sábado, 1 de dezembro de 2018

Haverá resistência quanto a instalação do reino de Deus?


As eleições ocorridas no último mês aqui no Brasil, demonstrou claramente como as pessoas  em sua totalidade são partidárias. Cada indivíduo defende a sua ideologia, e por conseguinte cada forma de ver e de pensar do indivíduo, torna-se uma verdade única, e isso em detrimento do pensamento do outro. Citei as eleições ocorridas aqui no Brasil simplesmente como sendo a base deste assunto, mas acredito piamente, que isso é uma característica intrínseca do ser humano em todos os lugares e em todas as épocas.
Estas poucas linhas acima, são na verdade a base do assunto que tenho proposto, o reino de Deus, o qual a bíblia amplamente destaca que será estabelecido por Jesus Cristo e diferentemente do ensinamento da teologia popular, ele será implantado aqui na terra. E como base religiosa e espiritual para este ensinamento destaco alguns versos bíblicos, dentre eles, Dn. 7. 27 "E o reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; o seu reino será um reino eterno, e todos os domínios o servirão, e lhe obedecerão".
Aqui explicitamente nos é dito que todas as coisas existentes, as quais conhecemos e a que não conhecemos, isto é, aquilo que existe debaixo de todo o céu pertencerá ao reino de Deus, dito desta forma podemos entender que aquilo que é conhecido como sendo debaixo de todo o céu, naturalmente deve ser entendido como sendo sobre a terra, Mt. 5. 5 "Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra." Naturalmente tal herança não será dada no atual sistema que ora estamos presenciando, com isso deve de ser entendido que esta declaração de Jesus seja para tempos futuros.
Ap. 5. 9-10 "E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue nos compraste para Deus de toda a tribo, e língua, e povo, e nação; E para o nosso Deus nos fizeste reis e sacerdotes; e reinaremos sobre a terra".
Estes versos falam por si só. Os reis, ou seja, aqueles que farão parte da executiva do governo de Cristo, os quais politicamente  dominarão sobre muitos, e os sacerdotes, aqueles que ensinarão as práticas que serão estabelecidas no reino, ainda não estão em vigor na terra, no entanto, o verso diz que este acontecimento se dará sobre a terra, logo deve ficar entendido que esteja falando após a implantação do reino de Deus.
Bem, a pergunta a se fazer é: o que as eleições ocorridas no Brasil tem haver com este assunto? Na verdade as eleições em si não tem nada haver, mas sim a disposição oriundas das tendências partidárias e ideológicas  das pessoas. Isso só nos demonstra que mesmo o reino de Deus, o qual será inaugurado por Cristo, não será implantado sem resistência, acredito que a parábola encontrada no evangelho de Lucas se cumprirá em sua integra, Lc. 19. 14 "Mas os seus concidadãos odiavam-no, e mandaram após ele embaixadores, dizendo: Não queremos que este reine sobre nós".
O ódio a Deus, a Cristo e a todos os seus seguidores, sempre existiu, não é diferente agora, e muito menos na ocasião do seu retorno. Por isso acredito piamente, não só apoiado pelos relatos encontrados na bíblia, mas pelos acontecimentos que se desenrolaram e se desenrolam através da história, de que o reino de Deus não será implantado de forma pacífica.
Ap. 17. 14 "Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com ele, chamados, e eleitos, e fiéis". De uma forma simbólica como é o livro de apocalipse, este verso nos diz algo interessante, de que as autoridades, os que governam sobre as nações, resistirão ao governo de Cristo, em outras palavras tentarão usar mesmo de violência para impedi-lo de reinar. Naturalmente essa tentativa de impedimento se dará sobre tudo por influência daqueles que odeiam as coisas de Deus. Naturalmente quando me refiro a Deus estou dizendo do criador.
Sl. 110. 2 e 6 "O Senhor enviará o cetro da tua fortaleza desde Sião, dizendo: Domina no meio dos teus inimigos. Julgará entre os gentios; tudo encherá de corpos mortos; ferirá os cabeças de muitos países". Este acontecimento ainda não ocorreu, portanto podemos compreender que se dará no futuro reino de Deus. Deve ficar claro que não escrevo para descrentes, ateus e outras formas de ideologias contrárias ao ensino bíblico.
Contudo, devo dizer apenas que o fato de alguém descrer de algo não torna o torna impraticável, em outras palavras crendo ou não aquelo que irá acontecer acontecerá. Bem a bíblia continua dizendo que o método de transição do reino dos homens para o reino de Deus se dará por meio da força, utilizando ainda do simbolismo encontrado no livro de apocalipse percebemos isso.
Qual o problema com o simbolismo? Só um, o fato dele não nos dizer na integra o que está registrado, mas acredito que por causa da política e mesmo a religiosidade da época, foi o impedimento para que o simbolismo tivesse o seu lugar nos escritos da bíblia, portanto o simbolismo bíblico não significa que ela esteja dizendo palavras desconexas, mais sim tratando da realidade literal de forma diferente ou mesmo incompreensível para alguns.
Ap. 19. 15 "E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso". Alguém poderá dizer, como pode sair uma espada da boca de uma pessoa? Essa espada na verdade será a norma escrita do reino de Deus, ou seja a lei do novo reino, e por ser contrário as ideologias existentes,  nações se sentirão reprimidas por este novo ensinamento e por isso tornar-se-ão resistentes.
Então, o restante do verso nos diz, que ela as nações, serão regidas com vara de ferro, destacando que resistência não será bem sucedida. Alguém dirá: mas então, o reino será imposto por meio da tirania? desrespeitando o direito a democracia... O que eu na verdade posso dizer é que o período de transição, ou seja, entre o reino dos homens para o reino de Deus será turbulento.
Depois também não tem um método de comparação entre a minha vontade e a vontade de Deus, essa ideologia foi inserida através do iluminismo, ideologia esta que tem conseguido transformar a mentalidade do homem em um ser autônomo, segundo se Deus pretende instalar um reino de Justiça eu na verdade quero ser súdito desse reino e não ser uma "força" contrária, visto acreditar que o reino de Deus será melhor do que o reino dos homens.
E por último acredito que até mesmo a democracia tem os seus limites, não acredito que a democracia seja feita para suportar toda sorte de injustiça e libertinagem, portanto, acredito que a despeito do período de transição entre as forças resistentes e o reino de Deus acontecer por meio da força e não somente com paz e amor devo fazer como Jesus fez Lc. 11. 2 "E ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu.
Para que realmente após a instalação do reino, a vontade de Deus se realize, tanto no céu quanto na terra.