sexta-feira, 15 de junho de 2018

É bíblico o congregar em uma denominação?

   Infelizmente nós como cristãos no que diz respeito aos assuntos religiosos absorvemos em nossas mentes muito daquilo que nos foi ensinado pela tradição e pouco ou quase nada do fato histórico propriamente dito; e assim, somos facilmente manipulados, tendentes a seguirmos as prescrições dos líderes (e isso em todas as esferas).
   
 Na questão religiosa ou mais propriamente a cristã, percebemos esta absorção principalmente na questão doutrinaria, seguindo de outros ensinamentos tidos como muletas do sistema denominacional, tais como: devemos obedecer ao líder religioso em tudo, visto ser ele o ungido do senhor; não devemos deixar de congregar, estou informado que a minha denominação é a verdadeira e etc.
   
  O assunto de hoje eu quero falar sobre onde devemos congregar. Não é incomum quando estamos conversando com alguém sobre religião e este faz a seguinte pergunta: onde, ou qual igreja você frequenta? Geralmente essa pergunta surge pelo fato de que tal pessoa, absorveu e muito os ensinamentos de sua congregação de que precisamos congregar em uma igreja, ou mais propriamente devemos nos reunir em um templo físico.
   
  E isso se dá naturalmente, devido a questão tratada nas linhas acima, ou seja, nós como povo basicamente só aprendemos ou assimilamos a tradição, não o fato histórico em si. Em outras palavras somos partidários do ensinamento de que Deus só se faz presente em um lugar denominado igreja ou instituição religiosa, a ideia ou o fato histórico de uma igreja no lar não nos soa muito interessante.
   
  Existe um texto que parece apoiar a ideia de que precisamos realmente congregarmos em uma denominação, mas devemos ter sempre em mente que tal parecer só é possível devido a lavagem tradicional que por anos recebemos. Hb. 10. 25 “Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia”.
   
 A palavra grega utilizada é episunagógé a frase poderia ser traduzida como “Não negligenciemos nossas reuniões congregacionais”, naturalmente a carta foi dirigida primariamente para os judeus convertidos e assim sendo, eles deveriam se reunir com aqueles que partilhavam a mesma fé; eis o problema que surge, onde essas pessoas se reuniram? 
   
  O templo de Jerusalém não era, devido ao fato de não ser permitido a entrada de pessoas que não fossem judeus no interior do mesmo, quanto alguns versos relatam Pedro e outros discípulos dentro do templo, não significa que os demais cristão estavam com eles. Outro fato é que quando eles começaram a pregar a Jesus e a ressurreição foram retirados do templo.
   
  At. 5. 26-28 “Então foi o capitão com os servidores, e os trouxe, não com violência (porque temiam ser apedrejados pelo povo). E, trazendo-os, os apresentaram ao conselho. E o sumo sacerdote os interrogou,Dizendo: Não vos admoestamos nós expressamente que não ensinásseis nesse nome? E eis que enchestes Jerusalém dessa vossa doutrina, e quereis lançar sobre nós o sangue desse homem”.
   
  Deve ser salientado também o fato de que seria impossível a igreja primitiva adquirir um terreno e implantar um templo físico, isso pelo fato do impedimento causado pelos poderes políticos e, sobretudo religiosos, não havia outro meio a não ser reunirem-se nas casas.
   
  Rm. 16. 3-5 “Saudai a Priscila e a Áqüila, meus cooperadores em Cristo Jesus, Os quais pela minha vida expuseram as suas cabeças; o que não só eu lhes agradeço, mas também todas as igrejas dos gentios. Saudai também a igreja que está em sua casa. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Acaia em Cristo”. Cl. 4. 15 “Saudai aos irmãos que estão em Laodicéia e a Ninfa e à igreja que está em sua casa”. Fm. 1. 2 “E à nossa amada Áfia, e a Arquipo, nosso camarada, e à igreja que está em tua casa”.
   
  A história relatada na bíblia testifica com a realidade de que os primeiros cristãos não buscavam a Deus em templos físicos, isso se deu primeiramente pelo impedimento causado pelos poderes dominantes da época, conforme vimos acima e também pelo fato de que o NT. Trouxe uma realidade mais profunda, isto é, uma realidade espiritual. 
   
  No AT. A ordem de culto requereria todo um mecanismo que pudesse ser utilizado para as práticas necessárias que predominavam o rito, tais como: bacias, cálices, mesa, candelabro, altar, incensário, ofertas e etc. assim sendo, necessário seria também um local ideal, não só para abrigar todos os utensílios, como para realizar as práticas exigidas advindas dos ritos e cerimônias.
   
  Apesar de no AT. O local de culto ser instituído por Deus, não existe uma declaração bíblica que sugira que seja neste local o único lugar onde se encontrava Deus, pelo contrário, 2ª Cr. 6. 18 “Mas, na verdade, habitará Deus com os homens na terra? Eis que os céus, e o céu dos céus, não te podem conter, quanto menos esta casa que tenho edificado?” At. 7. 49 “O céu é o meu trono, E a terra o estrado dos meus pés. Que casa me edificareis? diz o Senhor, Ou qual é o lugar do meu repouso?”
   
  Isso nos demonstra claramente que não existe um lugar específico para cultuar a Deus, o que a bíblia ensina e estimula são as reuniões daqueles que creem, com o objetivo único de estimular a fé na palavra de Deus. Por isso hebreus 10. 25 estimula a prática da reunião, mas se filiar a um sistema denominacional com o intuito de encontrar Deus é ser guiado demais pelas tradições, Jo. 4. 23-24 “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade”.
   
  Nunca podemos ser levados pela ideia de que o lugar para se encontrar com Deus é num templo feito por mãos humanas, isso é errado. Não devemos pensar que o fato de não pertencer a um corpo denominacional faz com que eu não seja um membro de Cristo, e errado pensar também pensar que o culto nas casas é algo sem valor, lembrem-se Deus é Espírito, talvez são as nossas atitudes e não o local que torna o culto impróprio.
   
  Portanto, a bíblia fala sim de reunião, mas não especifica o local, a bíblia não fala de ajuntamento desordenado ou mesmo em reuniões para se cumprir um ritualismo, o ritualismo cessou, a bíblia fala em congregar sim, no entanto não diz onde, diz também para buscarmos  a Deus e essa busca deve ser em espírito e em verdade,  Mt. 18. 20 “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles”.