No
que diz respeito à interpretação bíblica, quase sempre seguimos a interpretação
popular, isso acontece devido ao fato de ouvirmos repetidas vezes que a
interpretação real da bíblia está com os líderes da cristandade. Qual a
interpretação que a cristandade como um todo tem dado acerca de Tiago capítulo 4
verso 7? “Sujeitai-vos, pois, a Deus,
resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” A interpretação popular acerca
deste verso ensina que o diabo como um ser pessoal muito poderoso instiga as pessoas a cometerem pecados.
No
entanto, percebemos que não existe uma declaração bíblica neste verso dizendo
que o diabo é um ser pessoal, porém se levarmos outras declarações ao pé da
letra o diabo pode ser entendido de várias formas: como sendo um homem, Jo. 6. 70 “Respondeu-lhe
Jesus: Não vos escolhi a vós os doze? e um de vós é um diabo.” Ou mesmo como um
leão, 1ª Pe. 5. 8 “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso
adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa
tragar.”
E é
descrito também como sendo um dragão e uma serpente, Ap. 12. 9 “E foi precipitado
o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo
o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.”
Assim sendo, não podemos interpretar as passagens quando se referem ao diabo de
uma forma literal ou teríamos que assumir que o diabo possui muitas faces, algo
que não tem apoio bíblico.
Só
para fixarmos o que outrora já estudamos, vale a pena relembrarmos que o pecado
reside dentro de nós e não fora, as tentações em muitos casos estão do lado
externo, mas não o pecado, Rm. 7. 20
“Ora, se eu faço o que não quero, já o
não faço eu, mas o pecado que habita em mim.” Jr. 17.
9 “Enganoso é o coração, mais do que
todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” Tg. 1.
14 “Mas cada um é tentado, quando
atraído e engodado pela sua própria concupiscência.”
Estes
e outros versos vêm confirmar o fato de que o diabo é a personificação da
natureza humana corrompida e isso no que se refere a tentação e mesmo no que
diz respeito à maldade humana. Assim sendo, a bíblia personifica a tendência
humana caída, e dá vida a esta personificação por meio de símbolos, como
dragão, serpente leão e etc. a cristandade como um todo tem declarado ser o diabo
uma criatura tão “poderosa” a ponto de ser quase invencível, no entanto, o
verso sete de Tiago quatro nos revela algo que seria impossível de acontecer no mundo literal,
afugentar um ser muito poderoso.
A
resistência ao diabo, isso mesmo! Um ser super poderoso que pode ser vencido
pela nossa resistência a ele, “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e
ele fugirá de vós.” Naturalmente a resistência não poderia ser um impedimento a
um ser espiritual com grandes poderes a menos que este ser super poderoso
esteja sendo representado de uma forma metafórica e essa representação é
ilustrada pelo apostolo Pedro, 1ª Pe. 5.
8 “Sede sóbrios; vigiai; porque o
diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem
possa tragar.”
Se
entendermos o diabo como sendo literal teremos que admitir que ele literalmente
virá ao nosso encontro com o objetivo de nos matar, ora, o permanecer firmes na
fé não seria suficiente para fazer retroceder um adversário sobre humano que
está ao nosso redor pronto para literalmente nos devorar, assim sendo a fé e a
resistência oferecida por nós seria insuficiente para uma batalha contra um
inimigo sobre humano o qual pode ser classificado por serpente, dragão, homem
ou leão.
Volto a repetir, o diabo na bíblia, sobretudo no NT. Deve ser
entendido de duas formas (1) os nossos desejos pecaminosos que fazem guerra na
nossa mente (2) as autoridades contrárias aos ensinamentos bíblicos, sempre
tendo em mente as autoridades do 1º século, isto é, autoridades judaicas e
romanas, infelizmente o diabo em forma do poder civil e mesmo religioso
sobreviveu e está presente também em nossos dias.
Muitos
poderão dizer:- Pedro está fazendo uma analogia demonstrando o poder do
inimigo... Ora, uma vez que o ato de devorar não é literal, e nem mesmo a
literalidade pode ser aplicada ao leão, podemos inserir nesta analogia o andar
ao derredor, em outras palavras a analogia existe realmente, no entanto ela
está representando não um inimigo espiritual, mas sim o sistema politico
religiosa da época, portanto a ação do diabo literal aquele sobre humano também
é figurativa.
Na
bíblia as característica de leão tem sido aplicadas para as pessoas, um exemplo
são os judeus que crucificaram a Cristo, Sl.
22. 12-13 “Muitos touros me cercaram; fortes touros de Basã me rodearam. Abriram
contra mim suas bocas, como um leão que despedaça e que ruge.” Pv. 28.
15 “Como leão rugidor, e urso
faminto, assim é o ímpio que domina sobre um povo pobre.” Paulo ao
descrever a sua primeira apelação contra as acusações de que estava sendo
julgado, diz que foi libertado da boca do leão, 2ª Tm 4. 17 “Mas o Senhor
assistiu-me e fortaleceu-me, para que por mim fosse cumprida a pregação, e
todos os gentios a ouvissem; e fiquei livre da boca do leão.”
Portanto,
a expressão do diabo como sendo um leão que ruge procurando alguém para devorar
se refere aos líderes judaicos e romanos que procuravam oportunidades para
condenar os cristãos nos tribunais. Por outro lado Tiago 4. 7 vem retratando o
diabo como sendo as nossas tendências pecaminosas ou como a bíblia descreve as
tendências carnais, por isso ele diz: (resisti ao diabo e ele fugirá de vós). E
isso pode ser confirmado lendo os versos anteriores.
Tg. 3. 14-15 “Mas, se tendes
amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem
mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é
terrena, animal e diabólica.” Reparem na analogia, (sabedoria terrena e
diabólica) se é terrena é diabólica e vice versa. Outros versos vem nos
confirmar exatamente a questão do diabo e a natureza pecaminosa, Tg. 4. 1-3 “De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto,
a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois
invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque
não pedis. Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos
deleites.”
Reparem
que não há nada que mencione a atuação de um ser espiritual nos instigando a
pecar, pelo contrário, ele diz que tal tendência e comportamento surge nos
nossos membros em outras palavras na nossa mente, e o próximo verso nos é dito
também que o inimigo de Deus ao contrário do que é ensinado nas denominações
cristãs não é espiritual, Tg. 4. 4 “Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a
amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser
amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”.
O
inimigo de Deus na verdade é aquele que vira-lhe as costas. Mc. 7. 20-23 “E dizia: O que sai do homem isso contamina o homem. Porque do interior
do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as
prostituições, os homicídios, Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a
dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males
procedem de dentro e contaminam o homem”.
Aqui
existe um paralelo, entre a tendência humana pecadora e as obras do diabo, só
conseguiremos resistir ao diabo tendo sempre em mente a palavra de Deus, na
medida em que absorvemos os ensinamentos práticos da bíblia a tendência
pecaminosa contrasta com a bíblia criando assim uma resistência natural, este é o ensinamento bíblico, daí
o fato de podermos resistir ao diabo, ao contrário se dermos vazão para a nossa
tendência carnal passamos a nos tornar inimigos de Deus e o diabo sobrepujara,
ou seja as tendências predominarão e prevalecerão.