segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

"Ortodoxos" X desigrejados, quem é mais cristão?

Sistematicamente os ditos “cristãos ortodoxos” criticam as pessoas que não são consideradas por eles “os ortodoxos”, e a crítica vai além, dizem  que os não ortodoxos não pertencem à igreja de Cristo, isto pelo fato de não acreditarem na doutrina da trindade e por não pertencer e frequentar nenhuma denominação religiosa cristã. Na verdade, os ditos não ortodoxos o qual Eu me enquadro, são por muitas das vezes rotulados por hereges e desigrejados, título este recebido pelo fato de não pertencerem a nenhuma denominação cristã.

Como me enquadro nesta situação resolvi fazer este pequeno artigo, não como uma contra crítica, mas ressaltando quem sabe algumas questões as quais os “ortodoxos” deveriam rever. Por exemplo: Mc. 9. 38-40 Disse-lhe João: Mestre, vimos um homem que, em teu nome, expelia demônios, o qual não nos segue; e nós lho proibimos, porque não seguia conosco. Mas Jesus respondeu: Não lho proibais; porque ninguém há que faça milagre em meu nome e, logo a seguir, possa falar mal de mim. Pois quem não é contra nós é por nós.”

Os discípulos ainda naquela fase de não amadurecimento ficaram bravos, pelo fato de terem visto certo homem que não participava do grupo, operando algum sinal notório em nome de Jesus. A reação deles foi de imediato, “ora, se não andas conosco, não é um dos nossos”, posso atestar com toda a certeza, se o termo existisse já naqueles dias, tal homem seria rotulado como desigrejado, isso eu não tenho dúvidas.

Mas a reação do mestre foi de alguém mais inteligente ou podemos dizer mais maduro, Jesus partiu para o caminho óbvio, ou seja, se tal homem está trabalhando ainda que distante para nós, ele não pode ser nosso inimigo, essa é a conclusão lógica, ora quem não é contra nós é por nós, concluiu Jesus. O problema da religião chama-se exclusivismo, bem verdade que Deus escolhe quem e onde Ele quer, mas não deveria ser prerrogativa humana tornar Deus, Cristo ou mesmo a igreja uma propriedade privada.

Pelo contrário, é Deus quem escolhe este ou aquele, não são os homens que escolhem Deus. Assim sendo o fato de não pertencer a determinada denominação não torna ninguém inferior ao outro. Caso seja ensinado o contrário, tal ensinamento e palavras não passam de “chavões” vazios, a muito articulado pelos líderes denominacionais. Portanto ninguém se preocupe, visto que os mesmos que se auto intitulam ortodoxos foram os primeiros a dividir o corpo de Cristo.

Algo que já havia ocorrido no passado, 1ª Co. 1. 13Acaso, Cristo está dividido Foi Paulo crucificado em favor de vós ou fostes, porventura, batizados em nome de Paulo? Ainda que não percebemos nenhuma denominação dita ortodoxa pregando exclusivamente em nome de Paulo ou mesmo batizando em seu nome, vemos as mesmas se arrogando e dizendo que cada qual é exclusividade de Cristo, ora muitas não podem ser exclusivas, ou seja, exclusividade é característica de uma somente.

Por que nenhuma delas podem se arrogar de ser exclusiva ou mesmo ortodoxa? Ou melhor ortodoxa pode até que sejam, mas devemos entender como funciona tal ortodoxia. A questão da exclusividade: Devemos compreender o fato de que a placa denominacional não garante exclusividade de ser de Cristo, Jo. 4. 20-21 “Nossos pais adoravam neste monte vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai.”        

A mesma polêmica se levantou nos dias de Cristo, a mulher no seu diálogo com Jesus lhe assegurou: “ Nós os samaritanos fazemos o nosso culto aqui neste lugar, mas vocês os judeus dizem que é em Jerusalém; a resposta de Jesus se encaixa perfeitamente para os exclusivistas dos nossos dias, -ora vocês só estão preocupados com placa denominacional. Ou seja, por ser Deus espírito não está Ele restrito a um ambiente, portanto não é o local que define a adoração ou o culto prestado, mais sim a intenção o propósito e o objetivo do adorador.

