terça-feira, 1 de maio de 2018

A salvação universal existe?

   Talvez um dos maiores erros doutrinários divulgados por quase todas as vertentes do cristianismo seja a ideia de que Deus ama a todos, partindo do ponto de vista humano, pensamos ser certo e atraente o entendimento de que Deus ama a todos. Tal divulgação doutrinária se dá devido o fato de uma má interpretação do texto bíblico encontrado em João 3. 16 "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna".

   As pessoas interpretam esse texto dizendo: ora, dizer que Deus não ama o mundo é ir contrário ao ensino claro do verso. Realmente parece inevitável, mas será assim mesmo. Bem podemos tentar entender essa questão analisando-a mais de uma maneira, primeiramente devemos entender que o fato de Deus amar o mundo não deve causar nenhuma estranheza, isto é, a palavra mundo pode significar o mundo como um todo, podemos entender isso como sendo toda a sua criação.

   Assim sendo não existe nada de estranho em Deus amar a sua obra, mas daí dizer que o fato de Deus amar o mundo está incluso todas as pessoas que habitam sobre a terra é forçar um pouco aquilo que o verso quer nos dizer, e se torna mais impensável de acreditar que Deus quer que todos se salvem, isso se torna impossível, Jó. 42. 2 "Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido".

   Ora, acreditar que Deus amou a todos indistintamente a ponto de Ele, não querer que ninguém se perca é desacreditar nas palavras ditas por Jó, ou seja, se todos os propósitos de Deus não podem ser impedidos naturalmente o desejo de salvar a todos seria um propósito a ser realizado por Deus, e por que não será? Outra questão a ser analisada e entendida é: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito", até aqui parece realmente que a salvação é algo universal, no entanto, o restante do verso é que joga por terra tal ensinamento.

   O verso continua dizendo: "para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna". Aqui está a grande questão, o ponto diferencial, os que crerem não perecerão, mas então surge a pergunta: porque muitos não crerão para serem salvos? Vou dizer algo que parece ser contraditório, mas é bíblico, o fato de muitos não crerem se dá pelo fato de não terem sido alcançados pelo amor de Deus para a salvação, e a bíblia testifica isso. Jo. 17. 9 "Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus"

   Outro fato de suma importância é que Deus não pode amar os homens exceto em e através de Jesus Cristo. Essa é a razão da eleição, o amor eterno de Deus por alguns, ser “em Cristo”. Somente nele somos perfeitos. Esse é também o motivo da palavra mundo em João 3. 16 não poder se referir a todas as pessoas sem exceção 1ª Jo. 4. 7-9 “Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos".

   A palavra (para conosco) na última passagem vem confirmar que Deus não pode estabelecer um vínculo de perfeição com aqueles que estão fora de Cristo. Nem mesmo com aqueles que amam e praticam in justiças, Sl. 5. 4 "Porque tu não és um Deus que tenha prazer na iniquidade, nem contigo habitará o mal". Caso fosse verdade que Deus ama a todos indistintamente este verso não poderia ser considerado bíblico. Não vamos entrar na questão da maldade do coração humano, visto que em muitos casos uma ação reprovada pode ser consequência e não uma causa em si, não que eu esteja justificando.

   Por outro lado vemos casos bem pensados ações realizadas por pessoas instruídas, que levam a efeito situações completamente reprovadas por Deus, por exemplo: A NASA tempos atrás enviou para o espaço o rover Curiosity, um veículo do tamanho aproximado de um carro médio destinado a explorar a superfície de Marte, mas só esse projeto para explorar outro planeta custou só $ 2, 5 bilhões, ao passo que no nosso planeta existe tudo o que é necessário para a subsistência da raça, então por que este é outros recursos não são utilizados aqui mesmo?

   Por que é uma ação reprovada por Deus? é proibido explorar outro planeta? Não o que é imoral aqui é gastar bilhões com pesquisas para procurar algo distante, enquanto que bilhões de pessoas estão morrendo aqui mesmo. Na verdade isso ocorre é porque Deus tem uma conta a acertar com o ímpio. Assim sendo dizer que Deus ama os homens sem salvá-los da sua impiedade e pecado, é dizer que o santo e justo Deus ama o mal.