quarta-feira, 1 de setembro de 2021

A Vitória é nossa.

  Desde cedo somos estimulados a perseguir certos objetivos, na realidade essa tendência para à conquista está impregnada na nossa natureza; e qual é o propósito real disso? Ser vitorioso! Essa é a máxima que ouvimos e com frequência também almejamos, quem não quer ter sucesso em seus empreendimento? Quem não quer ser vitorioso em sua carreira? Por certo é um agravo alguém não querer ser bem sucedido.

 A própria bíblia nos incentiva a termos certos objetivos Ec. 3. 13 “E também que todo homem coma e beba e goze do bem de todo o seu trabalho. Isso é um dom de Deus.” Ec. 9. 10 “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra, nem indústria, nem ciência, nem sabedoria alguma.” A teologia do AT. É centralizada basicamente no aqui, isso nos trás a mente questões como: a lei, as boas obras, o sacerdócio, enfim, questões relacionadas ao momento.

 E por isso, Salomão e muitos outros escritores bíblico, traçaram a vida humana, como algo limitado pela sepultura, não que eles desconhecessem a necessidade do gênero humano comparecer perante o juízo, o próprio Salomão ensinou isso, Ec. 11. 9 “Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e alegre-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas essas coisas te trará Deus a juízo.”

 Contudo, o NT. Nos ensina algo além da sepultura, isto é, não limita a nossa vida, pelo contrário, a teologia do NT. Nos estimula a buscarmos a verdadeira vida. Existe coerência nesse pensamento? Sim! Se verdadeiramente a morte for o fim da existência, a vida não faz nenhum sentido, contudo, baseado na realidade da existência de um criador inteligente, podemos acreditar que a teologia do NT. É bastante compatível.

 Baseado nos dois testamentos, percebemos que o estimulo que recebemos, os objetivos perseguidos, a luta pela conquista tão impregnada em nosso ser, não nos torna vencedores e isso sem exceções, não importa se fulano A ou B adquiriu muitos bens em sua vida, a realidade humana embasada pela bíblia, nos mostra que a sepultura é o nosso limitador, portanto, no estagio atual em que vivemos, não existe vencedores, ao contrário, todos juntamente são derrotados pela morte.

 Isso não significa que devemos viver a vida sem objetivos, na verdade as realizações humanas fazem parte da nossa natureza, Ec. 1. 13 “E apliquei o meu coração a esquadrinhar e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; essa enfadonha ocupação deu Deus aos filhos dos homens, para nela os exercitar.” Destaco no entanto, que a bíblia, ou mais precisamente o NT. classifica a palavra vitória dentro do contexto espiritual como sendo um eterno presente, no contexto atual descrevemos essa palavra de duas maneiras: fulano é vitorioso, mas o mesmo fulano foi vitorioso, logo fulano não é vitorioso.

 Seguindo esse raciocínio, entendemos logo que o nosso entusiasmo é passageiro e ilusório, a realidade dos fatos nos comprova isso. O conceito bíblico de vitória é prevalecer sobre. Portanto, se somos vencidos pela morte fica evidente que somos derrotados por ela, Sl. 98. 1 “Cantai ao Senhor um cântico novo, porque ele fez maravilhas; a sua destra e o seu braço santo lhe alcançaram a vitória.” 1ª Jo. 5. 4 Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.“ 

 Aqui está o ponto de partida para tornarmos vitoriosos. Fica evidente que a vitória só acontece quando algo ou alguém, sobrepuja sobre o outro. Apesar de sermos sempre derrotados nesse contexto, temos a promessa de sermos vitoriosos, naturalmente essa promessa não perfaz a ideia de possuirmos milhões, pensamento este prevalecente no mundo atual, o pensamento atual é claro em dizer que o possuir é sinônimo de vitória.

 A promessa do NT. Engloba outros fatores, Ap. 20. 14 “E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.” A palavra inferno é hades e significa profundeza, lugar escuro, sepultura, nada referente a um lugar de tormento ensinado pela cristandade. Será a partir desse acontecimento que possuiremos a vitória.

 1ª Co. 15. 54-55 “E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?” Percebemos a relação de vida eterna e vitória, algo bastante distinto do pensamento e ensinamento atual.

 Reparem que os versos nos mostram ao menos duas coisas interessantes referente ao vencedor: incorruptibilidade e imortalidade. Segundo o ensino bíblico mais precisamente do NT. Só tornaremos imortais se não formos corruptíveis, e só seremos incorruptíveis se formos imortais, podemos destacar a corrupção em um duplo sentido, a corrupção do gênero humano afetado pelo pecado, e a corrupção física causada pelo contexto pós pecado.

 Fica claro também neste ensinamento que os vitoriosos não tem mérito algum, 1ª Co. 15. 57 “Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.” Não podemos ter méritos por aquilo que não operamos, não podemos operar onde não podemos atuar. A promessa da imortalidade é algo grandioso é algo espiritual, portanto longe da atuação humana, fica evidente nas palavras acima; “Graças a Deus que nos dá a vitória”.

 Portanto, a vitória não é algo que conquistamos. Na expressão bíblica ser vitorioso, é algo completo e pleno, algo inexistente neste mundo, sendo assim a vitória só será alcançada no mundo vindouro, na era atual existem sim aqueles que “vencem” e amenizam em partes a sua situação, contudo, tal vitória não é plena, no final existe sim uma derrota. Sl. 3. 8 “A salvação vem do Senhor; sobre o teu povo seja a tua bênção.”

 O conceito de salvação no AT. Se referia na sua grande maioria, ser salvo das mãos inimigas, e o mesmo parecer é encontrado no NT. Quando Paulo diz: Graças a Deus que nos dá a vitória, ele está tendo em mente ao menos dois inimigos mortais que impedi-nos de sermos vitoriosos, a saber: a natureza humana pecadora e a morte. Acredito que uma pessoa em sã consciência deveria se agarrar a essas promessas, caso contrário, a ilusão, e o próprio molde mundano, ensinará que sim, poderemos ser vitoriosos aqui e agora, mas a realidade dos fatos tem nos mostrado que por último, todos são derrotados.