quarta-feira, 16 de maio de 2018

Afugentando o "poderoso" inimigo pela resistência.

   No que diz respeito à interpretação bíblica, quase sempre seguimos a interpretação popular, isso acontece devido ao fato de ouvirmos repetidas vezes que a interpretação real da bíblia está com os líderes da cristandade. Qual a interpretação que a cristandade como um todo tem dado acerca de Tiago capítulo 4 verso 7? “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” A interpretação popular acerca deste verso ensina que o diabo como um ser pessoal muito poderoso instiga as pessoas a cometerem pecados.

   No entanto, percebemos que não existe uma declaração bíblica neste verso dizendo que o diabo é um ser pessoal, porém se levarmos outras declarações ao pé da letra o diabo pode ser entendido de várias formas: como sendo um homem, Jo. 6. 70 “Respondeu-lhe Jesus: Não vos escolhi a vós os doze? e um de vós é um diabo.” Ou mesmo como um leão, 1ª Pe. 5. 8 “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.”

   E é descrito também como sendo um dragão e uma serpente, Ap. 12. 9 “E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.” Assim sendo, não podemos interpretar as passagens quando se referem ao diabo de uma forma literal ou teríamos que assumir que o diabo possui muitas faces, algo que não tem apoio bíblico.

   Só para fixarmos o que outrora já estudamos, vale a pena relembrarmos que o pecado reside dentro de nós e não fora, as tentações em muitos casos estão do lado externo, mas não o pecado, Rm. 7. 20 “Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.”  Jr. 17. 9 “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?”  Tg. 1. 14 “Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.”

   Estes e outros versos vêm confirmar o fato de que o diabo é a personificação da natureza humana corrompida e isso no que se refere a tentação e mesmo no que diz respeito à maldade humana. Assim sendo, a bíblia personifica a tendência humana caída, e dá vida a esta personificação por meio de símbolos, como dragão, serpente leão e etc. a cristandade como um todo tem declarado ser o diabo uma criatura tão “poderosa” a ponto de ser quase invencível, no entanto, o verso sete de Tiago quatro nos revela algo que seria impossível de acontecer no mundo literal, afugentar um ser muito poderoso.

   A resistência ao diabo, isso mesmo! Um ser super poderoso que pode ser vencido pela nossa resistência a ele, “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” Naturalmente a resistência não poderia ser um impedimento a um ser espiritual com grandes poderes a menos que este ser super poderoso esteja sendo representado de uma forma metafórica e essa representação é ilustrada pelo apostolo Pedro, 1ª Pe. 5. 8 “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.”

   Se entendermos o diabo como sendo literal teremos que admitir que ele literalmente virá ao nosso encontro com o objetivo de nos matar, ora, o permanecer firmes na fé não seria suficiente para fazer retroceder um adversário sobre humano que está ao nosso redor pronto para literalmente nos devorar, assim sendo a fé e a resistência oferecida por nós seria insuficiente para uma batalha contra um inimigo sobre humano o qual pode ser classificado por serpente, dragão, homem ou leão. 

   Volto a repetir, o diabo na bíblia, sobretudo no NT. Deve ser entendido de duas formas (1) os nossos desejos pecaminosos que fazem guerra na nossa mente (2) as autoridades contrárias aos ensinamentos bíblicos, sempre tendo em mente as autoridades do 1º século, isto é, autoridades judaicas e romanas, infelizmente o diabo em forma do poder civil e mesmo religioso sobreviveu e está presente também em nossos dias.

   Muitos poderão dizer:- Pedro está fazendo uma analogia demonstrando o poder do inimigo... Ora, uma vez que o ato de devorar não é literal, e nem mesmo a literalidade pode ser aplicada ao leão, podemos inserir nesta analogia o andar ao derredor, em outras palavras a analogia existe realmente, no entanto ela está representando não um inimigo espiritual, mas sim o sistema politico religiosa da época, portanto a ação do diabo literal aquele sobre humano também é figurativa.

   Na bíblia as característica de leão tem sido aplicadas para as pessoas, um exemplo são os judeus que crucificaram a Cristo, Sl. 22.  12-13 “Muitos touros me cercaram; fortes touros de Basã me rodearam. Abriram contra mim suas bocas, como um leão que despedaça e que ruge.”  Pv. 28. 15 “Como leão rugidor, e urso faminto, assim é o ímpio que domina sobre um povo pobre.” Paulo ao descrever a sua primeira apelação contra as acusações de que estava sendo julgado, diz que foi libertado da boca do leão, 2ª Tm 4. 17 “Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que por mim fosse cumprida a pregação, e todos os gentios a ouvissem; e fiquei livre da boca do leão.”

   Portanto, a expressão do diabo como sendo um leão que ruge procurando alguém para devorar se refere aos líderes judaicos e romanos que procuravam oportunidades para condenar os cristãos nos tribunais. Por outro lado Tiago 4. 7 vem retratando o diabo como sendo as nossas tendências pecaminosas ou como a bíblia descreve as tendências carnais, por isso ele diz: (resisti ao diabo e ele fugirá de vós). E isso pode ser confirmado lendo os versos anteriores.

   Tg. 3. 14-15 “Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica.” Reparem na analogia, (sabedoria terrena e diabólica) se é terrena é diabólica e vice versa. Outros versos vem nos confirmar exatamente a questão do diabo e a natureza pecaminosa, Tg. 4. 1-3 “De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?  Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis. Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.”

   Reparem que não há nada que mencione a atuação de um ser espiritual nos instigando a pecar, pelo contrário, ele diz que tal tendência e comportamento surge nos nossos membros em outras palavras na nossa mente, e o próximo verso nos é dito também que o inimigo de Deus ao contrário do que é ensinado nas denominações cristãs não é espiritual, Tg. 4. 4 “Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”.

  O inimigo de Deus na verdade é aquele que vira-lhe as costas. Mc. 7. 20-23 “E dizia: O que sai do homem isso contamina o homem. Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem”.

   Aqui existe um paralelo, entre a tendência humana pecadora e as obras do diabo, só conseguiremos resistir ao diabo tendo sempre em mente a palavra de Deus, na medida em que absorvemos os ensinamentos práticos da bíblia a tendência pecaminosa contrasta com a bíblia criando assim uma resistência natural, este é o ensinamento bíblico, daí o fato de podermos resistir ao diabo, ao contrário se dermos vazão para a nossa tendência carnal passamos a nos tornar inimigos de Deus e o diabo sobrepujara, ou seja as tendências predominarão e prevalecerão.