sábado, 1 de junho de 2019

O Satanás do livro de Jó, outras considerações.

Jó 1. 6 “Num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles”. Existem muitas possibilidades que o Satanás descrito no verso acima seja é um irmão de fé, que congregava juntamente com Jó e sua família. Ao analisarmos os versos anteriores percebemos alguma verdade nisso. Jó 1. 4 “ Seus filhos iam às casas uns dos outros e faziam banquetes, cada um por sua vez, e mandavam convidar as suas três irmãs a comerem e beberem com eles”.

Após as festanças oferecidas pelos filhos, jó como homem temente a Deus se preocupava em oferecer sacrifícios em prol de algum possível deslize cometido pelos filhos, reparem no contexto que a presença de Satanás se dá justamente na reunião religiosa, reunião essa ocorrida logo após as festas de seus filhos. Naturalmente a reunião de adoração fazia com que todos os crentes fossem a presença de Deus, mas isso no céu? Não! Na reunião organizada pelo líder da localidade, e tudo indica que esse líder era o próprio Jó.

Mas como as pessoas se reuniam perante o Senhor? Dt. 19. 17 “Então, os dois homens que tiverem a demanda se apresentarão perante o SENHOR, diante dos sacerdotes e dos juízes que houver naqueles dias”. Nos dias bíblicos o comparecer perante o Senhor bastava se apresentar ao seu representante, um sacerdote, ou outro representante, provavelmente em um lugar devidamente preparado para esse fim, Sl. 42. 2 “A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus?”

Como todos os crentes foram a presença de Deus, Satanás foi também entre eles. Nem todos residem próximo de uma igreja, nos dias de Jó era assim também, muitos possivelmente viajavam por longos percursos, inclusive a pé para poderem chegar ao lugar da reunião. Jó. 1. 7 “Então, perguntou o SENHOR a Satanás: Donde vens? Satanás respondeu ao SENHOR e disse: De rodear a terra e passear por ela.”

Quando lemos este verso, imaginamos um ser espiritual rodeando toda a a terra, isso se dá devido ao condicionamento religioso que tivemos, mas, por outro lado a bíblia em vários textos nos mostra que o percorrer a terra, pode muito bem ser entendido como percorrer um determinado lugar, Gn. 4. 13-14, 16 “Então, disse Caim ao SENHOR: É tamanho o meu castigo, que já não posso suportá-lo.Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua presença hei de esconder-me; serei fugitivo e errante pela terra; quem comigo se encontrar me matará; Retirou-se Caim da presença do SENHOR e habitou na terra de Node, ao oriente do Éden".

Caim foi condenado a ser um andarilho sobre a terra por causa do crime cometido contra o seu irmão, crime este instigado pelo ciume. Neste mesmo pensamento, Satanás pode ter sido algum crente que em algum sentido nutria inveja de Jó e de tudo o que ele possuía e mesmo assim, participou da reunião dos crentes e lá expressou a sua inveja. A referência para os filhos de Deus que vieram juntos em adoração diante de um sacerdote ou um altar ocorre imediatamente após o relato sobre os filhos de Jó que fizeram suas festas bastantes picantes.

Por que disse anteriormente que Satanás pode ter sido algum “crente” contemporâneo de Jó? Pelo simples fato da palavra Satanás significar adversário e não um inimigo sobre humano, ou algum ser espiritual e o verdadeiro adversário de Jó eram seus "amigos". Sem subestimar a aflição física de Jó, seu oponente real eram seus irmãos de fé. O próprio Jó comentou como seus amigos tinham se tornado seus adversários, Jó. 19.19 “Todos os meus amigos íntimos me abominam, e até os que eu amava se tornaram contra mim". 

Vejamos as seguintes provas que seus amigos tinham, na verdade se tornado os Satanás, ou mais propriamente os adversários de Jó. Há algumas passagens bíblicas que nos mostram como os amigos de Jó foram acusados por ele pela perseguição física a ele dirigida, Jó. 19. 21-22 “Compadecei-vos de mim, amigos meus, compadecei-vos de mim, porque a mão de Deus me atingiu. Por que me perseguis como Deus me persegue e não cessais de devorar a minha carne?"

Não estaria Jó falando das calamidades humanas dos primeiros capítulos, que são atribuídas a Satanás? Por exemplo: Jó 1. 13-15 “Sucedeu um dia, em que seus filhos e suas filhas comiam e bebiam vinho na casa do irmão primogênito,que veio um mensageiro a Jó e lhe disse: Os bois lavravam, e as jumentas pasciam junto a eles;de repente, deram sobre eles os sabeus, e os levaram, e mataram aos servos a fio de espada; só eu escapei, para trazer-te a nova.”

O interessante também é que Satanás no capítulo 1 quer de todas as formas contradizer a Deus ou aquele que o representa, Jó. 1. 8-10 “Perguntou ainda o SENHOR a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal. Então, respondeu Satanás ao SENHOR: Porventura, Jó debalde teme a Deus? Acaso, não o cercaste com sebe, a ele, a sua casa e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste, e os seus bens se multiplicaram na terra".

A contradição se dá quando Deus ou aquele que o representava disse que Jó era integro e reto, o adversário movido por inveja não poderia admitir tal elogio, e a mesma disposição para denegrir a Jó teve o seu “amigo” Jó 8. 5-6 “Mas, se tu buscares a Deus e ao Todo- Poderoso pedires misericórdia,se fores puro e reto, ele, sem demora, despertará em teu favor e restaurará a justiça da tua morada".

Ora, Deus havia dito que Jó era reto, mas o seu “amigo” não acreditava. O que ele disse na verdade foi :"Se você realmente fosse puro e reto, certamente mesmo agora Deus se levantava em seu favor". A bíblia não diz qual dos “amigos” de Jó foi o seu Satanás, ou o seu adversário, ou inimigo, pode ter sido um dos três, como pode também ser outra pessoa que não apareceu. Porém, o fato foi que as palavras e ações dos amigos de Jó não agradaram a Deus, Jó. 42. 7 “Tendo o SENHOR falado estas palavras a Jó, o SENHOR disse também a Elifaz, o temanita: A minha ira se acendeu contra ti e contra os teus dois amigos; porque não dissestes de mim o que era reto, como o meu servo Jó.”

O fato é que as calamidades ocorridas na vida de Jó aconteceram de duas maneiras: Pela mão de Deus, Jó. 2. 4-5 “Então, Satanás respondeu ao SENHOR: Pele por pele, e tudo quanto o homem tem dará pela sua vida.Estende, porém, a mão, toca-lhe nos ossos e na carne e verás se não blasfema contra ti na tua face". Ou pela mão do homem:

Jó. 1. 8 “Disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está em teu poder; somente contra ele não estendas a mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR”. Jó 16. 9-13 "Homens abrem contra mim a boca, com desprezo me esbofeteiam, e contra mim todos se ajuntam.Deus me entrega ao ímpio e nas mãos dos perversos me faz cair. Em paz eu vivia, porém ele me quebrantou; pegou-me pelo pescoço e me despedaçou; pôs-me por seu alvo. Cercam-me as suas flechas, atravessa-me os rins, e não me poupa, e o meu fel derrama na terra".