1ª
Jo. 5.20 “Também sabemos que
o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o
verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o
verdadeiro Deus e a vida eterna.” Acreditam os
trinitarianos que este verso, assim como outros vem favorecer a crença na
doutrina da trindade. Quando analisado superficialmente e no primeiro momento
parece realmente favorecer tal doutrina.
Na realidade tal interpretação
é apenas uma inclinação, motivada por um vício tradicional vindo de uma
teologia partidária, teologia essa “abastada da verdade” sem nenhuma
preocupação em se aprofundar, na verdade; não irão pesquisar algo que para eles
já está definido e arrematado. Segundo os teólogos trinitários 1ª João 5.20
descreve que Jesus é o Deus verdadeiro, se tal interpretação estiver correta os
teólogos trinitarianos jogaram a doutrina tradicional da trindade ao descaso.
O verso acima está tratando de
duas pessoas, o pai e o filho, a teologia trinitária diz que o verso trata
apenas de uma única pessoa, Jesus Cristo. Tal visão não está de acordo com o
credo tradicional da trindade, mas sim com o pensamento modalista, ou seja de
que o pai o filho e o espírito santo são apenas modos de Deus se manifestar ao
mundo. Contudo, os trinitarianos usam
o final do texto que diz: "... isto é, em seu filho Jesus
Cristo. Este é o Verdadeiro Deus e a vida Eterna", agem
assim tentando fundamentar o pensamento de que Jesus é o Verdadeiro Deus,
concluindo que o Filho e o Pai são a mesma pessoa, isto não procede.
A
teologia trinitária afirma que o verso está dizendo que Jesus é o verdadeiro
Deus; em se tratando de questões difíceis acredito que devemos analisar o
contexto bíblico e não utilizarmos um texto com o intuito de tentar fundamentar
uma doutrina. Mesmo no antigo testamento Israel fazia questão de abordar que
Deus é verdadeiro, 2ª Cr. 15.3“Israel esteve por
muito tempo sem o verdadeiro Deus, sem sacerdote que o ensinasse e sem lei.” Jr. 10.10 “Mas o Senhor é verdadeiramente Deus; ele
é o Deus vivo e o Rei eterno; do seu furor treme a terra, e as nações não podem
suportar a sua indignação.”
Sabemos que para o povo judeu
não existe lugar para uma deidade compartilhada, bem os cristãos costumam dizer
que não podemos confiar na teologia dos judeus pelo fato de terem eles
rejeitado o Messias... mas o que uma coisa tem a ver com a outra? O fato é que
em todo o AT. O Deus verdadeiro é o Deus uno e criador. Se as pessoas não
aceitam o testemunho bíblico acerca da unicidade de Deus vinda do AT. Se
enlaçam no próprio proverbio que criaram: texto fora de contexto é pretexto, ou
seja rejeitando o contexto bíblico geral criaram pretexto para um novo Deus.
Mas, mesmo assim devemos recorrer aos versos bíblicos do NT. Para ver quem a
bíblia confirma ser o Deus verdadeiro.
Antes porém devo acrescentar o
fato da bíblia ou do NT. Afirmar enfaticamente que Jesus já veio e esta é a
introdução do verso 20 de 1ª João 5 quando ele diz: “Também sabemos que
o Filho de Deus é vindo” entre várias coisas pelas quais Jesus veio ou
nasceu e viveu em nosso meio, João descreve que uma dessas coisas foi para nos
dar entendimento para reconhecermos o verdadeiro, nós que não somos judeus não
conhecíamos a Deus, conhecemos agora graças a Jesus, Ef. 2.12 “Naquele
tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às
alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo.” Baseado
neste verso percebemos que precisávamos ou muitos realmente precisam conhecer o
verdadeiro, e isso a bíblia diz que somente Jesus Cristo pode revelar.
A tradução que costumamos usar
quer nos fazer acreditar que o verso de João está nos dizendo que Jesus veio
dar Entendimento para conhecer ele próprio, esta é a intenção das traduções
tendenciosas que temos em mãos. Reparem só “Também sabemos que
o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o
verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo.” Percebemos que
verso não deixa dúvidas acerca de quem está relacionado, ora, Jesus Cristo veio
com o objetivo de nos mostrar o verdadeiro, neste caso Deus, não ele próprio.
