domingo, 18 de dezembro de 2016

Salvação progressiva ou finalizada?

A maioria das denominações cristãs ensinam com todo o esmero que a salvação descrita na bíblia não é definitiva, ou seja, argumentam eles que a salvação é progressiva. Segundo eles são usadas duas palavras diferentes para "salvo" nas Escrituras. A primeira parte ou o início do assunto será apresentado como os defensores do livre arbítrio interpretam a salvação, ou seja, a interpretação dada por eles é de uma forma bíblica, porém humana. Depois então irei argumentar como entendo a salvação de uma perspectiva diferente, ou seja, do ponto de vista bíblico espiritual. Eles argumentam da seguinte maneira: “Temos que ter cuidado com o uso de algumas palavras, para evitar chegar a conclusões desastrosas e desencaminhadoras”. Enumero alguns Versos da bíblia a respeito dos defensores da salvação decorrente.

"Salvo" no tempo presente. As passagens a seguir indicam que a salvação é um processo contínuo durante a vida do crente, At. 2. 47louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos. 1ª Co. 1. 18 “Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos poder de Deus." "Salvo" no tempo futuro: Mt. 24. 13 “Aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo." 1ª Co. 3. 15 "Se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo." Esta passagem se refere ao Dia do Julgamento.

1ª Co. 5. 5 "Entregue a Satanás para a destruição da carne, a fim de que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus". Esta passagem também se refere ao Dia do Julgamento. 1ª Tm. 4. 16 "Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes" Timóteo foi eleito líder da igreja por Paulo. Segundo o ensino do Evangelho Timóteo era "um homem salvo". Mas note, o Apóstolo Paulo escreve sobre a salvação de Timóteo como sendo futura e condicional, pois terá que ter cuidado dele mesmo e da doutrina, "continua nestes deveres". No passado, Deus manifestou Sua grande salvação na pessoa e obra de Cristo.

O crente apropria-se disto no batismo. Se segue uma vida de discipulado na qual a salvação trabalha para o desenvolver de uma nova criatura. Não é senão no Dia do Julgamento, que a pessoa é realmente salva. Não devemos presumir que alguém se considere de posse da vida eterna antes do tempo. Considere outras passagens: Hb. 3. 12-14 “Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo; pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado. Porque nos temos tornado participantes de Cristo, se, de fato, guardarmos firme, até ao fim, a confiança que, desde o princípio, tivemos.”

 Hb. 6. 4-6 “É impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do espírito santo, e provaram a boa palavra de deus e os poderes do mundo vindouro, e caíram, sim, é impossível outra vez renová-los para arrependimento, visto que, de novo, estão crucificando para si mesmos o filho de deus e expondo-o à ignomínia.”

Fl. 3. 10-13 “Para conhecer, o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte; para, de algum modo, alcançar a ressurreição dentre os mortos. não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão.”  1ª Co. 9. 27 “Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.”

Eis as minhas palavras (Evandro) Os defensores do livre arbítrio fazem a seguinte pergunta: Isto é a linguagem de um homem que sabe que a sua eterna bem aventurança está completamente assegurada? O que essas pessoas desconhecem ou não querem conhecer é que a bíblia fala em relação à salvação de possibilidades sim, mas somente na perspectiva humana, isso é mais do que lógico, pois estamos falando de seres falhos desconhecedores do futuro, e acima de tudo mortais. Outro fato de suma importância que desconhecem essas pessoas está na realidade de que nós não conquistamos a nossa salvação, não há como isso acontecer. 

Assim como a bíblia nos exorta a mantermos firmes para sermos salvos, (linguagem humana) também é a mesma bíblia que ensina que fomos salvos, mesmo antes de nascermos, não existe contradição existe sim temporalidade, ou seja, não podemos ver além daquilo que é possível. Ef. 1. 4 Assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor.” E Pedro faz uma declaração excelente sobre a existência da salvação, contrastando com sua manifestação, 1ª Pe. 1. 20 Conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós.”

Ap. 17. 8 “A besta que viste, era e não é, está para emergir do abismo e caminha para a destruição. E aqueles que habitam sobre a terra, cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida desde a fundação do mundo, se admirarão, vendo a besta que era e não é, mas aparecerá.” O verso é claro e absoluto em dizer que os perdidos só são ou serão (como queiram) perdidos devido ao fato de não terem tido os nomes escritos no livro da vida.

