quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Quem são as estrelas de Ap.12.4?

Algumas denominações cristãs, com o intuito de sustentarem a doutrina da queda dos anjos, ensinam que as estrelas citadas em apocalipse capítulo 12.4 são anjos literais que caíram do céu. O verso diz: (A sua cauda arrastava a terça parte das estrelas do céu, as quais lançou para a terra; e o dragão se deteve em frente da mulher que estava para dar à luz, a fim de lhe devorar o filho quando nascesse.) 

Para que se sustente tal ensinamento os versos anteriores deveriam ser entendidos literalmente, ou seja, a mulher deveria ser uma mulher realmente, deveria ter vindo literalmente do céu, o dragão o qual eles afirmam ser o diabo deveria possuir cauda. Porém o que vemos é que tais denominações ensinam que o dragão é simbolo do diabo, que a mulher é simbolo da igreja, as estrelas simbolizam os anjos caídos (símbolos) mas, o céu ensinam como sendo o céu mesmo, de uma forma literal, por isso os outros personagens envolvidos deveriam ser também literais. 

Quando envolve simbolismo no caso das estrelas, a bíblia geralmente diz que elas representam seres humanos, como por exemplo: Jz. 5.20 (Desde os céus pelejaram as estrelas contra Sísera, desde a sua órbita o fizeram.) Será que os anjos pelejaram contra Sisera o comandante do exercito de Jabim? Não, e tudo indica que Sisera não se encontrava no céu. 

Gn. 37.9-10 (Teve ainda outro sonho e o referiu a seus irmãos, dizendo: Sonhei também que o sol, a lua e onze estrelas se inclinavam perante mim. Contando-o a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o o pai e lhe disse: Que sonho é esse que tiveste? Acaso, viremos, eu e tua mãe e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra?) Jacó pai de José compreendeu perfeitamente que Ele não estava se referindo a anjos, estrelas nestes episódios são homens, descendentes de Israel. 

Dn. 8.10 (Cresceu até atingir o exército dos céus; a alguns do exército e das estrelas lançou por terra e os pisou.) compreendemos também que o chifre pequeno de Daniel capítulo oito não estava no céu na ocasião do seu reinado, o céu aqui é um simbolo de Jerusalém e nela se encontravam as estrelas, os fieis judeus. Assim como um chifre não simbolizava um anjo perverso que se encontrava no céu o mesmo podemos dizer do simbolo de um dragão com cauda. 

Igualmente o que ocorreu em Daniel, o livro do apocalipse descreve cenas de perseguição sobre o povo de Deus, sendo Jerusalém representada pelo céu, o dragão representa um poder opressor e as estrelas aqueles que pelo poder opressor foram oprimidos. Todos os que perseguiram o povo de Deus em todas as eras, são considerados na bíblia como sendo o diabo e satanás. 

Estrelas que são anjos e que são homens?  Ap. 1.16 (Tinha na mão direita sete estrelas, e da boca saía-lhe uma afiada espada de dois gumes. O seu rosto brilhava como o sol na sua força.) O verso nos diz que Jesus tem em suas mãos sete estrelas, os quais no verso 20 tais estrelas representam anjos, (Quanto ao mistério das sete estrelas que viste na minha mão direita e aos sete candeeiros de ouro, as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas.) 

Literalmente e humanamente falando as sete igrejas não foram dirigidas pelos anjos literais, a palavra anjos para esses versos é aggelos que é o mesmo que um mensageiro, embaixador, alguém que é enviado. Na realidade tais mensageiros foram os dirigentes, líderes da igreja de Cristo. Percebemos então que o fato da bíblia dizer que um terço das estrelas caíram ou foram lançadas para a terra não devemos entender como sendo algo que ocorreu literalmente, devemos recorrer aos recursos que a própria bíblia nos mostra, sendo assim as estrelas de apocalipse 12.4 não descreve a queda de anjos literais, mas, sim de homens santos que por causa da palavra de Deus foram perseguidos.