quarta-feira, 1 de julho de 2020

A trindade está implícita no livro do apocalipse?

Os teólogos trinitários são enfáticos em afirmar que o livro de revelação (apocalipse) testifica, ou ao menos apoia a ideia da trindade. Será assim mesmo? Ap. 1. 1 “Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao seu servo João.”

Como o próprio verso nos diz, o livro do Apocalipse é "a revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu". Desde o primeiro versículo somos informados que Jesus não é Deus. Mas, Deus é diferenciado de Jesus. O Deus de Jesus Cristo lhe deu essa revelação. Na verdade, todo o livro vem testificar essa realidade, a saber, a diferenciação entre Jesus e Deus.

Ap. 1. 5-6 “E da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados, e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!” O verso seis é claro em dizer que Deus não é somente o pai de Jesus, mas também o seu Deus, seria estranho defender a ideia de um Deus ter um Deus no sentido estricto da palavra, não no sentido lato.

Assim sendo, o Pai é o Deus de Jesus Cristo, tanto no livro do Apocalipse como em outros livros do NT. Eles testificam muitas vezes sobre essa realidade, Jo. 20. 17 “Recomendou-lhe Jesus: Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai, mas vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus.” Rm. 15. 6 “Para que concordemente e a uma voz glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.” 2ª Co. 1. 3 e 31 “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação!” “O Deus e Pai do Senhor Jesus, que é eternamente bendito, sabe que não minto.”

Ef. 1. 3 e 17 “ Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo.” 1ª Pe. 1. 3 “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos.” Outros versos no livro do apocalipse onde nos é mostrado o próprio Jesus se dirigindo a Deus como o seu Deus, Ap. 3. 2 “Sê vigilante e consolida o resto que estava para morrer, porque não tenho achado íntegras as tuas obras na presença do meu Deus.”

E isso é consolidado no verso, 12 onde, Jesus se referiu ao "meu Deus" por quatro vezes, Ap. 3. 12 “Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome”. E um fato importante deve ser destacado aqui, essas declarações ditas Por Jesus foram feitas após a sua ressurreição e assunção.

Em outras palavras, este este Cristo ressuscitado e glorificado que está à direita de Deus, diz por si mesmo que tem um Deus. Assim sendo, Jesus Cristo não apenas é distinguido do Pai no livro do Apocalipse, mas também é distinguido de Deus. O Livro do Apocalipse distingue claramente entre o Deus Todo-Poderoso, “Aquele que está sentado no trono” Ap. 4. 10-11 “os vinte e quatro anciãos prostrar-se-ão diante daquele que se encontra sentado no trono, adorarão o que vive pelos séculos dos séculos e depositarão as suas coroas diante do trono, proclamando: Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas.” E “o Cordeiro” Ap. 5. 11-12 “Vi e ouvi uma voz de muitos anjos ao redor do trono, dos seres viventes e dos anciãos, cujo número era de milhões de milhões e milhares de milhares, proclamando em grande voz: Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor.”

Percebe-se claramente que existe uma distinção e essa sem confusão, o Cordeiro não é Deus (que está sentado no trono), Deus não é o Cordeiro que foi morto. Todos aqueles que estão ao redor do trono reverenciam a Deus, porque Ele é o Deus que tudo criou. O Cordeiro também é reverenciado, não porque ele é Deus, mas porque ele foi morto e pelo seu sangue resgatou homens para Deus, Ap. 5. 9 “E entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação.”

O livro do apocalipse nos informa, que “o Cordeiro, parado em pé, como se tivesse sido morto” refere-se a Jesus, o Messias, que foi morto, mas depois ressuscitou dentre os mortos. Deus, por outro lado, não morre e por isso não ressuscita dentre os mortos. Observe como o Cordeiro é continuamente diferenciado de Deus, que está sentado no trono. Ou seja, Deus não é o Cordeiro, e o Cordeiro não é Deus. Vejamos mais distinções: Ap. 5. 13 “Então, ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos.”

Ap. 6. 16 “E disseram aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós e escondei-nos da face daquele que se assenta no trono e da ira do Cordeiro.” Ap. 7. 9 -10 “Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos; e clamavam em grande voz, dizendo: Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação.”

Várias outras passagens no livro do apocalipse, fazem essa mesma distinção, entre Deus, e o Cordeiro, no entanto, nós não iremos atentar em todas elas. Ap. 22. 1-3 “Então, me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro.” Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela, estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o servirão.” Esses dois últimos versos que fazem referência a Deus e ao Cordeiro, contêm a frase “o trono de Deus e do Cordeiro”.

Alguns trinitarianos afirmam que esta frase mostra que o Cordeiro é Deus. Mas essa suposição está errada por vários motivos: Também nesses versos, Deus se distingue do Cordeiro. Quem é Deus? Ele não é o Cordeiro. O Cordeiro foi morto e ressuscitado. Deus não morreu e por isso não foi ressuscitado. A interpretação trinitariana ignora todas as outras referências no livro do Apocalipse, que também diferenciam entre Deus e o Cordeiro.

As quais afirmam que o Cordeiro tem um Deus. O Cordeiro compartilha do trono de Deus porque Deus o concedeu, Ap. 3. 21 “ Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono.” Mt. 28. 18 “Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Há outras passagens testificando que Davi e Salomão se assentaram no trono de Deus. 1ª Cr. 29. 23 “Salomão assentou-se no trono do Senhor, rei, em lugar de Davi, seu pai, e prosperou; e todo o Israel lhe obedecia.” 

Mas, nem Davi, nem Salomão eram deuses, pelo fato de terem se assentado no trono de Deus para governar, eles foram representantes de Deus, no trono de Deus, como escolhidos, foram reis, ungidos por Deus. Assim sendo, foi concedido a eles sentar-se no trono de Deus, mas nem por isso podemos considerá-los como sendo Deus no sentido estricto. O mesmo aconteceu com o ressuscitado Jesus Cristo.

Está claro no livro do Apocalipse, que Jesus Cristo, o Cordeiro foi morto, mas que agora vive, o primogênito dentre os mortos, o começo da criação de Deus, não é Deus. As vezes, os trinitarianos dizem que a divindade de Cristo foi revelada aos apóstolos gradualmente ou progressivamente. Se fosse esse o caso, deveríamos encontrar o próprio Jesus apresentado-se como Deus no livro do Apocalipse, o último livro do Novo Testamento. No entanto, esse não é o caso. Em vez disso, o livro do Apocalipse distingue entre Deus e Jesus. A revelação nos diz que Deus não é Jesus e que Jesus não é Deus.