Alguns
versos do novo testamento que são mal analisados servem, contudo para manter a
crença de que Jesus estava com Deus no céu em uma época muito remota, Cl. 1.15-16 “Este
é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; pois, nele,
foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as
invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades.
Tudo foi criado por meio dele e para ele.”
Paulo está falando aqui nestes versos de uma forma
literal? Sim, literal! Porém não na escala da criação do Gênesis, mas sim da nova criação. Se abraçarmos a ideia de protokokos
como sendo o primogênito literal concebido na eternidade por Deus então mesmo a
doutrina trinitária estaria em contradição, visto que ela recusa
terminantemente a ideia de uma pessoa sendo igual a Deus ser criado, ainda que
pelo próprio Deus. Naturalmente Paulo falou da criação espiritual, o novo homem
segundo Cristo.
Este é o novo nascimento embasado pela bíblia, e foi
exposto pelo próprio Cristo. A imagem do Deus invisível não significa que Jesus
é um clone físico de Deus, mas sim os atos que foram demonstrados por Jesus nos
mostra o caráter de Deus. “Tudo foi
criado por meio dele e para Ele”. Claro está a julgar pela condição que se
encontra o mundo que Cristo atualmente não tem o controle absoluto do mundo,
ora não foi tudo criado por meio dele e para Ele?
Sim, porém não esta criação, caso fosse não estaríamos
vendo as barbáries, as quais presenciamos. Atualmente os homens tem levado a
cabo os desígnios de Deus, em outras palavras Deus reina, a despeito das obras
más que os homens realizam, mas não vemos um governo o qual impera a justiça e
equidade, sendo assim fica fácil de concluir que atualmente a criação do Gênesis
não está sujeita ao Cristo, portando Colossenses 1. 15-16 não pode está se
referindo a subordinação do mundo atual ao poderio de Jesus.
O verso treze de Colossenses um nos confirma que o reino
do qual Jesus terá domínio se encontra no futuro, Cl. 1.13 “Ele nos libertou do
império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor.”
Ora, nós não fomos ainda de uma forma física, transportados para o reino de
Cristo, Paulo está dizendo que dentro da condição espiritual do crente, Deus em
Cristo fez isso, só que tal literalidade ocorrerá quando Jesus passar a reinar.
Muitas das vezes interpretamos determinados assuntos devido
as influências das quais fomos doutrinados, um exemplo crasso disso foram os
versos que acabamos de ler, por exemplo: quando lemos os primeiros capítulos de
hebreus, dá-nos uma impressão de que o autor da carta está tratando as suas
questões de uma forma material e temporal, em outras palavras para o período
presente. Mas, reparem o que o verso cinco de hebreus nos diz: Hb. 2.5
“Pois não foi a anjos que sujeitou o mundo que há de vir, sobre o
qual estamos falando.” (Grifo meu.)
Retirei este verso do contexto com o intuito de analisar
o que estamos falando. O autor da carta diz que Jesus é o herdeiro de tudo, e
continua sua assertiva descrevendo que Ele Cristo é superior aos Anjos, nos
estimula a sermos fieis a mensagem, e no verso cinco nos é esclarecido que tipo
de mundo o autor está falando, naturalmente não é o mundo atual, mas o por vir.
Sendo assim acredito, Eu Evandro, que o logos de João é
uma repetição do Gênesis capítulo um, com a diferença que em João a palavra de
Deus não se tornou luz, nem mesmo outro elemento encontrado no universo, mas
sim se fez carne. Que Deus tinha Um propósito em trazer a existência alguém que
vivesse uma vida inteira de piedade, não podemos negar, e esse propósito se fez
carne, no período do império romano. Ou seja, Deus realizou a sua vontade,
trazendo a existência a pessoa de Jesus Cristo. A ideia trinitária de Deus é
extremamente absurda, seria o mesmo que dizer que Deus realizou um teatro, do
qual Ele participava. A doutrina da trindade por força da circunstância nega a
seriedade de qualquer ato de Deus e de Cristo no plano da redenção.
Se Jesus fosse parte da trindade naturalmente requereria
que ele não sofresse, haja vista que Deus não pode sofrer, de igual modo também
seria descabida a ideia de que Ele provou a morte, tudo então não passou de um
teatro? Não, não é assim. O mesmo ocorreria se a ideia do primogênito de
Colossenses 1.15 fosse entendido literalmente, primogenitura aqui não se trata
de ser o primeiro criado, mais sim de ter primazia, logo se Jesus fosse o
primogênito da criação Ele teria encarnado algo completamente estranho a
linguagem da bíblia.
Se levarmos as declarações bíblicas tanto de
Colossenses 1.15-16 quanto de Apocalipse 3.14 como sendo uma interpretação da
criação do Gênesis, naturalmente os apologistas trinitários ficarão sem ação.
Mas, por outro lado abriremos espaço para uma geração na eternidade, algo
defendido pelos pioneiros adventistas. Para eles quando a bíblia diz que Jesus
é o primogênito de toda criação entendiam de uma forma literal e taxativa.
Uriah Smith diz no seu livro: (As profecias do apocalipse)
“As
Escrituras em parte alguma falam de Cristo como de um ser criado, mas
claramente afirmam que Ele foi gerado pelo Pai. (Ver comentários a Ap. 3.14 onde
demonstramos que Cristo não é um ser criado.) Mas conquanto, como filho gerado,
não possua com o Pai uma co-eternidade de existência pretérita, o começo da sua
existência é anterior a toda a obra da criação, em relação à qual Ele foi
criador juntamente com Deus. João 1.3; Hb. 1.3.
O verso
14 de apocalipse 3 diz: “Ao anjo da igreja em Laodiceia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o
princípio da criação de Deus.” Como já frisei
anteriormente o princípio da criação refere-se não a criação do Gênesis, e sim a
nova criação, a qual Cristo terá primazia. Caso fizéssemos conforme Smith,
teríamos que arrumar solução para algumas objeções, entre elas o seguinte verso
bíblico. Ap. 1.5 E da parte de Jesus Cristo, a Fiel
Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra.
Sabemos,
contudo que Jesus não foi o primeiro homem a morrer, segundo os relatos da
bíblia o primeiro homem a morrer foi Abel, assassinado por seu irmão. 1ª Tm. 1.17 “Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos
séculos dos séculos. Amém!” Além de tudo nos é dito também que Deus é imortal, sendo
assim surge uma pergunta para aqueles que acreditam como Uriah Smit que Jesus
foi gerado na eternidade: Como um ser imortal pode gerar de si mesmo alguém que
se torne mortal? E neste caso quem foi a mãe de Jesus? De que parte do corpo de
Deus Jesus foi gerado? Qual o texto bíblico nos informa que Jesus foi gerado
por e de Deus?