O que temos visto é a suposta exclusividade dividindo o “corpo” de Cristo, algo que não se encaixa nos seus ensinamentos. E quanto a ortodoxia? Será que os supostos exclusivistas são realmente ortodoxos? Como disse nas linhas acima, ortodoxos até que realmente podem ser, mas de onde parte a suposta ortodoxia? Ao compararmos o ensinamento bíblico contrapondo com o ensino dos ditos segmentos cristãos, fica evidente que a ortodoxia a qual eles se arrogam tanto não provem do ensino bíblico.

Em outras palavras a ortodoxia cristã ensina pelas denominações é uma ortodoxia dos pais da igreja supostamente embasada por alguns versos bíblicos. Por exemplo: alguns versos parece ou supostamente afirma que Jesus é Deus, mas contrapondo o ensinamento com a própria bíblia temos inúmeros versos dizendo que Deus é um, no verdadeiro sentido da palavra, ou seja, um de unitário, não um em composição, pergunto, de onde surgiu este ensinamento? Da bíblia, de Jesus, ou dos cristão posteriores ao cânon bíblico?

Se foi a bíblia que disse isso ela está se contradizendo, e com certeza ela não está, fato é que o monoteísmo literal é defendido na bíblia. Seria Jesus que ensinou tal ortodoxia defendida pelos exclusivistas? Não mesmo! Usarei o próprio NT. O qual eles dizem existir evidencias do deus triúno para provar que nem a bíblia nem mesmo Jesus ou os apóstolos ensinaram tal ortodoxia, Mc. 12. 29 “Respondeu Jesus: O principal é: Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor!

Seria estranho o próprio Jesus dizer: “o nosso Deus é o único Senhor”. Se ele não se considerasse alguém inferior a Deus, e isso foi o próprio Jesus quem assegurou Jo. 14. 28  Ouvistes que eu vos disse: vou e volto para junto de vós. Se me amásseis alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai, pois o Pai é maior do que eu.”  Jo. 5. 44 “Como podeis crer, vós os que aceitais glória uns dos outros e, contudo, não procurais a glória que vem do Deus único? Jo. 17. 3 “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. Rm. 16. 27Ao Deus único e sábio seja dada glória, por meio de Jesus Cristo, pelos séculos dos séculos. Amém!”

Percebemos claramente nestes versos a bíblia e o próprio Jesus testificando sem contradições que Deus não é uma trindade, por que me refiro a trindade? Pois ela segundo a cristandade é a base da ortodoxia cristã, ou seja, se não sou trinitário não sou ortodoxo, e muitos chegam a dizer que se alguém não crê na trindade então esse alguém não é cristão. Os três últimos versos lidos, dois dito pelo próprio Jesus e um por Paulo dizem que Deus é único, este único vem da palavra grega monos é significa: (sozinho, sem companhia, único somente). 

Ao contrário, a historia da igreja tem nos mostrado que a doutrina da trindade foi formulada pelos primeiros cristão pós apostólicos, chamados de pais da igreja, e foram vários os motivos que levaram eles a elaborarem tal doutrina, não irei neste assunto tratar destes casos, mas o que se percebe é: a ortodoxia ensinada atualmente é pós bíblica e neste sentido Eu não me importo nem um pouco, por não ser ortodoxo. Segundo o exclusivismo é um sinal de arrogância ou síndrome de superioridade, algo condenado pelo próprio Cristo, e terceiro será que os ditos ortodoxos cristãos exclusivistas seguem realmente o ensinamento de Cristo? Não sei, infelizmente Eu ainda não sigo, talvez alguém queira saber que ensinamento é esse, ele se encontra em Mateus 5. 1-48. se alguém seguir a risca esses ensinos então tal pessoa é um verdadeiro cristão.