segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Venha o teu reino.

A política brasileira e acredito mesmo a política mundial não trás muita confiança, em outras palavras qual deve ser a nossa atitude no que diz respeito ao governo humano? Estão os governantes preocupados com a nossa estadia aqui na terra? Em meio à catástrofe sócio-política que vivemos, qual deve ser a nossa atitude? Para todas estas perguntas a bíblia nos dá a resposta. Sl. 115. 16 Os céus são os céus do Senhor, mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens”.

O modelo de governo que ora temos presenciado, e em todas as partes do mundo, por si só demonstra com realidade que é um governo dirigido pelos homens, ou seja, um governo falido, injusto, egoísta, ultrapassado, o qual necessita ser substituído. Não estou fazendo propaganda política, para governo A ou B, ou mesmo por ideologias partidárias, quando digo que o governo humano precisa ser substituído, não penso em uma substituição de homem por homem, seria trocar seis por meia dúzia.

A substituição a qual me refiro é a substituição prevista pela bíblia, ou seja, a substituição do reino dos homens pelo reino de Deus. A bíblia de uma forma simbólica apresenta um resumo da realidade do reino humano, qual é a característica apresentada pela bíblia do reino dos filhos dos homens?  Dn. 7. 7 “Depois disto, eu continuava olhando nas visões da noite, e eis aqui o quarto animal, terrível, espantoso e sobremodo forte, o qual tinha grandes dentes de ferro; ele devorava, e fazia em pedaços, e pisava aos pés o que sobejava; era diferente de todos os animais que apareceram antes dele e tinha dez chifres.”

Não irei entrar em detalhes acerca do verso acima, mas posso lhes assegurar que na bíblia, animal em profecias significa reino, Dn. 7. 17 Estes grandes animais, que são quatro, são quatro reis que se levantarão da terra”. Os reis lideram um reino. A característica que ora nos interessa é: (terrível, espantoso) A palavra terrível e espantoso para este verso, (é dar medo). Mesmo não sendo este reino de Daniel 7.7 o que ora nos representa, o que podemos dizer do reino humano na atualidade? Seguramente as suas características não são diferentes daquelas apresentadas pelo verso.

O reino humano dá medo por quê? Pelo fato de estar estribado na injustiça, no abuso de poder, muitas das vezes na ilegalidade, e há aqueles que apelam até mesmo para a opressão, tudo isso gera desconforto, desconfiança, ansiedade na população que compõe este reino. A bíblia descreve a atividade do governo injusto como sendo uma lição no povo ímpio, um caso semelhante aconteceu nos dias do profeta Isaías, Is. 10. 5-6 Ai da Assíria, cetro da minha ira! A vara em sua mão é o instrumento do meu furor. Envio-a contra uma nação ímpia e contra o povo da minha indignação lhe dou ordens, para que dele roube a presa, e lhe tome o despojo, e o ponha para ser pisado aos pés, como a lama das ruas”.

Nestas palavras vemos Deus utilizando uma nação ímpia e ao mesmo tempo impiedosa para destroçar outros povos semelhantes, igualmente na atualidade, alguns povos se arrogam dizendo que são soberanos e senhores do destino, atribuem sua força as suas armas destruidoras, extremamente poderosas  e se esquecem ou nunca tiveram a noção de que alguém infinitamente superior não só permitiu mas ordenou desenvolverem e mesmo agir desta forma, com o intuito em abater a soberba de outros povos. 

Seriam as nações poderosas melhores e mais justas do que as outras? as suas obras testificam dizendo que não. Assim sendo não estão de forma nenhuma livres de uma retribuição; nos dias bíblicos ou mais precisamente nos dias da Assíria, o acerto de contas vinha em forma de uma nação igualmente concorrente e poderosa, Is. 10. 12Por isso, acontecerá que, havendo o Senhor acabado toda a sua obra no monte Sião e em Jerusalém, então, castigará a arrogância do coração do rei da Assíria e a desmedida altivez dos seus olhos.”  Já na atualidade não sabemos como o acerto virá, só sei que o povo paga pela sua transgressão e impiedade.

Assim como Assíria desconhecia que Deus ordena e comanda todas as coisas, atualmente as nações modernas acreditam que o seu auge dependeu somente de seus esforços e sabedoria. Dn. 4. 17 “Esta sentença é por decreto dos vigilantes, e esta ordem, por mandado dos santos; a fim de que conheçam os viventes que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens; e o dá a quem quer e até ao mais humilde dos homens constitui sobre eles”.

Conhecendo isso, ou seja, o governo humano é terrível e espantoso, ou mais precisamente cruel. As nações imponentes foram também estabelecidas por Deus com o intuito em abater a soberba e impiedade dos povos, vimos também às mesmas nações soberanas do passado e a promessa de que no futuro elas também terão em si mesmo a retribuição merecida de sua impiedade e falta de misericórdia. Devemos crer que somente o governo justo de Deus trará paz justiça e prosperidade, e deve ser este o governo o qual devemos aguardar.

Não existe outra expectativa, o governo humano não cria nada que possa garantir equilíbrio prosperidade e justiça, não é possível, ainda que possa existir boa intenção. Sobre as nações modernas existe uma expectativa não muito agradável para aqueles que não acreditam no vindouro reino de Deus, Dn. 2. 34 Quando estavas olhando, uma pedra foi cortada sem auxílio de mãos, feriu a estátua nos pés de ferro e de barro e os esmiuçou”.

Falando sobre a chegada do reino de Deus a bíblia descreve como sendo algo drástico a acontecer no futuro, ela também descreve uma estátua com vários metais, representando o reino dos homens Dn. 2. 35 Então, foi juntamente esmiuçado o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro, os quais se fizeram como a palha das eiras no estio, e o vento os levou, e deles não se viram mais vestígios. Mas a pedra que feriu a estátua se tornou em grande montanha, que encheu toda a terra”.

Este verso nos mostra que após a “colisão” da pedra com a estátua os metais e todos os outros materiais sumiram, contudo a pedra encheu a terra, como dito acima os materiais pertencentes a estátua, significavam o reino dos homens em suas vária fases e época, já a pedra simboliza o reino de Deus, o qual se tornará em uma grande montanha até encher a terra. Portanto, ainda que estejamos neste mundo, sofrendo por causa das injustiças dos governantes, em meio as impiedades dos povos, não adianta e muito menos convém nos importar.

O nosso reino não pertence a este sistema falido e fadado ao fracasso. Devemos sim viver de forma a promover a paz e a justiça neste mundo, não esperando recompensas neste sistema (terrível e espantoso) a nossa expectativa deve girar em torno da promessa bíblica, de que o reino de Deus há de vir, não nos preocupando em marcar datas e tempos, pelo fato de não existir esta indicação, a bíblia só diz que será nos dias destes reis, Dn. 2. 44 “Mas, nos dias destes reis, o Deus do céu suscitará um reino que não será jamais destruído; este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos estes reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre”.