Uma
questão bíblica a ser destacado no AT. diz respeito à autoridade secundária de
um profeta. 2ª Rs. 21. 10 “Então, o Senhor falou por intermédio dos
profetas, seus servos, dizendo:” Disse secundário, pelo fato da autoridade primária ser
proveniente de Deus, sabendo também que o termo profeta não dá garantias de que
tal pessoa pudesse realmente falar segundo a vontade de Deus, ou seja, um
profeta poderia ser verdadeiro ou falso, Mt.
7. 15 “Acautelai-vos dos falsos
profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são
lobos roubadores”.
Outro fato a ser destacado é que no NT. Apesar de ser
mencionado por meio de alguns versos a autoridade secundária não mais pertence
ao profeta e sim aos apóstolos, destacando também que a atividade apostólica
findou no primeiro século, ou seja, na atualidade existem sim os falsos
apóstolos assim como no dias do AT. Existiram os falsos profetas. Alguns versos
que falam de profetas no NT. At. 15. 32
“Judas e Silas, que eram também profetas,
consolaram os irmãos com muitos conselhos e os fortaleceram.”
At. 21. 10 “Demorando-nos ali alguns dias, desceu da Judéia um profeta chamado
Ágabo.” Mas, segundo Paulo, a
autoridade no NT. É baseada em uma autoridade apostólica, não mais em um
profeta, 1ª Co. 12. 28 “A uns estabeleceu Deus na igreja,
primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar,
mestres; depois, operadores de milagres; depois, dons de curar, socorros,
governos, variedades de línguas.” A
palavra primeiramente do verso acima é proton
e significa: primeiro em tempo ou lugar, primeiro em posição.
Ditas essas coisas, vamos levar em consideração o fato de
que algumas denominações na atualidade acreditam estarem sendo dirigidas por
profetas ou mesmo por profetizas. Qual deveria ser a postura tomada pelos
seguidores de tal denominação? Respeitar as declarações do profeta é lógico!
Por exemplo, a IASD. Acredita piamente que a sua constituição veio diretamente
de Deus por meio de sua profetiza E.G.W. Isso pelo fato dela mesma se auto declarar
como sendo uma profetisa. Eis as suas
declarações:
“Minha missão abrange a obra de um profeta,
mas não termina aí” (Orientação Profética no Movimento Adventista, p.
106). “Não são só os que abertamente rejeitam os Testemunhos ou que alimentam
dúvidas a seu respeito, que se encontram em terreno perigoso. Desconsiderar a
luz equivale a rejeitá-la.”(Idem, p. 290).
“Disse o meu anjo assistente. ‘ Ai de quem
mover um bloco ou mexer num alfinete dessas mensagens. A verdadeira compreensão
dessas mensagens é de vital importância. O destino das almas depende da maneira
em que forem elas recebidas.’” (Primeiros Escritos, p. 258)
Nos tempos antigos, Deus falou aos homens pela
boca de Seus Profetas e apóstolos.Nestes dias Ele lhes fala por meio dos
Testemunhos do Seu Espírito. Não houve ainda um tempo em que mais seriamente
falasse ao Seu povo a respeito de Sua vontade e da conduta que este deve ter.”
(Testemunhos Seletos,vol. II, p. 276,
Não há
como negar que EGW. Denomina-se como uma verdadeira e importante profetisa, mas
tal auto declaração é posto em xeque por grande parte de seus seguidores, por
que isso? Antes veremos dois versos que nos revelam a necessidade da profecia
nos dias bíblicos, 2ª Cr. 24. 19 “Porém o Senhor lhes enviou profetas para os reconduzir
a si; estes profetas testemunharam contra eles, mas eles não deram ouvidos”. Zc. 7. 12 Sim, fizeram o seu
coração duro como diamante, para que não ouvissem a lei, nem as palavras que o
Senhor dos Exércitos enviara pelo seu Espírito, mediante os profetas que nos
precederam; daí veio a grande ira do Senhor dos Exércitos”.
Os
versos nos mostram os profetas tentando através da admoestação levar o povo de
volta para aquilo que lhes foi ensinado, ou seja, relembrá-los das ordenanças
de Deus por meio da lei, os profetas não administraram um ensinamento novo, ou fora
daquilo que eles já sabiam, mas rejeitavam. Talvez seja por isso a rejeição por
grande parte daqueles professos seguidores da profetisa EGW. Cabe uma pergunta,
a rejeição se dá devido às profecias ou ensinamentos novos fora da bíblia, mas que
estão em seus livros, ou a rejeição acontece por desconfiança da profetisa?
O
ensinamento extra-bíblico o qual ela garante que se encontra na bíblia diz
respeito à reforma de saúde, eis algumas declarações sua com relação ao regime
alimentar:
Os princípios que nos foram propostos no
começo desta mensagem são tão importantes e devem ser considerados com tanta
consciência hoje em dia como o foram então. Muitos há que nunca seguiram a luz
dada com respeito ao regime alimentar. É tempo de tirar a luz de sob o alqueire
e fazê-la resplandecer com luminosidade clara e brilhante. Os princípios do
regime alimentar significam muito para nós, individualmente, e como povo. Conselhos sobre o
regime alimentar pág. 23.
Há mais de quarenta anos o Senhor nos deu luz
especial sobre a reforma do regime alimentar, mas de que modo estamos andando
nessa luz? Quantos têm recusado viver de acordo com os conselhos de Deus! Como
povo, nossos progressos deveriam ser proporcionais à luz que recebemos. Nosso
dever é compreender e respeitar os princípios da reforma de saúde. No tocante à
temperança, deveríamos haver progredido mais do que qualquer outro povo e,
entretanto, há ainda entre nós membros da igreja bem-instruídos e mesmo pastores
que têm pouco respeito pela luz que Deus deu sobre o assunto. Comem o que lhes
apraz e procedem do mesmo modo. Idem, pág 24.
Manteiga e carne são estimulantes. Isto tem
danificado o estômago e pervertido o gosto.
Idem pág. 48. Por ser moda, e estar em harmonia com o apetite doentio, são amontoados
no estômago bolos substanciosos, tortas e pudins e tudo que é prejudicial. A
mesa tem de estar repleta de variedade de pratos, ou não se satisfaz o apetite
pervertido. Idem pág. 158.