Mas seguindo a tendência as tradutoras logo acrescentam após o ponto, “em
seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna”.
Não
pode haver contradições a bíblia nos informa que Jesus Cristo é verdadeiramente
o filho de Deus, não o Deus verdadeiro. Mc. 15.39 “O centurião que
estava em frente dele, vendo que assim expirara, disse: Verdadeiramente, este
homem era o Filho de Deus.” Quanto a Deus, a bíblia em
vários textos nos diz taxativamente que ele é o Deus verdadeiro; Jo.
3.33 “Quem, todavia, lhe aceita o testemunho, por sua vez,
certifica que Deus é verdadeiro.” 1ª Ts. 1.9 “Pois eles
mesmos, no tocante a nós, proclamam que repercussão teve o nosso ingresso no
vosso meio, e como, deixando os ídolos, vos convertestes a Deus, para servirdes
o Deus vivo e verdadeiro.”
Portanto o tendencialismo
trinitário é quem contribui para introduzir e induzir a mente das pessoas em
uma visão alheia aos escritos bíblicos, João não teve a intenção de dizer que
Jesus é o Deus verdadeiro, antes disse que Jesus nos leva ao Deus verdadeiro.
Isso acontece devido a visão dos teólogos trinitarianos em dizerem que João é o
discípulo mais trinitariano de todos, alguns chegaram ao absurdo em dizer que João
era o discípulo que começou a pregar acerca da trindade, mesmo antes dela
existir dentro do cristianismo.
Isso se deu pelo fato dos
teólogos trinitarianos terem uma ideia diferente de João, acerca do logos Em
João capítulo 1 verso 1. quando alguém com a mente já cristalizada com
ensinamentos tendenciosos leêm 1. João 5. 20 inconscientemente são levados a
crer que Jesus é o Deus verdadeiro, porém isso vai contra aos fundamentos da
própria lógica, pois neste caso Jesus seria filho dele mesmo. Não é novidade
que contrariando os conselhos bíblicos até mesmo dentro da religião cristã
existiu e existe o partidarismo.
E para fortalecer um partido
ou uma crença cada qual usa as suas armas. E o partido trinitário age assim,
muito sutilmente, torcendo acrescentando e removendo palavras nos versos os
quais podem apoiar a sua ideia e causa. E 1ª João 5.20 não é diferente, Almeida
revista e atualizada, ou a ARA diz: Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos
tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no
verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida
eterna.
Induzindo
a mente das pessoas a crerem que Jesus é o verdadeiro Deus. Já a Bíblia sagrada
boa nova em português diz: Sabemos de fato que o Filho de Deus já veio
e que nos deu inteligência para conhecermos o Deus verdadeiro. E nós estamos
unidos ao Deus verdadeiro pelo seu Filho Jesus Cristo. Este é o Deus verdadeiro
e é vida eterna.
A diferença é pouca e sutil, mas já descreve que
Jesus Cristo é o filho; e Deus é o Deus verdadeiro, ou seja, faz uma separação
entre Jesus o filho e o Deus verdadeiro, não induz a mente a acreditarmos que
ambos são um só. O problema é a mente condicionada, para aqueles que sabem
distinguir ou não acreditam na trindade qualquer tradução está separando Jesus
do Deus verdadeiro, por exemplo vamos usar a
Almeida
revista e atualizada; Também
sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos
o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é
o verdadeiro Deus e a vida eterna.
Não existe dificuldade: “Sabemos que o filho de
Deus é vindo”. Ótimo, normal, não está dizendo que Deus é vindo. E este filho
de Deus tem nos dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro, quem,
reconhecer ele mesmo? Não! O verdadeiro é Deus, o final do verso nos diz
exatamente isso. E é dito ainda que estamos no verdadeiro que é Deus e em seu
filho, faz uma separação de pessoas e de maneira nenhuma cria uma divindade
composta.