quarta-feira, 1 de março de 2017

A nova criação feita por Cristo.

A igreja cristã em quase todas as suas variantes sustenta o ponto de vista de que Jesus é o criador. Tal ensinamento é feito baseado em alguns versos encontrados no NT. Entre os quais eu destaco: Cl. 1. 15-16 Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.” Antes de lermos outro verso quero fazer uma breve analise sobre o verso acima.

Antes porém, é fácil assegurar que para a cristandade em geral o verso lido é uma garantia total de que de fato Jesus é o criador. Testificam dizendo: - é exatamente isso que o verso está dizendo! No entanto, a contestação que faço está na declaração de que Jesus é o Deus eterno sem princípio e sem fim de dias, se defendo realmente a eternidade de Jesus, como poderia ele ser o princípio da criação de Deus? Sim, Deus não teve princípio esse é um dos atributos da divindade, é a própria bíblia que nos informa isso, 1ª Cr. 29. 10 “Pelo que Davi louvou ao Senhor perante a congregação toda e disse: Bendito és tu, Senhor, Deus de Israel, nosso pai, de eternidade em eternidade.”  Sl. 90. 2 “Antes que os montes nascessem  e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus.

A palavra grega para primogênito é prototokos que significa literalmente primogênito, e o verso de Colossenses lido acima descreve Jesus como sendo o primogênito de toda a criação. Em outras palavras o verso parece está dizendo que Jesus foi o primeiro ser criado, e isso concorda também com o verso encontrado no livro do apocalipse,  Ap. 3.14 “Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus.” A palavra grega para princípio é arche e significa a primeira pessoas ou algo numa série, a origem a causa ativa.

Já a palavra grega para criação, encontradas tanto em colossenses quanto em apocalipse, é ktisis e significa não só o ato de criar quanto também de fundar,  estabelecer de construir. O outro verso que parece dar suporte para a criação literal feita por Jesus se encontra em Hb. 1. 2Nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo.” Este verso de hebreus não prova nada com relação a ser Jesus o criador.
      
Simplesmente ele está dizendo que Deus nos falou por meio do filho, filho este que é o legítimo herdeiro, mas, as mentes cristalizadas com os ensinos tradicionais dizem: - “sim mais foi ele quem fez o universo.” Essa declaração é feita pelo simples fato do verso dizer (pelo qual) Algum teólogo deve ter dito: ( pelo qual é mesmo que por meio dele.) Só que ele esqueceu de dizer que a palavra “pelo” dia no grego significa também “para”. Já a palavra “qual” ho no grego significa “quem”. Assim sendo o verso de hebreus pode muito bem estar dizendo que Deus nos falou pelo filho para quem também fez o universo.

E é bastante lógico o raciocínio, de que a promessa do universo seja feita para o filho, o qual é herdeiro de todas as coisas. Assim sendo, podemos assegurar ao menos duas coisas:  (1) Jesus não foi o primeiro ser a ser criado, o qual lhe daria o título de semi deus ou um “deus” como dizem as testemunhas de Jeová, visto faltar apoio bíblico para isso. (2) Apesar desses versos aparentemente dizerem, Jesus não foi o criador literal das coisas visíveis as quais agora presenciamos, fato que contraria os escritos do AT. Jó. 9. 8  Quem sozinho estende os céus e anda sobre os altos do mar.”  

Is. 44. 24Assim diz O Senhor, que te redime, o mesmo que te formou desde o ventre materno: Eu sou o Senhor, que faço todas as coisas, que sozinho estendi os céus e sozinho espraiei a terra.”  A palavra sozinho as quais descrevem esses versos é Yachiyd e quer dizer: um só, único, solitário. Isto naturalmente demonstra a unicidade do criador e contesta grandemente a doutrina trinitária, pelo fato da doutrina ensinar que apesar de Deus ser um as pessoas são múltiplas, mas, se as “pessoas são Deus” como é ensinado pelo trinitarismo, logo seria impossível Deus estar sozinho.

Como o verso 2 de hebreus 1 não revela nada sobre ser Jesus o criador, antes assegura que o mundo foi feito para Ele, fica somente os versos de colossenses e apocalipse dizendo que o mundo foi feito por ele e para ele, no entanto, se a bíblia diz que Deus sozinho criou tudo pela palavra que saiu de sua boca como pode algumas passagens do NT. Afirmar que Jesus também criou? Bem, como já foi dito acima os trinitarianos e os binitarianos acreditam e ensinam que Deus criou todas as coisas por intermédio de Jesus Cristo.

Tal pensamento é decorrente de passagens como: “Criar” e “criação”, no entanto esses versos são usados em relação à obra de Cristo no sentido regenerativo. Gl. 6. 15Pois nem a circuncisão é coisa alguma, nem a incircuncisão, mas o ser nova criatura.” Ef. 2. 10 Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.” Ef. 4. 23-24 “ E vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.”  2ª Co.  5.17E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.”

E também em relação ao mundo vindouro Hb. 2. 5 Pois não foi a anjos que sujeitou o mundo que há de vir, sobre o qual estamos falando.” 2ª Pe. 3.13 Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça.” E assim como Adão foi o primeiro da raça de homens e mulheres mortais, então através de Jesus uma raça espiritual está sendo desenvolvida ou criada. 1ª Co. 15. 45 Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante.” Hb. 2. 8 “Todas as coisas sujeitaste debaixo dos seus pés. Ora, desde que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou fora do seu domínio. Agora, porém, ainda não vemos todas as coisas a ele sujeitas.”

Ainda quanto à questão de hebreus 1 apesar de está aparentemente dizendo que Jesus é o criador do universo observável, o próprio hebreus demonstra que isso não é uma realidade, caso fosse como se interpretaria o verso a seguir, Hb. 2.10 Porque convinha que aquele, por cuja causa e por quem todas as coisas existem, conduzindo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse, por meio de sofrimentos, o Autor da salvação deles.” Para o autor de hebreus quem seria aquele que causou ou trouxe a existencia todas as coisas? Deus naturalmente.

Isso é facilmente comprovado, basta ler o restante do verso e interpretá-lo corretamente; este mesmo ser que trouxe todas as coisas a existência é o mesmo que aperfeiçoou o autor da salvação “deles” ou nossa. Quem foi aperfeiçoado por meio da obediência? Segundo o verso bíblico foi Jesus; nota-se aí uma clara distinção entre Deus e a criação literal tangível e Jesus, que pela sua obediência e pela graça de Deus foi capacitado a ativar a nova criação.