Ap. 14. 6-7
(Vi outro anjo
voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se
assentam sobre a terra, e a cada nação, e tribo, e língua, e povo dizendo, em
grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo;
e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.)
A igreja
adventista do 7º dia seguindo a orientação de Ellen G. White a qual eles os
adventistas tem como profetiza, ensina que as mensagens angélicas encontradas
em Apocalipse 14 referem-se ao movimento adventista. No entanto, segundo ela as
duas primeiras mensagens particularmente descrevem o início do movimento. (O movimento Adventista de
1840 a 1844 foi uma manifestação gloriosa do poder de Deus; a mensagem do
primeiro anjo foi levada a todos os postos missionários do mundo, e nalguns
países houve o maior interesse religioso que se tem testemunhado em qualquer
nação desde a Reforma de século dezesseis. Meditação Matinal pág. 18. Aqui
E.G. W claramente nos diz que o movimento adventista que compreendeu de
1840-1844 proclamou a mensagem do primeiro anjo.
(Vi que Deus estava na proclamação do tempo em
1843. Era Seu desígnio suscitar o povo, e trazê-los a uma condição em que
seriam provados, na qual decidiriam ou pró ou contra a verdade. Pastores se
convenceram da exatidão da atitude assumida quanto aos períodos proféticos, e
alguns renunciaram seu orgulho e deixaram seus salários e igrejas para sair de
um lugar para outro a fim de apregoar a mensagem. E mesmo alguns
profissionais foram compelidos a deixar suas profissões a fim de se empenharem
na obra impopular de proclamar a mensagem do primeiro anjo.) Primeiros Escritos pág. 232.
Na visão
adventista a mensagem do primeiro anjo foi à pregação de Guilherme Miller, o
qual baseado em Daniel 8.14 valendo-se de um cálculo matemático disse que Jesus
voltaria a terra em 22 de outubro de 1844. (A
Guilherme Miller e seus cooperadores coube a pregação desta advertência na
América do Norte. Este país se tornou o centro da grande obra do advento. Foi
aqui que a profecia da mensagem do primeiro anjo teve o cumprimento mais
direto.) O grande Conflito pág. 379. Se segundo os adventistas a mensagem
do primeiro anjo foi a pregação de Miller, qual seria a mensagem do segundo
anjo?
Ap. 14. 8
(Seguiu-se outro anjo, o segundo, dizendo: Caiu, caiu a
grande Babilônia que tem dado a beber a todas as nações do vinho da fúria da
sua prostituição.) Para Ellen White a mensagem do segundo anjo cumpriu-se nos
religiosos que recusaram ouvir a mensagem de Guilherme Miller, que para ela e
para os adventistas representa a mensagem do primeiro anjo. Em outras palavras
Ela disse: “vocês não querem ouvir o que Miller disse, vocês cairão em declínio
moral e espiritual”.
Como as igrejas se recusassem a receber a
mensagem do primeiro anjo, rejeitaram a luz do Céu, e caíram do favor de Deus.
Confiaram em sua própria força, e, opondo-se à primeira mensagem, colocaram-se
onde não poderiam ver a luz da mensagem do segundo anjo. Mas os amados de Deus,
que eram oprimidos, aceitaram a mensagem: "Caiu Babilônia" (Ap. 14.8),
e deixaram as igrejas. Primeiros Escritos,
Pág. 237. Sendo assim para E.G. W. O “caiu Babilônia” é o rejeitar a mensagem
do adventismo segundo o ensinamento de Guilherme Miller, portanto mesmo na
atualidade aqueles que não professam ensinamentos que condiz com o adventismo
pertencem a Babilônia ou de uma forma espiritual estão caídos.
