sexta-feira, 20 de maio de 2016

Um só Deus e um só Senhor.

A minha insistência contra a doutrina da trindade não está vinculada a nenhum tipo de crítica a qualquer denominação religiosa ou mesmo direcionada a pessoas específicas. A questão é puramente teológica, em suma não faço por partido ou mesmo por intrigas pessoais, mas com o intuito de usar a bíblia e a lógica e ver se assim posso compreender a literalidade das escrituras no tocante a sua apresentação do ser de Deus.

Vários versos bíblicos podem ser usados a fim de demonstrar que Deus é uno na literalidade da palavra, no entanto, existem aqueles versos que sobressaem em suas afirmações e entre eles está 1ª Co. 8. 5-6 Porque, ainda que há também alguns que se chamem deuses, quer no céu ou sobre a terra, como há muitos deuses e muitos senhores, todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ele.”

Paulo dirigindo-se a igreja que se encontrava na cidade de Corinto a qual era repleta de vários deuses aludiu dizendo que o fato de existirem muitos deuses e muitos senhores isso não representava nada para o ensinamento judaico cristão de que havia somente um Deus, o pai, e um só senhor Jesus Cristo. Fazer essa diferenciação é muito importante, a bíblia é incisiva, um só Deus, o pai, e um só senhor, Jesus Cristo. Este é o ensinamento bíblico, este é o pensamento de Paulo e de todos os evangelistas, ensinar que existe um só Deus e um só senhor.

A mentalidade cristã insiste dizendo que não existe diferenciação, o cristianismo “ortodoxo” oriundo do 3º século afirma que a palavra grega Kyrios ou Kurios que se traduz como senhor é aplicado para Deus. À palavra kurios vem de kuros e significa supremacia, ora, mediante o ensinamento bíblico Jesus tem e terá supremacia sobre os seres humanos, no entanto isso não quer dizer que ele seja Deus, lembre-se, um só Deus e um só senhor, conforme 1ª Coríntios 8. 5-6.    

Ainda sobre a palavra Kyrios ou Kurios significa entre outras coisas “comandante, autoridade, ditador, dono e senhor, mestre, no sentido de quem está no comando e Senhor como pronome de tratamento, indicando respeito. Quanto a questão referente à palavra Senhor, com S maiúsculo é apenas uma questão de tradução, desconhecendo isso muitos alegam dizendo: “bem, quando a palavra Senhor se refere a Jesus deve sim conter o S maiúsculo”. O problema é que o NT. não foi escrito em português, mas em grego, e no grego não há maiúsculo.

Isto significa que a palavra Kyrios ou Kurios não é direcionada para Deus ou alguma divindade, por exemplo, Mt. 28.6 E o senhor daquele servo, compadecendo-se, mandou-o embora e perdoou-lhe a dívida”. O senhor do servo incompassivo relatado na parábola por Jesus é Kyrios ou Kurios e nem por isso ele é Deus. Mt. 20.8Ao cair da tarde, disse o senhor da vinha ao seu administrador: Chama os trabalhadores e paga-lhes o salário, começando pelos últimos, indo até aos primeiros”.

O mesmo podemos destacar com relação ao senhor da vinha, a palavra senhor deste homem da parábola também é Kyrios, a única diferença é que o s não foi traduzido em maiúsculo; e é somente por isso que ele não pode ser considerado Deus? Não podemos nos ater a palavras maiúsculas e minúsculas, não devem ser elas a referencia de quem ou o que é Deus.  

Infelizmente isso tem acontecido, para tentar provar a divindade de Jesus às tradutoras tem feito acréscimo e decréscimo, um exemplo disso é Jo. 8.40 na Almeida Revista e corrigida, diz: “Mas, agora, procurais matar-me a mim, homem que vos tem dito a verdade que de Deus tem ouvido; Abraão não fez isso”. O mesmo verso na Revista e Atualizada “Mas agora procurais matar-me, a mim que vos tenho falado a verdade que ouvi de Deus; assim não procedeu Abraão”. A palavra  homem foi suprimida, pois o intuito é demonstrar que Jesus é Deus, ademais se Jesus nunca disse ser Deus o ideal ao menos é demonstrar que ele não é homem e deixar a impressão que ele é Deus.

A omissão pode ser vista também no verso de Mt. 28. 6 Bíblia de estudo Almeida Revista e Corrigida, diz: “Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como tinha dito. Vinde e vede o lugar onde o Senhor jazia”. O mesmo mesmo verso só que na bíblia de estudo Almeida Revista e Atualizada, “Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Vinde ver onde ele jazia”. A palavra Senhor foi omitida, por quê isso?

Se levarmos em consideração que a palavra Senhor ou Kyrios significa Deus, e se admitirmos que Deus não pode morrer, segue-se então que a palavra Senhor que segundo eles significa Deus deve ser suprimida, mas lembrando sempre que a palavra senhor só tem estaus de Deus por estar em maiúsculo.

Para a mentalidade apostólica o senhorio não significava divindade mas sim domínio, governo, liderança e regência. Por isso segundo Paulo todas as coisas são de Deus e coisas essas as quais são regidas por Cristo, assim sendo Kyrios significa dominador em relação aos seres humanos, 1ª Co. 11. 3Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem, o cabeça da mulher, e Deus, o cabeça de Cristo”. E que não me venham com a teoria da funcionalidade a qual não está na bíblia.

A epístola de Judas no verso 25 confirma que Deus é Deus e senhor e senhor “Ao único Deus, nosso Salvador, mediante Jesus Cristo, Senhor nosso, glória majestade, império e soberania, antes de todas as eras, e agora, e por todos os séculos. Amém!” Esta é ideia bíblica, o rei ou o Senhor ser o meio o representante o responsável pelo governo de Deus aqui na terra.

A ideia de Deus ser um, e Senhor Kyrios ser um título para Deus que aniquilou-se por funcionalidade é absurda. Fl. 2. 11E toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai”. A bíblia quer reforçar o senhorio de Cristo, não sua divindade, o senhorio de Cristo exalta a Deus, a bíblia não ensina não autoriza a divinização de Jesus, mas sim a sua regência. O governo de Deus será materializado pela pessoa de Jesus, convém que ele domine, 1ª Co. 15.25Porque convém que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo dos pés”.

 Evandro.