O
cristianismo ortodoxo oriundo do 4º século tem feito um malabarismo muito
grande para sustentar a doutrina de Deus a qual é ensinado por eles. É ensinado
que Deus se tornou homem, a fim de partilhar dos sofrimentos da humanidade e
assim usar de misericórdia com os mesmos. No entanto a bíblia rechaça este
ensinamento, não nos é dito em parte alguma que Deus tenha se tornado carne.
Encontramos
na Bíblia vários textos falando a respeito de Deus. É interessante que alguns
textos descrevem atitudes e particularidades a respeito Dele que se parecem
muito com as particularidades do ser humano, mas nada que afirme que ele tenha
se tornado homem, o dogma do Deus homem, do Deus que diminuiu que tomou a
natureza humana é extra bíblico, portanto não tem apoio bíblico. Contudo a bíblia
usa de uma linguagem figurada para representar Deus, no entanto é apenas uma
representação. Vejamos alguns exemplos:
Gn. 6. 6 “Então, se arrependeu o SENHOR de
ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração.” Deus é descrito
aqui se arrependendo, como se tivesse cometido um erro. Ex. 33. 20 “Não me poderás ver a face, porquanto
homem nenhum verá a minha face e viverá.” Neste verso Deus fala de si mesmo
como se tivesse rosto. Sl. 17. 6 “Eu te invoco, ó Deus, pois tu me respondes;
inclina-me os ouvidos e acode às minhas palavras.” Já o salmista
diz que Deus tem ouvidos.
Mq. 4. 4 “Mas assentar-se-á cada um debaixo da sua
videira e debaixo da sua figueira, e não haverá quem os espante, porque a
boca do SENHOR dos Exércitos o disse.” Aqui o profeta descreve Deus
tendo boca e falando através dela. Estaria a bíblia descrevendo uma
literalidade a respeito de Deus? Ou seria uma forma figurada para representar a
Deus em que o gênero humano poderia mais facilmente compreende-lo?
Sim, todos
os textos descritos acima apresentam o antropomorfismo. Essa expressão
significa uma figura de linguagem que apresenta Deus como se Ele tivesse formas
humanas, como membros e órgãos. Há também a descrição de Deus como se tivesse
sentimentos e emoções como as nossas. Como disse anteriormente esse tipo de
descrição é usado para facilitar a nossa compreensão, já que temos um
conhecimento apurado do nosso mundo e suas particularidades, e um conhecimento
pouco apurado das realidades das coisas de Deus.
Assim,
os autores bíblicos utilizaram expressões que facilmente compreendemos para
descrever Deus e suas ações na história. Não há meios humanos para descrever
Deus pelo fato de a Bíblia deixa claro que Deus é Espírito e, sendo assim, não
tem formas humanas. Jo. 4. 24, “Deus é espírito; e importa que os seus
adoradores o adorem em espírito e em verdade.” 1ª Rs.
8. 27 “Mas, de fato,
habitaria Deus na terra? Eis que os céus e até o céu dos céus não te podem
conter, quanto menos esta casa que eu edifiquei.”
Sl. 139. 7-10 “Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá
estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da
alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de
guiar a tua mão, e a tua destra me susterá.” Estes versos descrevem a onipresença
de Deus, sendo Deus onipresente e se ele tivesse membros como os seres humanos,
qual seria o tamanho da mão de Deus?
Naturalmente seria muito gigantesco pelo fato da bíblia
também ensinar que nem mesmo o próprio céu pode contê-lo. Assim sendo a bíblia também ensina que Deus não é ser humano
e nem erra para depois se arrepender Nm.
23. 19, “Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se
arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o
cumprirá?” Qual a relação do antropoformismo e a doutrina de Deus ensinada
pelo cristianismo ortodoxo?
O Antropomorfismo
ajuda o cristianismo ortodoxo, já à literalidade prejudica-o. Sim, se
aceitarmos o ensinamento bíblico a respeito de Deus de uma forma figurada
existiria a possibilidade de Deus se tornar homem, mas por outro lado se nem
mesmo o céu pode contê-lo como poderia Deus ter se tornado homem? A resposta do
cristianismo ortodoxo oriundo do 4º século é: “a bíblia diz que Ele Deus esvaziou-se”. Pode ser, mas será que
esse era realmente o ensinamento de Paulo aos Filipenses, quando diz que Jesus
se esvaziou?
Em outra
postagem tratei este assunto e bem como o entendo. Mas suponhamos que o
cristianismo ortodoxo esteja certo sobre aquilo que Paulo estava expressando,
podemos afirmar que encontraríamos então a primeira contradição em sua
teologia, pois ele Paulo foi enfático em dizer que há um só Deus, a segunda
contradição seria ao lermos o verso 9 de Filipenses capítulo 2 o qual diz: “Pelo que também
Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome.”
Ora, se Deus exaltou Deus, então não há dúvidas de que
existem dois deuses, esta é a conclusão lógica, óbvia e inequívoca. Como não
acredito que ele Paulo se contradisse em sua teologia sigo interpretando
Filipenses 2.5-11 segundo o modelo que postei anteriormente de que o
esvaziamento proferido por Paulo por parte de Jesus foi um aniquilamento de sua
própria natureza e vontade.
Mas voltando a questão do antropomorfismo e a
improbabilidade de Deus se tornar homem lemos acima o próprio Jesus assegurando
que Deus é espírito, seria mais natural Jesus ter dito, “olha Deus é espírito sim, mas também se tornou um ser humano,” por
que Jesus não disse isso? Pelo fato dele ler e compreender as escrituras, a
qual disse que de fato Deus não habitaria na terra, Jesus não seria
contraditório. A bíblia não apresenta a forma de Deus, não existe um meio pelo
qual poderia representá-lo.
Percebemos no entanto que mesmo nos dias em que Jesus esteve nesta
terra a bíblia representava a Deus como alguém extra físico, por exemplo, o
próprio Jesus dizendo que Deus é espírito, João dizendo que Deus é luz, ou seja,
ele usa uma linguagem que diferencia Deus dos seres humanos, 1ª Jo.
1. 5 “Ora, a mensagem que, da parte
dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva
nenhuma.”
Esta luz
está em conformidade com o que Paulo diz a 1ª
Timóteo 6. 16 “O único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem
algum jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém! A questão extra humana pode ser
também percebida na imortalidade atribuída somente a Deus, visto que neste caso
mesmo Jesus apesar de ter sido ressuscitado já tinha experimentado a morte.
Não foi intuito de Paulo dizer que Jesus era
Deus, caso contrário ele teria dito: “Deus
a quem os homens viram nos dias de sua
carne, mas, não nos dias de sua glória.”
Não é isso que a bíblia apresenta sobre Deus e seu ser. Deus é
indescritível, Soberano, Eterno, espírito, imortal, e invisível.
Evandro.
Evandro.