segunda-feira, 16 de abril de 2018

Interpretação que gerou confusão.

   As mensagens dos Três Anjos de Apocalipse 14 e de Daniel capítulo 8 são altamente significativas para a Igreja Adventista do Sétimo Dia. Isso pelo fato de se valerem de tais versos bíblicos, objetivando com isso dar suporte ao surgimento profético da denominação. Ap. 14. 6-7 “E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo, Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas”.

   Neste assunto só irei analisar o primeiro Anjo de apocalipse 14, bem como alguns versos de Daniel capítulo 8. A igreja Adventista do Sétimo Dia ensina para os seus adeptos que ela perfaz com exatidão aquilo que é dito não só em apocalipse 14 como também em Daniel capítulo 8. Uma citação no livro O grande Conflito de Ellen White nos mostra que para eles a mensagem do primeiro Anjo de Ap. 14 teve seu cumprimento em 1844.

   (A Guilherme Miller e seus cooperadores coube a pregação desta advertência na América do Norte. Este país se tornou o centro da grande obra do advento. Foi aqui que a profecia da mensagem do primeiro anjo teve o cumprimento mais direto.) O grande Conflito pg. 368. Devemos relembrar o verso 7 de apocalipse 14 o que na realidade que ele está dizendo, “Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo”.

   Inicialmente, os adventistas pensavam que o "julgamento" de Apocalipse 14: 6 se referia ao julgamento de Deus sobre os iníquos. Algo que a bíblia descreve claramente, seguindo o contexto vemos: Ap. 14. 10-11 “Também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro. E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal do seu nome”.

   No entanto, eles acabaram adotando uma postura diferente, dizendo que o "julgamento" era um julgamento dos justos, não dos perversos. Isso foi feito para acomodar essa nova visão, a Igreja Adventista do Sétimo Dia mudou o significado da mensagem do primeiro anjo e de Daniel 8. 14 para algo totalmente diferente, vejamos: (Tanto a profecia de Daniel 8:14 - "Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado" - como a mensagem do primeiro anjo - "Temei a Deus e dai-Lhe glória; porque vinda é a hora do Seu juízo" - indicavam o ministério de Cristo no lugar santíssimo, o juízo investigativo, e não a vinda de Cristo para resgatar o Seu povo e destruir os ímpios. O engano fora, não na contagem dos períodos proféticos, mas no acontecimento a ocorrer no fim dos 2.300 dias). O grande Conflito pg. 424.

   A grande questão a ser debatida e entendida é: de que purificação se referiu Daniel? Para os adventistas ela se refere à expiação de todos aqueles que se tornam adventistas e com isso tem os seus pecados “transferidos” para o santuário celestial, diz E. G. W (Durante dezoito séculos este ministério continuou no primeiro compartimento do santuário. O sangue de Cristo, oferecido em favor dos crentes arrependidos, assegurava-lhes perdão e aceitação perante o Pai; contudo, ainda permaneciam seus pecados nos livros de registro. Como no serviço típico havia uma expiação ao fim do ano, semelhantemente, antes que se complete a obra de Cristo para redenção do homem, há também uma expiação para tirar o pecado do santuário. 
   
   Este é o serviço iniciado quando terminaram os 2.300 dias. Naquela ocasião, conforme fora predito pelo profeta Daniel, nosso Sumo Sacerdote entrou no lugar santíssimo para efetuar a última parte de Sua solene obra - purificar o santuário). O Grande Conflito Pg. 421. Será assim mesmo? Daniel previu realmente que o santuário seria purificado, no entanto, tal purificação seria limpar o santuário das transgressões causadas por ímpios e não os pecados do suposto povo de Deus. Dn. 8. 9 “E de um deles saiu um chifre muito pequeno, o qual cresceu muito para o sul, e para o oriente, e para a terra formosa”.

   Na verdade este “chifre” = reino, cresceu e se dirigiu até a terra formosa, no entendimento bíblico significa Jerusalém, Dn. 8. 11 “E se engrandeceu até contra o príncipe do exército; e por ele foi tirado o sacrifício contínuo, e o lugar do seu santuário foi lançado por terra”. Contrariando a visão adventista o príncipe do exercito citado no verso não é Jesus como querem eles, mas sim o sumo sacerdote. Dn. 8. 13 “Depois ouvi um santo que falava; e disse outro santo àquele que falava: Até quando durará a visão do sacrifício contínuo, e da transgressão assoladora, para que sejam entregues o santuário e o exército, a fim de serem pisados”? 
  
   Aqui o verso é claro com relação a contaminação do santuário, a transgressão realizada por esse reino foi assoladora, e isso devido ao fato das transgressões operadas pelos judeus, na verdade a invasão no santuário e toda a sua profanação foi um castigo para aqueles que conheciam a vontade de Deus mas não praticavam. Assim sendo Antíoco IV Epifânio, instalou uma estátua de Zeus e sacrificou porcos no templo de Jerusalém, para os judeus foi realmente uma abominação desoladora Dn. 8. 14 “E ele me disse: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado”. Essas 2300 tarde e manhãs são na verdade 2300 dias literais, período este que levou para que o santuário voltasse a ser limpo.

   Resumo da seguinte maneira: (1) a mensagem do primeiro Anjo de apocalipse 14 é uma mensagem de advertência sim, porém não com o intuito em fazer proselitismo, mas sim despertar as pessoas para reconhecerem o criador, (2) Daniel 8. 14 não diz nem de longe que esteja tratando de outro santuário, que não seja o santuário de Jerusalém. Em suma baseado em cima de uma grande confusão a IASD. Formulou não só a sua aparição, mas também o seu corpo doutrinário.