Sistematicamente
os ditos “cristãos ortodoxos” criticam as pessoas que não são consideradas por
eles “os ortodoxos”, e a crítica vai além, dizem que os não ortodoxos não pertencem à igreja
de Cristo, isto pelo fato de não acreditarem na doutrina da trindade e por não
pertencer e frequentar nenhuma denominação religiosa cristã. Na verdade, os
ditos não ortodoxos o qual Eu me enquadro, são por muitas das vezes rotulados
por hereges e desigrejados, título este recebido pelo fato de não pertencerem a
nenhuma denominação cristã.
Como me
enquadro nesta situação resolvi fazer este pequeno artigo, não como uma contra
crítica, mas ressaltando quem sabe algumas questões as quais os “ortodoxos”
deveriam rever. Por exemplo: Mc. 9.
38-40 “Disse-lhe João: Mestre, vimos um homem que, em teu nome, expelia demônios,
o qual não nos segue; e nós lho proibimos, porque não seguia conosco. Mas
Jesus respondeu: Não lho proibais; porque ninguém há que faça milagre em meu
nome e, logo a seguir, possa falar mal de mim. Pois quem não é contra nós
é por nós.”
Os discípulos ainda naquela fase de não amadurecimento
ficaram bravos, pelo fato de terem visto certo homem que não participava do
grupo, operando algum sinal notório em nome de Jesus. A reação deles foi de
imediato, “ora, se não andas conosco, não é um dos nossos”, posso atestar com
toda a certeza, se o termo existisse já naqueles dias, tal homem seria rotulado
como desigrejado, isso eu não tenho dúvidas.
Mas a reação do mestre foi de alguém mais inteligente ou
podemos dizer mais maduro, Jesus partiu para o caminho óbvio, ou seja, se tal
homem está trabalhando ainda que distante para nós, ele não pode ser nosso
inimigo, essa é a conclusão lógica, ora quem não é contra nós é por nós,
concluiu Jesus. O problema da religião chama-se exclusivismo, bem verdade que
Deus escolhe quem e onde Ele quer, mas não deveria ser prerrogativa humana
tornar Deus, Cristo ou mesmo a igreja uma propriedade privada.
Pelo contrário, é Deus quem escolhe este ou aquele, não
são os homens que escolhem Deus. Assim sendo o fato de não pertencer a
determinada denominação não torna ninguém inferior ao outro. Caso seja ensinado
o contrário, tal ensinamento e palavras não passam de “chavões” vazios, a muito
articulado pelos líderes denominacionais. Portanto ninguém se preocupe, visto
que os mesmos que se auto intitulam ortodoxos foram os primeiros a dividir o
corpo de Cristo.
Algo que já havia ocorrido no passado, 1ª Co. 1. 13 “Acaso, Cristo está dividido Foi Paulo crucificado em favor de vós ou
fostes, porventura, batizados em nome de Paulo? Ainda que não percebemos
nenhuma denominação dita ortodoxa pregando exclusivamente em nome de Paulo ou
mesmo batizando em seu nome, vemos as mesmas se arrogando e dizendo que cada
qual é exclusividade de Cristo, ora muitas não podem ser exclusivas, ou seja,
exclusividade é característica de uma somente.
Por que nenhuma delas podem se arrogar de ser exclusiva
ou mesmo ortodoxa? Ou melhor ortodoxa pode até que sejam, mas devemos entender
como funciona tal ortodoxia. A questão da exclusividade: Devemos compreender o
fato de que a placa denominacional não garante exclusividade de ser de Cristo, Jo. 4. 20-21 “Nossos pais adoravam
neste monte vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve
adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste
monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai.”
A mesma polêmica se levantou nos dias de Cristo, a mulher
no seu diálogo com Jesus lhe assegurou: “ Nós os samaritanos fazemos o nosso
culto aqui neste lugar, mas vocês os judeus dizem que é em Jerusalém; a
resposta de Jesus se encaixa perfeitamente para os exclusivistas dos nossos
dias, -ora vocês só estão preocupados com placa denominacional. Ou seja, por
ser Deus espírito não está Ele restrito a um ambiente, portanto não é o local
que define a adoração ou o culto prestado, mais sim a intenção o propósito e o
objetivo do adorador.
O que temos visto é a suposta exclusividade dividindo o
“corpo” de Cristo, algo que não se encaixa nos seus ensinamentos. E quanto a
ortodoxia? Será que os supostos exclusivistas são realmente ortodoxos? Como
disse nas linhas acima, ortodoxos até que realmente podem ser, mas de onde
parte a suposta ortodoxia? Ao compararmos o ensinamento bíblico contrapondo com
o ensino dos ditos segmentos cristãos, fica evidente que a ortodoxia a qual
eles se arrogam tanto não provem do ensino bíblico.
Em outras palavras a ortodoxia cristã ensina pelas
denominações é uma ortodoxia dos pais da igreja supostamente embasada por
alguns versos bíblicos. Por exemplo: alguns versos parece ou supostamente
afirma que Jesus é Deus, mas contrapondo o ensinamento com a própria bíblia
temos inúmeros versos dizendo que Deus é um, no verdadeiro sentido da palavra,
ou seja, um de unitário, não um em composição, pergunto, de onde surgiu este
ensinamento? Da bíblia, de Jesus, ou dos cristão posteriores ao cânon bíblico?
Se foi a bíblia que disse isso ela está se contradizendo,
e com certeza ela não está, fato é que o monoteísmo literal é defendido na
bíblia. Seria Jesus que ensinou tal ortodoxia defendida pelos exclusivistas?
Não mesmo! Usarei o próprio NT. O qual eles dizem existir evidencias do deus
triúno para provar que nem a bíblia nem mesmo Jesus ou os apóstolos ensinaram
tal ortodoxia, Mc. 12. 29 “Respondeu Jesus: O principal é: Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor!”
Seria
estranho o próprio Jesus dizer: “o nosso
Deus é o único Senhor”. Se ele não se considerasse alguém inferior a Deus,
e isso foi o próprio Jesus quem assegurou Jo.
14. 28 “ Ouvistes que eu vos disse: vou e volto para junto de vós. Se me
amásseis alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai, pois o Pai é maior do que
eu.” Jo. 5.
44 “Como podeis crer, vós os que
aceitais glória uns dos outros e, contudo, não procurais a glória que vem do
Deus único? Jo. 17. 3 “E a vida eterna é esta: que te conheçam a
ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” Rm. 16. 27 “Ao Deus único e sábio seja dada glória, por meio de Jesus Cristo, pelos
séculos dos séculos. Amém!”
Percebemos claramente nestes versos a bíblia e o próprio
Jesus testificando sem contradições que Deus não é uma trindade, por que me
refiro a trindade? Pois ela segundo a cristandade é a base da ortodoxia cristã,
ou seja, se não sou trinitário não sou ortodoxo, e muitos chegam a dizer que se
alguém não crê na trindade então esse alguém não é cristão. Os três últimos
versos lidos, dois dito pelo próprio Jesus e um por Paulo dizem que Deus é
único, este único vem da palavra grega monos é significa: (sozinho, sem
companhia, único somente).