Dias atrás estava assistindo um programa na TV. Novo
Tempo, se não me falha a memória o programa chama-se evidências, nele o
apresentador estava destacando a localidade habitada pelos judeus e os
filisteus, o apresentador fazia questão de enfatizar que no local da habitação
dos judeus não foram encontradas ossadas de porco, sugerindo com isso que o
povo de Deus deve se abster de tal carne, por ser considerada na bíblia ou mais
propriamente no AT. Como sendo uma carne imunda.
Que a localidade residida pelos judeus dos dias do AT.
Não fosse encontradas ossadas de porcos é mais do que natural, visto que a lei
proibia aos judeus de utilizarem de tal carne, mas sugerir que os cristãos da
atualidade devem fazer o mesmo, pelo fato de não ter sido encontrado vestígio
de carne de porco no arraial judaico é forçar um pouco a doutrina da
denominação. Os que conhecem a bíblia sabem que entre os regulamentos
que Deus deu aos antigos israelitas havia várias leis sobre limpeza e
impureza. No entanto, o que não foi dito pelo apresentador e não é dito
pelas denominações que ensinam tal doutrina é que essas leis não foram
instituídas com o objetivo de evidenciar a higiene e nem mesmo com a questão da
saúde, mas sim com o status puramente religioso, cerimonial.
Assim sendo as pessoas que não eram consideradas puras ou limpas não podiam participar das cerimônias religiosas. Baseado nisso pergunto: Essas leis se aplicam aos cristãos? Examinemos a evidência nos livros de Moisés e algumas passagens do Novo Testamento. Para obter um contexto para o conceito de alimentos limpos e sujos, discutiremos primeiro os outros tipos de impurezas. Isso pode parecer tedioso, mas nos ajudará a entender melhor o conceito de impureza do Antigo Testamento.
Assim sendo as pessoas que não eram consideradas puras ou limpas não podiam participar das cerimônias religiosas. Baseado nisso pergunto: Essas leis se aplicam aos cristãos? Examinemos a evidência nos livros de Moisés e algumas passagens do Novo Testamento. Para obter um contexto para o conceito de alimentos limpos e sujos, discutiremos primeiro os outros tipos de impurezas. Isso pode parecer tedioso, mas nos ajudará a entender melhor o conceito de impureza do Antigo Testamento.
Pureza religiosa: a palavra "limpo" ( tahôr )
também pode ser traduzida como "pura", como vemos em vários lugares
no Êxodo. Os móveis e utensílios do tabernáculo tinham que ser feitos com
ouro puro, por exemplo: Ex. 25. 11 “E cobri-la-á de ouro puro; por dentro e por
fora a cobrirás; e farás sobre ela uma coroa de ouro ao redor”.
O mesmo ocorreu em um episódio anterior ao êxodo, com
Jacó e sua família, Gn. 35. 2 “Então disse Jacó à sua família, e a todos
os que com ele estavam: Tirai os deuses estranhos, que há no meio de vós, e
purificai-vos, e mudai as vossas vestes.” Jacó disse a sua casa para se
livrar de seus ídolos e se "purificar" e mudar suas vestes, Não nos é
dito como eles se purificaram, mas parece ter sido relacionado
à adoração. Mais tarde, os levitas foram purificados com "a água da
purificação"
Nm. 8. 6-7 “Toma
os levitas do meio dos filhos de Israel e purifica-os; E assim lhes farás, para
os purificar: Esparge sobre eles a água da expiação; e sobre toda a sua carne
farão passar a navalha, e lavarão as suas vestes, e se purificarão”. De
igual modo as partes de uma oferta para o pecado tinham que ser queimadas fora
do acampamento em um lugar limpo, Lv.
4.12 “Enfim, o novilho todo levará
fora do arraial a um lugar limpo, onde se lança a cinza, e o queimará com fogo
sobre a lenha; onde se lança a cinza se queimará”. Mesmo as cinzas das ofertas tinham que ser levadas também para um lugar
limpo, Lv. 6. 11 “Depois despirá as suas vestes, e vestirá
outras vestes; e levará a cinza fora do arraial para um lugar limpo”.
Os sacerdotes também
deveriam comer a carne sacrificada em um lugar limpo Lv. 10.14 “Também o peito da oferta movida e a espádua da oferta
alçada, comereis em lugar limpo, tu, e teus filhos e tuas filhas contigo;
porque foram dados por tua porção, e por porção de teus filhos, dos sacrifícios
pacíficos dos filhos de Israel”. Os sacerdotes jamais poderiam ministrar o seu trabalho
estando imundo, Lv. 22. 3 “Dize-lhes:
Todo o homem, que entre as vossas gerações, de toda a vossa descendência, se
chegar às coisas santas que os filhos de Israel santificam ao Senhor, tendo
sobre si a sua imundícia, aquela alma será extirpada de diante da minha face.
Eu sou o Senhor”.
De igual modo eles só poderiam comer a oferta que lhes
era designada se estivessem limpos. Lv.
22. 4-5 “Ninguém da descendência de
Arão, que for leproso, ou tiver fluxo, comerá das coisas santas, até que seja
limpo; como também o que tocar alguma coisa imunda de cadáver, ou aquele de que
sair sêmen da cópula, Ou qualquer que tocar a algum réptil, pelo qual se fez
imundo, ou a algum homem, pelo qual se fez imundo, segundo toda a sua imundícia”.
No entanto, pessoas impuras poderiam comer carne que não
fazia parte de um sacrifício Dt. 12. 15 “Porém, conforme a todo o desejo da tua
alma, matarás e comerás carne, dentro das tuas portas, segundo a bênção do
Senhor teu Deus, que te dá em todas as tuas portas; o imundo e o limpo dela
comerá, como do corço e do veado”. Fica evidente que a questão do puro e do
impuro se restringia apenas para fins religiosos, em relação ao sistema
levítico e sacrificial do antigo Israel.
No sistema levítico a impureza era tida como contagiosa: "Qualquer
coisa que um indivíduo impuro toque torna-se impura, e qualquer um que a toca
fica impuro até a tarde" Nm. 19. 22 “E
tudo o que tocar o imundo também será imundo; e a pessoa que o tocar será
imunda até à tarde. Se as pessoas entrassem em uma casa em quarentena, eles
seriam impuros. Mesmo que as
pessoas tocassem acidentalmente qualquer
coisa que os tornasse impuros, eles eram "culpados". Lv. 5. 2 “Ou, quando alguma pessoa tocar em alguma coisa imunda, seja corpo
morto de fera imunda, seja corpo morto de animal imundo, seja corpo morto de
réptil imundo, ainda que não soubesse, contudo será ele imundo e culpado.
Não há qualquer verso bíblico dos quais foram lidos acima
que trate da questão de saúde, não se fala de doenças, percebe-se claramente a
questão cerimonial, ou seja, algo relacionado aos sacrifícios e ofertas. Se as
impurezas relacionadas fossem tidas como algo contagioso, então as palavras “imundo
até a tarde” deveriam ser suprimidas dos versos, no entanto, as mesmas palavras
tem conotações de ritualismo. Assim sendo, aquilo que deveria ser dedicado a
Deus, (as ofertas e ofertantes) não poderiam ser considerados como sendo impuros
ou imundos. Dizer que os versos relacionados acima estão prevenindo
alguém contra doenças, é um tanto demais.