Dois termos gregos são utilizados
para a palavra “outro” em
nossas Bíblias : állos e héteros, o primeiro termo
empregado significa (Állos) “outro da mesma espécie”, enquanto o segundo (Heteros)
“outro de natureza diferente”. Os teólogos trinitarianos utilizam deste
argumento com o objetivo de consolidar a crença de que o espírito santo é outra
pessoa distinta, mas com a mesma natureza, (Állos) da mesma espécie.
Tudo com base na diferença entre essas duas palavras. Realmente encontramos em muitos versículos do NT a palavra héteros com o sentido de “outro de natureza diferente”. Gostaria que alguém explicasse os seguintes versículos, onde outro é héteros, mas da mesma espécie, como se fosse állos.
Mateus 8.21
E outro dos discípulos. Lucas 5.7.
Então, fizeram sinais aos companheiros do outro barco. Lucas 6.6 Sucedeu que, em outro
sábado. Lucas 23.40.
Respondendo-lhe, porém, o outro, (um dos dois ladrões crucificados). Atos 20.15. No outro dia. Romanos 13.8 quem ama o próximo.
Romanos 13.9. Pois isto: Não adulterarás,
não matarás, não furtarás, não cobiçarás, e, se há qualquer outro
mandamento. Gálatas 1.19. E não vi outro
dos apóstolos, senão Tiago. Hebreus 7.13
a outra tribo. Todos os versículos acima a palavra outro é héteros.
Daria para apontar nesses versos a diferença de espécie?
Agora a
palavra Állos, tratando “outro de natureza diferente”, ao passo que deveria ser
héteros: 2ª Coríntios 11.4 Se, na
verdade, vindo alguém, prega outro Jesus que não temos pregado, O outro
Jesus são os falsos messias. Mas aqui é állos. Ou da mesma natureza.
O que dizer então, dos inúmeros
versos correspondentes, em que um evangelista aplica állos e outro aplica héteros
à mesma coisa? São muitos, mas ficaremos apenas com um exemplo: a
semente do semeador. Állos e héteros estão grifados, porém héteros está entre colchetes para diferenciar:
Mateus 13.5 Outra
parte caiu em solo rochoso. Marcos 4.5
Outra caiu em solo rochoso, Lucas
8.6 [Outra] caiu sobre a pedra; Mateus 13.7 Outra caiu entre os
espinhos. Marcos 4.7 Outra
parte caiu entre os espinhos; Lucas 8.7 [Outra] caiu no meio dos espinhos; Mateus 13.8 Outra, enfim, caiu
em boa terra. Marcos 4.8 Outra,
enfim, caiu em boa terra. Lucas 8.8 [Outra], afinal, caiu em boa terra;
Os teólogos argumentam que como
se trata de autores diferentes um deles pode ter errado. Outros chegam a dizer
que os apóstolos não eram homens cultos. O que dizer de um único autor, de
cultura indiscutível, em um mesmo livro, mesmo capítulo e assunto, ter escrito
o seguinte?
1ª Coríntios 12.8-10. Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; e a outro segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento; a [outro], no mesmo Espírito, a fé; e a outro, no mesmo Espírito, dons de curar; a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a um, variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpretá-las. O outro entre [colchetes] é héteros; os demais, állos. Os teólogos trinitários argumentam: “mas todo héteros é állos, mas nem todo állos é héteros”. Então, com base em quê que ele vai definir o állos de João 14.16, o outro consolador, como de mesma natureza? Honestamente, nesse caso não há a mínima base para tal conclusão!!!
1ª Coríntios 12.8-10. Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; e a outro segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento; a [outro], no mesmo Espírito, a fé; e a outro, no mesmo Espírito, dons de curar; a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a um, variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpretá-las. O outro entre [colchetes] é héteros; os demais, állos. Os teólogos trinitários argumentam: “mas todo héteros é állos, mas nem todo állos é héteros”. Então, com base em quê que ele vai definir o állos de João 14.16, o outro consolador, como de mesma natureza? Honestamente, nesse caso não há a mínima base para tal conclusão!!!