Na
verdade percebemos E.G.W fazendo um “malabarismo” com as mensagens dos anjos de
apocalipse, primeiro ela disse que o primeiro anjo representou a pregação de
Miller, até ai tudo bem levando-se em conta o fato da palavra anjo ser
mensageiro, mas apesar da boa intenção de Miller a sua predição não se cumpriu,
ou seja, Jesus não voltou, sendo assim eles mudaram a mensagem, de vinda de
Jesus a terra, para ida de Jesus do santo lugar do santuário para o lugar
santíssimo do mesmo. E a mensagem do segundo anjo, seria literalmente a queda
espiritual daqueles que rejeitaram a controversa mensagem de Miller?
Acredito
que não. Quando João em seu livro descreve as palavras, “caiu Babilônia” ele
está tomando emprestadas as ocorrências encontradas no AT. Em outras palavras
João está fazendo uma analogia; e qual seria? Os profetas do AT. Disseram que
Babilônia o império que dominou o mundo entre 605-538 aC. Cairia. Será que a
Babilônia a qual iria cair segundo os profetas, se tratava apenas a parte
religiosa do império? Is. 21.9 (Eis agora vem uma tropa de homens, cavaleiros de dois a dois. Então, ergueu
ele a voz e disse: Caiu, caiu Babilônia; e todas as imagens de escultura dos
seus deuses jazem despedaçadas por terra.)
Jr.50.35-37 (A espada virá sobre os caldeus, diz o Senhor,
e sobre os moradores da Babilônia, sobre os seus príncipes, sobre os seus
sábios. A espada virá sobre os gabarolas, e ficarão insensatos; virá sobre os
valentes dela, e ficarão aterrorizados. A espada virá sobre os seus cavalos, e
sobre os seus carros, e sobre todo o misto de gente que está no meio dela, e
este será como mulheres; a espada virá sobre os tesouros dela, e serão
saqueados.) Jr. 51.8 (Repentinamente, caiu
Babilônia e ficou arruinada; lamentai por ela, tomai bálsamo para a sua ferida;
porventura, sarará.)
Estes versos nos demonstram Babilônia como um todo, não
descreve apenas a sua parte religiosa. Apesar da palavra babel significar
confusão por mistura, não podemos dizer que tal “mistura” refira-se somente a
sua parte religiosa, pelo contrário, refere-se a confusão generalizada que as
mentes humanas são capazes de produzir. O cenário atual não é diferente, a
diversidade de pensamente, a novidade do momento, as muitas indagações, e as
respostas subjetivas moldou o mundo em uma verdadeira Babilônia ou numa
confusão por mistura generalizada, sempre lembrando que tal confusão não deve
ser entendido somente no escopo religioso, mas em tudo que permeia a sociedade.
Sendo assim quando João toma emprestado as palavras dos
profetas do AT. Ele da uma interpretação real do mundo, sem dúvidas o mundo
como um todo é uma tremenda confusão, por isso é interpretado como sendo
Babilônia. Há aqueles que atribuem a Babilônia do apocalipse como sendo somente
o império romano, porém tal interpretação deixa lacunas, acredito que a
Babilônia do apocalipse está presente em toda era cristã, não podemos aceitar que
vivemos em uma época onde estejamos livres de confusão em todas as suas fases.
Ainda em Jeremias vemos Deus dizendo que queria curar
Babilônia, estaria tal relado tentando descrever somente a sua parte religiosa?
Acredito que não, Jr. 51.9 (Queríamos curar Babilônia, ela, porém, não
sarou; deixai-a, e cada um vá para a sua terra; porque o seu juízo chega até ao
céu e se eleva até às mais altas nuvens.) O verso é claro, não há dúvida,
Babilônia aqui significa o império não a sua parte religiosa. Sendo assim o
mesmo podemos entender de Babilônia do apocalipse, se João tomou emprestado as
palavras dos profetas para descrever um acontecimento similar, logo somos
obrigados a concordar que tal acontecimento deve ter as mesmas conotações, ou
seja, ele está dizendo que o mundo que ora presenciamos é uma Babilônia e
consequentemente vai cair. (Veremos mais sobre isso e outra postagem).
Evandro.