com o que Paulo diz a 1ª Timóteo 6. 16 “O único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém! A questão extra humana pode ser também percebida na imortalidade atribuída somente a Deus, visto que neste caso mesmo Jesus apesar de ter sido ressuscitado já tinha experimentado a morte.

E o restante do verso apoia a literalidade da apresentação de quem é Deus, ou seja, Deus é espírito, infinito e que homem algum já o viu nem mesmo é capaz de ver. Se valendo da linguagem figurada, a bíblia diz que os homens viram a Deus, Gn. 32. 30 “Àquele lugar chamou Jacó Peniel, pois disse: Vi a Deus face a face, e a minha vida foi salva.”  No entanto Paulo usando da literalidade para expressar sua teologia, disse que ninguém viu a Deus, ora todos sabem que Jesus foi visto por milhares de pessoas. 

Não foi intuito de Paulo dizer que Jesus era Deus, caso contrário ele teria dito: “Deus a quem os homens  viram nos dias de sua carne, mas, não nos dias de sua glória.”  Não é isso que a bíblia apresenta sobre Deus e seu ser. Deus é indescritível, Soberano, Eterno, espírito, imortal, e invisível. 

Evandro.