terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Deus é amor.

    1ª Jo. 4. 8 “Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.” Realmente o verso em questão é bastante acalentador, somos insignificantes, e ter um Deus poderoso que nos ama trás alivio e segurança. No entanto, esse é um verso bastante mal interpretado no meio cristão, tanto no que diz respeito ao amor de Deus por suas criaturas, quanto o que é em si o amor de Deus. Muitos acreditam que de certa forma expressam em algum sentido o amor de Deus

Bem, antes de tudo vamos nos deparar um pouco com a segunda questão: a primeira coisa a se fazer é começar a entender o que não é o amor de Deus. Isso sim é interessante, pelo fato de nós humanos termos uma ideia equivocada do que possa ser o amor de Deus; seria o nosso amor em um certo sentido equivalente ao amor de Deus? Na verdade o nosso “amor” é um amor egoísta, pelo fato de ser baseado em trocas, todos nós temos um amor que espera receber algo, assim sendo esse nosso amor é interesseiro, ademais o nosso amor não suporta a afronta, nem mesmo esse amor pode ser contrariado, em suma a base do nosso amor é o egoísmo.

1ª Co. 13. 4-7 “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” Percebemos uma discrepância entre o nosso amor e o verdadeiro amor registrado na carta aos coríntios.

Nos revelando que desconhecemos por completo o que é o amor de Deus. No que diz respeito ao amor de Deus por suas criaturas, somos informados sim, que Deus ama a sua criação, conforme diz Gn. 1. 31 “E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.”

Somos informados também que o amor de Deus é direcionado também para nós, os seres humanos, Ef. 2. 4 “Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou.” Assim sendo, Deus não ama apenas a sua criação, mas também as suas criaturas. No entanto, surge uma questão importante, Deus ama todas as suas criaturas? Na sua maioria, o mundo religioso cristão diz que sim.

Infelizmente, alguns ramos denominacionais, para defenderem essa ideologia, chegam a beira do ridículo, entre outras coisas, dizem que Deus fica muito triste quando um indivíduo rejeita o chamado para pertencer à determinada instituição religiosa, dizendo que essa pessoa usou do seu livre arbítrio para rejeitar a salvação, e assim por diante. No entanto, se pegarmos o texto somente de determinados versos, somos tendentes a acreditarmos nessa e outras teorias.

Para ilustrar o que estou dizendo o verso de Efésios 2. 4 parece nos dizer isso, porém, se olharmos o seu contexto perceberemos algo diferente, Ef. 2. 1-3 “E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência; Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.”

Os versos a seguir já nos mostram que o amor de Deus relacionado a salvação espiritual, é um amor restrito, isto é: direcionado aos eleitos, Ef. 2. 4-5 “Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos).” Vejamos: “pelo seu muito amor com que nos amou”. Isso claramente exclui um tipo de amor universal.

E, “Estando nós ainda mortos”. Significa claramente que alguns outros, continuam mortos no sentido espiritual, isso demonstra também que o ato de ressurreição espiritual vem exclusivamente de Deus, ou devido ao amor de Deus pelos eleitos,

Ef. 1 .3-4 e 11 “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade.”

Neste sentido, o amor de Deus é restrito e direcionado aos escolhidos. Entender isso significa entender o propósito bíblico da salvação espiritual, salvação essa, não meritória, não baseada no livre arbítrio, mas vinda unicamente da vontade de Deus. Entender o amor de Deus pelos eleitos, trás luz sobre sobre o estudante da bíblia, remove conceitos estranhos relacionados a salvação espiritual, me refiro ao conceito do livre arbítrio.

Por exemplo: é ensinado nesse meio denominacional que Deus ama a todos, e nós por nossa incredulidade escolhemos ou não ser salvos, isso é bastante contraditório, basta prestarmos atenção nos versos lidos de efésios 2 “Estando nós ainda mortos”. A pergunta é: morto faz alguma escolha? Morto tem percepção da vida ou do certo e errado? A morte é um estado de inércia, e a bíblia sabiamente faz uma analogia exata, utilizando aquilo que conhecemos, no caso, a morte física, para exemplificar o estado espiritual do homem, (gênero) antes que Deus o chame para vida, e esse chamado é motivado unicamente pelo amor de Deus pelos seus.

Portanto, os versos que parecem apoiar o livre arbítrio e o amor de Deus por toda as suas criaturas e isso na esfera espiritual, quando lidos fora de contexto, dão só a impressão, no entanto, dizem a sua exatidão, 1ª Pe. 2. 9 “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.”

Reparem o verso, (vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz) dando com isso a entender claramente, que aqueles chamados, outrora estavam em trevas; e mais, mostra também que aqueles que permanecerem nas trevas não serão chamados, o estado de morte espiritual continua. E esse estado só é interrompido quando Deus, por sua misericórdia e amor ressuscitam de forma espiritual aqueles que outrora estavam mortos em trevas.