Baseado neste princípio interpretativo não importa se essa ou aquela pessoa ouvirá o convite do evangelho, no final tal não será salva, não depende dos anos decorrentes mais sim daquilo que Deus estabeleceu. 1ª Co. 15. 3 “Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras.” Por outro lado a bíblia nos informa também o fato de Cristo, pela graça de Deus ter pago os nossos pecados, baseado nesta realidade podemos lançar algumas perguntas para aqueles que acreditam na salvação gradual.

E a pergunta é: se creio que o meu pecado não está pago por Cristo, devo crer que Jesus pagou que pecado então? Os meus pecados até a “aceitação” do evangelho ou mesmo até o batismo? Se creio assim, naturalmente terei que crer em três outras questões que a meu ver não tem apoio bíblico (a) Que Deus não é onisciente (pois, a salvação se transformaria em uma incógnita, do ponto de vista de Deus) (b) A salvação e mesmo o retorno de Cristo jamais aconteceria, isso pelo fato de a eternidade ser o tempo necessário para que o homem pudesse por si só se voltar para Cristo, (c) que Eu seria co-autor ainda que parcialmente da minha salvação.

Sabemos que a bíblia está cheia de versos que asseguram que o crente em Cristo está salvo, naturalmente como somos pecadores vemos a nossa salvação oscilante. Isso claro devido ao fato de não sermos ainda plenamente santificados ou transformados. Ef. 2. 5 “E estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, pela graça sois salvos”. Naturalmente não creio que devemos viver em pecado crendo que com isso estamos agradando a Deus. Vejo que o cristão redimido apesar de ser pecador não tem prazer na prática do mesmo, e sendo assim Deus proveu um meio através de Cristo para que o cristão possa se achegar a Deus, não para angariar a salvação mais sim exercitar a sua fé e sua vida espiritual.

Como diz Pedro 2ª Pe. 1. 10 Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum”. Olhando sempre do ponto de vista humano, somos falhos e pecadores, necessitamos de um salvador, mas sempre acreditando que o salvador já proveu todos os meios para a minha salvação e que essa já é uma realidade do ponto de vista de Deus. 2ª Tm. 1. 9 “Que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos”.

Veja que o verso diz nos salvou. Está no passado, em outras palavras a salvação é algo consumado. Mesmo assim muitos argumentam: Isto é a presciência de Deus, Ele antes dos santos existirem já tinha conhecimento de quem seria salvo. Sendo assim a questão fica fácil de ser respondida: se Deus tem conhecimento dos que serão salvos, como pode então tais pessoas não serem salvas? Aquilo que é certamente previsto deve ser certo. Se nós assumirmos que o conhecimento divino do futuro é correto então é absolutamente certo que a pessoa A crerá e a pessoa B não crerá. Não existe qualquer forma de suas vidas tornarem-se diferente disso. Além disso, ninguém poderia argumentar consistentemente que Deus previu aqueles que creriam e seriam salvos e também pregar que Deus está tentando salvar todo o mundo. 

Se Deus sabe quem será salvo, então seria um absurdo acreditar que mais pessoas podem ser salvas que aquelas que Ele previamente sabia que o escolheriam. Seria inconsistente afirmar que Deus está tentando fazer alguma coisa que Ele já sabia que nunca aconteceria. Quando a bíblia diz que a nossa salvação está no futuro, não significa que ela não era existente. A nossa salvação é uma incerteza (para nós) devido ao fato de sermos temporais. Ef. 1. 5 “Nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade.” A palavra predestinar significa decidir de antemão. Como Deus pode decidir algo e esse algo não ocorrer? 1ª Co. 1. 18 “Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus.”

Veja que Paulo disse sobre a salvação, não seriam palavras de quem estava certo da sua salvação Naturalmente todas as pessoas quando tratam da salvação com o seu semelhante levam a salvação para um tempo futuro com o objetivo de estimular a pessoa na sua caminhada espiritual, como somos temporais isso deve ser feito, porém não significa que tal caminhada espiritual contribuirá para a salvação. Lemos em 2ª Tm. 1. 9 “que tal não ocorrerá segundo as nossas obras”. Caso venha a crer que a minha conduta irá causar a minha salvação ai sim chegarei à conclusão desastrosa. É verdade, dentro da esfera humana e temporal a salvação não é algo consumado, porém não é algo inexistente, ou algo que com meu esforço irei adquirir, isso seria salvação pelas obras. Algo contrário ao ensinamento bíblico.